Grêmio Catanduvense: é, mas não é

0 331

A Série A -2 do Campeonato Paulista terminou com acessos bastante agradáveis ao torcedor do interior de São Paulo em 2011. Se a elite estadual perdeu São Bernardo, Grêmio Prudente, Noroeste e Santo André, ganhou por outro lado XV de Piracicaba, Guarani, Comercial e Catanduvense. Tradicionais, os três primeiros nomes foram festejados, mas a equipe de Catanduva foi recebida de forma curiosa. Afinal, seria o retorno ou a estreia do Catanduvense na Série A-1 do Paulistão?

Grêmio Catanduvense garantiu o acesso à Série A-1 após vencer o Monte Azul por 2 a 1
Grêmio Catanduvense garantiu o acesso à Série A-1 após vencer o Monte Azul por 2 a 1

A rigor, o caso nem é tão confuso. Mesmo assim, há quem considere que o Grêmio Catanduvense está de volta à primeira divisão – e mesmo quem deveria rechaçar esse tipo de dúvida não faz muita questão de esclarecer todo o problema. Em seu site oficial, o promovido Grêmio Catanduvense de Futebol lembra que “Catanduva teve vários times com nomes similares para escapar de dívidas trabalhistas e também junto à Federação Paulista de Futebol (FPF)”.

Essa lista de times foi inaugurada em 23 de abril de 1953, com o Catanduva Esporte Clube, que fechou as portas em 1968. Dois anos depois, foi fundado o Grêmio Esportivo Catanduvense, que chegou de fato à elite paulista – no entanto, rebaixamento e dívidas causaram a extinção do time alvirrubro em 1993. No mesmo ano, surgiu o Catanduva Esporte e Clube, que encerrou as atividades em 1996.

Veio a quarta tentativa em 8 de março de 1999, com a fundação do Clube Atlético Catanduvense, que disputou as divisões de acesso do Campeonato Paulista até 2001. A partir daí, segundo a FPF, “mesmo afastado do profissionalismo, o Clube Atlético Catanduvense só cedeu seu lugar na competição em 2004, quando o novo Grêmio Catanduvense de Futebol passou a representar a cidade”.

Daí em diante, começou a escalada do Grêmio Catanduvense, criado em 2003. Curiosamente, o novo representante da “cidade feitiço” no Campeonato Paulista herdou também a data de fundação do Clube Atlético Catanduvense (8 de março de 1999). O site da FPF, porém, ainda confunde: “em 2007, o clube conseguiu ainda mais uma conquista: o acesso à Série A-2, que disputou em 2008, 2009 e 2010, sem, no entanto, conseguir retornar à elite do futebol paulista”.

Fora do contexto local, é impossível tratar todos os cinco times de Catanduva como um só, em uma linha do tempo contínua – com alguma boa vontade, somar-se-iam as cronologias de Clube Atlético Catanduvense e Grêmio Catanduvense de Futebol. Por isso, não há qualquer motivo para falar em retorno: se “aquela” Catanduvense fechou as portas, tratar o acesso do “atual” Catanduvense como volta pode soar até como desrespeitoso ao futebol paulista e à cidade de Catanduva – esta sim, com um bem-vindo regresso.

catanduva-esporte-clube-de-catanduva-sp_fCatanduvense(GE)-SPBR(1)

catanduva_esporte_e_clube1999-20011Grêmio-Catanduvense

 

 

 


Infos e imagens: site oficial do Grêmio Catanduvense de Futebol

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...