12 vagas, três divisões: confira os playoffs de acesso da temporada 2015/2016 na Espanha

0 261

A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) definiu nesta segunda-feira os playoffs de acesso da Segunda División B (terceira divisão) e da Tercera División (quarta divisão) do Campeonato Espanhol.

Na segunda divisão, dois times já estão promovidos, mas ainda falta uma vaga. Na terceira, duas das quatro vagas na promoção já foram preenchidas. Na quarta divisão, as nove vagas no patamar acima ainda estão abertas. No total, 12 vagas nas três primeiras divisões do Campeonato Espanhol estão abertas.

Quer entender quem é que sobe na Espanha? Cada divisão tem sua própria conta:

Tercera División (4ª)

Na quarta divisão, dividida em 18 grupos regionalizados na primeira fase, são nove confrontos de ida e volta, que apontarão nove promovidos à terceira divisão. Os jogos de ida acontecem nos dias 18 e 19 de junho; os de volta rolam nos dias 25 e 26 de junho.

Confira os confrontos:
El Ejido 2012 x Laredo
Mutilvera x Conquense
Elche Ilicitano x Osasuña B
Haro x Caudal
Palencia x Deportivo Aragón
Tarazona x Navalcarnero
San Fernando x Águilas
Castellón x Gavà
Atlético Sanluqueño x Cerceda

Nenhum dos clubes jamais chegou à elite espanhola, mas quatro deles (Elche Ilicitano, Caudal, Deportivo Aragón e Castellón) já estiveram na Segunda División. Outros três foram fundados nos últimos dez anos e vêm de acessos consecutivos: San Fernando (de 2009), Águilas (de 2010) e Palencia (de 2011).

Segunda División B (3ª)

Já a Segunda División B é formada por quatro grupos regionalizados, com 20 clubes cada. Em cada grupo, o vencedor passa para um playoff preliminar, que define os dois primeiros promovidos e o campeão. Na temporada 2015/2016, UCAM Murcia (que derrotou o Real Madrid Castilla) e Reus Deportiu (que derrotou o Racing Santander) foram às finais e subiram; o UCAM Murcia foi campeão.

Mas não se esqueça de Real Madrid Castilla e Racing Santander. Eles não saíram da briga ainda.

Dos quatro grupos da primeira fase, passam 12 times (o segundo, o terceiro e o quarto colocados de cada chave) para a segunda fase dos playoffs. As 12 equipes se enfrentaram em jogos de ida e volta, classificando seis equipes à terceira fase dos playoffs.

Na terceira fase, os seis times se somaram aos dois líderes de grupos derrotados na primeira fase – neste caso, Racing Santander e Real Madrid Castilla. Os oito clubes fazem quatro confrontos de ida e volta, classificando quatro para a última fase do torneio.

E é aqui que chegamos. Na última fase dos playoffs, são definidos os dois últimos promovidos, que se somam a UCAM Murcia e Reus Deportiu. Os jogos acontecem nos dias 19 (ida) e 26 de junho (volta). Destaques para o Cádiz, que esteve na elite espanhola na última década e eliminou o Racing Santander.

Confira os confrontos:
Lleida Esportiu x Sevilla Atlético
Cádiz x Hércules

Segunda División (2ª)

Na segunda divisão, dois times já subiram diretamente: Alavés (campeão) e Leganés (vice). Outros quatro clubes, do terceiro ao sexto lugares da primeira fase, avançaram para o mata-mata: Gimnàstic, Girona, Córdoba e Osasuna.

No mata-mata, o Girona eliminou o Córdoba e o Osasuna passou pelo Gimnàstic. Nas finais, Osasuna e Girona decidem a terceira vaga. O jogo de ida acontece no dia 15, em Pamplona; a volta rola no dia 18, em Girona.

(A foto deste post é de Ángel Rivero e foi tirada no jogo Lleida x Real Madrid Castilla pelos playoffs da Segunda División B)

Atualização (27 de junho)

Na Segunda División, o Osasuna venceu os dois jogos contra o Girona (2 a 1 e 1 a 0) e subiu ao lado de Alavés e Leganes.

Na Segunda División B, o Sevilla Atlético superou o Lleida (1 a 1 no agregado, 5 a 4 nos pênaltis) e subiu. O Cádiz venceu seu dois jogos com o Hérculos, ambos por 1 a 0, e também foi promovido.

Na Tercera División, subiram: Atlético Sanluqueño, Caudal, El Ejido, Gavà, Mutilvera, Navalcarnero, Osasuna B, Palencia e San Fernando.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...