Olá, amigos e amigas do Última Divisão,
o ano de 2021 foi bastante especial para nós. Em janeiro daquele ano iniciamos nosso projeto de financiamento coletivo no Catarse — e a recepção foi melhor do que esperávamos. Como sempre frisamos aqui, o Última Divisão é um projeto totalmente independente, sem apoio de grandes empresas, tocado por um grupo de amigos que compartilha a vontade de falar sobre futebol alternativo de maneira séria e com responsabilidade.
Foi em parte com esse apoio financeiro que tivemos tranquilidade para botar na rua algumas ideias novas no ano passado. Passamos a fazer lives na Twitch (tocado pelo colaborador Gui Bucalon), criamos o canal UD Games, fizemos posts semanais sobre a Série B (além de vídeos mensais no YouTube) no projeto Série B de Primeira, contratamos freelancers para cobrir as rodadas da Série D e da Série C, fizemos lives semanais sobre a Segundona Paulista e lives ocasionais para conversar com jogadores e técnicos das divisões inferiores do futebol.
Para 2022, nossa ideia era continuar tudo isso e ir além. Com a expectativa de termos mais uma Série B de Primeira, com Copa do Mundo da FIFA e da CONIFA à vista, e com a volta dos torcedores aos estádios após dois anos de pandemia, era difícil conter nossa empolgação com tantas possibilidades.
Porém, a realidade jogou um balde de água fria. No final de 2021, tivemos uma considerável queda no número de apoiadores no Catarse e até agora não conseguimos recuperar. Além disso, houve uma expressiva queda nos rendimentos no YouTube no primeiro trimestre de 2022, mesmo com o número de visualizações se mantendo na média habitual. E a partir de abril, o YouTube passará a taxar 14% dos rendimentos do Adsense para fins de tributação. Nossa reserva financeira já está no limite.
Desde meados de 2019, entendemos que o crescimento do UD passa pela profissionalização do projeto. Ou seja, todos que participam de alguma forma precisam ser minimamente remunerados, do roteirista ao editor de vídeos, do designer ao adm das redes sociais. Foi assim que chegamos aos 100 mil inscritos no YouTube em 2020 e foi assim que nossas redes sociais tiveram um impulsionamento absurdo nos últimos dois anos e, consequentemente, passamos a atingir cada vez mais pessoas.
Então é natural que esse corte de verba impacte bastante na nossa produção de conteúdos daqui para frente. Como já mencionamos em outras oportunidades, nenhum de nós vive exclusivamente do UD (e chuto que isso valha para a esmagadora maioria dos produtores de conteúdo independente no Brasil).
O tempo que temos para nos dedicar ao UD é apenas nas horas livres. E são muitas as horas gastas com pesquisa, edição de imagens, gravação, ajustes, artes, e por aí vai. Horas que poderíamos estar aproveitando com outras coisas, remuneradas ou não.
Sem uma perspectiva de melhora no horizonte, os próximos projetos que tínhamos planejado para 2022 ficarão em suspenso. Outros projetos, como o UD Games, estão em pausa indeterminada. Quanto a YouTube, site e redes sociais, continuaremos criando conteúdos, mas não na mesma frequência de antes. Provavelmente voltará ao status de alguns anos atrás, quando o UD era apenas site e quando não tínhamos muito compromisso com periodicidade.
A verdade é que o futuro é incerto. Por isso, pedimos ajuda a vocês, que gostam do UD, que apreciam o futebol alternativo e veem valor nas histórias que adoramos contar, que ajude a manter nosso projeto de pé. Pedimos que entre no nosso Catarse e considere apoiar com qualquer valor mensal. Estamos com novas metas para viabilizar a produção de mais conteúdos no UD.
Se quiser fazer uma doação pontual, nosso email contato@ultimadivisao.com.br está disponível para receber PIX ou doação via PayPal.
Se não puder contribuir agora, não tem problema. Compartilhe nossos conteúdos com seus amigos e conhecidos, nos grupos de WhatsApp ou do Facebook. Engaje nas nossas publicações e converse com a gente para que possamos sempre entregar conteúdos cada vez mais relevantes e continuar crescendo.
Da nossa parte, continuaremos atrás de patrocinadores que tenham a ver com nosso projeto. Também mantemos nosso compromisso de produzir conteúdo de qualidade, sem apelar para polêmicas vazias para chamar atenção, como tem sido a regra no jornalismo esportivo brasileiro.
O UD foi concebido com a ideia de ser um contraponto à mesmice da grande mídia, e sabemos como é difícil fazer as coisas do jeito certo. Mas sabemos também que muitos pensam como a gente e podem fortalecer nossa ideia.
Clique aqui, conheça o Catarse e não deixe o Última Divisão acabar.
Comentários