Há um clima especial em Juventus x Portuguesa

0 342

Qual é o tamanho da rivalidade entre Juventus e Portuguesa? Essa dúvida surgiu com uma publicação inofensiva no Facebook do Última Divisão. Escrevi que estavam criando aquela rivalidade. Alguns disseram que ela sempre existiu. Outros acharam um absurdo tratar o jogo como um clássico.

Alguns trechos de um debate saudável

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então surgiu a ideia: ir ao jogo Juventus x Portuguesa, na Rua Javari, e ouvir as torcidas. Claro que ia valer a pena. Estar naquele estádio, em qualquer oportunidade, é gostoso. E não falo só por causa dos famosos cannolis, que geram filas intermináveis mesmo enquanto a bola está rolando. Admiro especialmente a possibilidade de voltar no tempo e se sentir em um jogo de décadas passadas, quando tudo era mais simples e mais verdadeiro, mesmo estando no meio da caótica São Paulo.

Esse ambiente da Javari só melhorou com o tempero português. A presença da Portuguesa fez o jogo ficar ainda mais especial. Era domingo. Às 9 horas da manhã. E mesmo assim havia fila na bilheteria, bares agitados e fogos de artifício a cada dez minutos. O estádio ficou lotado. Cabem 4000 pessoas. Tinha 3.972. Era muita gente que só queria ver um jogo de futebol simples, sem pretensões. Tinha crianças. E como é bom ver muitas crianças em um jogo de futebol, com liberdade, como se estivessem em um parque!

Mas claro que não era uma manhã fofa. Assim que pisei nas arquibancadas, surgiu o primeiro indício de rivalidade: “já tá comprovado, no Canindé só tem puta e viado”, cantou a torcida de jovens do Juventus. A bola não estava rolando ainda, mas tinha começado o duelo mais divertido, entre as torcidas. Uma falava sobre fumar maconha. Outra sobre beber cerveja e vinho.

Mas eu não queria tirar conclusões precipitadas sobre a rivalidade, então entrevistei todo tipo de torcedor, desde os mais velhos até os mais jovens, seja do Juventus ou da Portuguesa. Também vi cenas interessantes, como os xingamentos durante o intervalo. “Não existe juventino. Vocês são o Palmeiras B”, berravam os lusitanos. Está tudo registrado no vídeo feito para o YouTube.

Sobre o jogo: a Portuguesa venceu por 1 a 0, com gol de Junior Lemos. Tinha o atrativo da presença de Marcelinho Paraíba, um ex-jogador de Seleção Brasileira, em campo pela Portuguesa. Mas nada disso deixou a partida interessante.

Aos 42 anos, Marcelinho está fora de forma, mas ainda consegue momentos de destaque

Inclusive a torcida da Portuguesa procurou outros meios de se divertir. Jogou a bola no auxiliar de arbitragem, por exemplo. E durante o 2º tempo, o momento que a torcida mais cantou não foi por causa de uma jogada. Foi quando um senhor, que vendia água em um isopor, jogou tudo para cima. Jogou o que restava de água e também o próprio isopor. Fora, tédio! Fora, calor! Viva a festa na arquibancada!

Qual é o tamanho da rivalidade entre Juventus e Portuguesa? Como mensurar isso? Não existe um termômetro. O UD tentou buscar respostas e ouviu opiniões diferentes. E se você ouvir 100 pessoas, não vai ter a resposta perfeita. A única certeza que tenho, e a mais importante, é que há um clima especial em Juventus x Portuguesa. Não é um jogo qualquer.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...