Porto da Pedra: a escola de samba que nasceu dos campos de futebol

Desfile da Porto da Pedra no Carnaval de São Gonçalo, ainda na década de 80
0 238

Desde a década de 90, os fãs do Carnaval do Rio de Janeiro se acostumaram a ver a Porto da Pedra entre a primeira e a segunda divisões dos desfiles momescos. O que pouca gente sabe é que a escola nasceu, na verdade, dentro de um campo de futebol.

O município de São Gonçalo é dividido em cinco distritos: São Gonçalo, Ipiiba, Monjolos, Neves e Sete Pontes. No distrito de Neves, fica o bairro do Porto da Pedra, no qual moradores se reuniram para formar um time de futebol amador na década de 70. Nascia então o Porto da Pedra Futebol Clube, que vestia vermelho e branco.

portodapedra-historia-002
Porto da Pedra Futebol Clube, 1973

Em campo, o time não fez feio, conquistando o título de campeão gonçalense em 1973. Pouco tempo depois, integrantes da equipe sugeriram a criação também de um bloco de carnaval, que desfilou com o nome de Porto da Pedra pelas ruas de São Gonçalo em 1975 e 1976.

portodapedra-historia-005
Desfile da Porto da Pedra no Carnaval de São Gonçalo, ainda na década de 80

A partir daí, a história do Porto da Pedra Futebol Clube se afastou dos gramados. Em 8 de março de 1978, o bloco foi juridicamente promovido a bloco de enredo, transformando-se em Bloco Carnavalesco Porto da Pedra. Em 1979 e 1980, o bloco foi campeão da categoria no Carnaval de São Gonçalo, conquistando o vice-campeonato na divisão municipal de acesso em 1981 e o título da divisão principal em 1982.

Entre 1985 e 1993, a Porto da Pedra – agora promovida a escola de samba – desfilou apenas em seu bairro de origem. No entanto, a partir de 1994, a escola passou a desfilar nas divisões de acesso do Carnaval do Rio de Janeiro, estreando na Divisão Especial em 1996. Em 2012, foi rebaixada à segunda divisão.

Bianca Leão, a rainha de bateria da Porto da Pedra desde 2014
Bianca Leão, a rainha de bateria da Porto da Pedra desde 2014

Fotos e informações: Porto da Pedra (site oficial), Wikipedia e Sim São Gonçalo.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...