Ao longo das décadas, as camisas de futebol mudaram em relação ao que eram na origem do esporte. De camisas coloridas, ganharam numerações, distintivos, marcas de fabricantes e patrocinadores.
E mais patrocinadores.
E outros.
E mais outros.
E mais alguns.
A ponto de, não raro, o escudo do time se perder em meio a inúmeras marcas. Para identificar o clube, às vezes é preciso recorrer às cores da camisa. Algo que, se valoriza as finanças do clube, desvaloriza a relação com o torcedor.
Mas o Juventus tem uma novidade para o público mais nostálgico em 2024. Na disputa da Série A-2 do Campeonato Paulista, o clube do bairro paulistano da Mooca aposta em uma camisa praticamente isenta de marcas.
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O que o torcedor compra é a camisa grená com detalhes em dourado para celebrar o centenário do clube, fundado em 1924. Na peça, apenas duas marcas: o distintivo do lado esquerdo do peito e o símbolo da Kappa, fornecedora de material esportivo.
Pode não parecer, mas o Juventus tem patrocinadores para a temporada. O principal é a a Consul, que optou por não estampar a própria marca no uniforme do clube. Trata-se de uma ação da agência de publicidade DM9, que aposta no “patrocínio limpo” – não apenas valorizando a camisa, como criando uma associação à linha de máquinas de lavar roupa da empresa.
“A Consul limpou a camisa do Juventus no ano do nosso centenário. A torcida juventina e todos os amantes do futebol estão celebrando essa ação. E mostra que a Consul soube se inserir no contexto do futebol da maneira mais marcante possível, entregando o que os torcedores realmente querem”, comemorou o presidente do Juventus, Tadeu Deradeli.
“As cores do time e o brasão do time: são esses os elementos que o torcedor ama. Por isso, entregar de volta ao torcedor o manto sagrado como ele foi originalmente criado é a melhor maneira que existe de criar uma conexão real com o torcedor”, destacou Patrícia Pessoa, diretora de marketing da Whirpool, empresa detentora da marca Consul.
Mas vale destacar que o Juventus tem acordo com outras empresas, que inclusive estampam as camisas dos jogadores nas partidas da Série A-2. Na frente, está a logomarca da Total Player, empresa de marketing esportivo, centralizada abaixo da gola. Atrás, o e-commerce Fut Fanatics estampa sua marca abaixo dos números dos jogadores. As duas marcas, porém, não aparecem nas camisas à venda.
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