Já houve um Leicester City no Campeonato Inglês

0 200

Era uma vez, em uma cidade distante de Londres, um time médio e com poucos títulos nacionais. Ele estava na segunda divisão, mas começou a se reconstruir rapidamente. Primeiro conquistou o acesso, logo depois fez uma boa temporada na elite e então veio a grande surpresa: foi campeão inglês de forma histórica, uma grande zebra mesmo em um campeonato de pontos corridos cheio de equilíbrio.

Todos podem achar que estamos falando do Leicester City, campeão de 2015/2016. Mas o feito do time azul e branco é apenas a repetição do que aconteceu 24 anos antes.

Em 1990, o Leeds United estava na segunda divisão. Apesar de já ter sido campeão inglês duas vezes (69 e 74), o clube viveu uma péssima fase e ficou 8 anos fora da elite. Só o rigoroso técnico Howard Wilkinson, que se tornaria um dos maiores ídolos do clube, conseguiu resgatá-lo conquistando o acesso à primeira divisão.

Na primeira temporada de volta à elite, o Leeds já fez bonito, ficando em 4º lugar. Além disso, alcançou as semifinais da Copa da Liga Inglesa, o que mostra como a base do time já estava forte.

Na temporada seguinte, 1991/1992, o Leeds manteve o bom desempenho e ainda conseguiu um reforço fundamental durante a competição. Assim como o Leicester de hoje tem Jamie Vardy, aquele time também teve um atacante carismático: Éric Cantona, que tinha passado por inúmeros problemas disciplinares da França e jogado pelo pequeno Nimes no ano anterior, conseguiu entrar na linha e contribuir bastante.

Eric Cantona se recuperou no Leeds, foi vendido por pechincha e brilhou no Manchester United
Eric Cantona se recuperou no Leeds, foi vendido por pechincha e brilhou no Manchester United

O principal adversário do Leeds naquela temporada foi o Manchester United. Eles se alternaram na liderança diversas vezes, mas no segundo turno os Red Devils desperdiçaram muitos pontos contra times pequenos e foram surpreendidos com a constância e regularidade do Leeds, campeão de forma incrível em 1992.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...