Como um time de São José dos Campos conquistou a América (de novo)

0 26

Uma notícia passou quase desapercebida na semana passada: o São José foi campeão da Copa Libertadores da América. É claro que não se trata do futebol masculino. Mas ainda assim desperta curiosidade: como um time pequeno do interior do São Paulo se tornou referência no futebol feminino no Brasil? Afinal, não foi a primeira vez que as “Meninas da Águia” conquistaram a Libertadores…

O primeiro título continental veio em 2011 e já rendeu uma história divertida: antes de enfrentar o São José, o Boca Juniors divulgou um vídeo que incomodou as atletas brasileiras. Argentinas diziam desconhecer o time paulista, que depois venceu a partida entre eles por 1 a 0. Mais tarde, om a vitória na final contra o Colo Colo, a zagueira Bagé respondeu e provocou com a camiseta mostrada acima. O Boca e todo o continente conheceram um gigante do futebol feminino.

conmebolO crescimento desse gigante não aconteceu à toa – foi construído baseado em três pilares que deveriam servir de exemplo para o futebol feminino.

Em primeiro lugar, é claro, há o apoio do clube. O São José Esporte Clube tem 80 anos e, apesar de não viver boa fase no futebol masculino – no passado chegou a disputar a Série A do Campeonato Brasileiro – , cede boa parte da sua estrutura para as mulheres.

Mas de nada adianta estrutura sem dinheiro. Por isso a prefeitura ajuda fortemente o time, através do programa Atleta Cidadão. Trata-se de um projeto que colabora com diversos esportes na cidade. No futebol feminino o sucesso veio rápido e ainda deve ser duradouro, já que o investimento também é utilizado para criar jogadoras desde a categoria sub-13.

Por fim, mas não menos importante, existe a ajuda da ETEP Faculdades na formação pessoal das atletas. Além de ser uma das patrocinadoras, ela incentiva as jogadoras com diversas ações e ainda permite que elas façam cursos, caso tenham interesse. Quando o São José foi campeão da Libertadores pela primeira vez, foi feita inclusiva uma exposição na faculdade para exaltar o feito.

Com esses três apoios, o São José conquistou, além do bicampeonato da Libertadores, o bi da Copa do Brasil (2012 e 2013) e um Campeonato Paulista (2012). Definitivamente não é um time que merece passar desapercebido no futebol brasileiro.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...