Cartola FC irrita!

6 2.960

Em primeiro lugar, antes de começar esse texto, quero fazer uma ressalva para evitar a fúria dos “haters”: não sou contra o Cartola FC!

A princípio, é um jogo inofensivo e até divertido para quem tem tempo e paciência. Além de ser uma ótima ideia comercial para a Globo, claro.

Mas cheguei a uma conclusão triste: a maioria das pessoas não sabe lidar com o Cartola! Desde que a Globo aumentou o marketing em cima do jogo, passaram a acontecer situações que beiram o ridículo.

Houve um caso recente que foi emblemático: Alejandro Guerra, do Palmeiras, foi um dos melhores jogadores do time na partida contra o Atlético-GO. Mas números nem sempre falam tudo sobre uma partida. E por isso as estatísticas do Cartola geraram pontos negativos para quem escalou o meia venezuelano. Resultado: teve palmeirense que ficou irritando com isso e até foi reclamar com o jogador no Instagram.

Parece um caso isolado? Não é. Histórias parecidas estão acontecendo a cada rodada. E os jogadores de futebol estão se incomodando com isso. Muitos respondem na mesma altura e até xingam torcedores que cobram deles boa pontuação no Cartola.

Guilherme Arana
Erazo e Cazares
Jadson
Tiago

Teve também o caso do Elias, que afirmou com todas palavras que “Cartola é a maior mentira do futebol”. E o caso do Lucas Pratto, que não deu a menor bola para uma pergunta sobre o jogo da Globo. Aparentemente o Cartola não é bem visto pelos jogadores.

Mas não é só isso. Você já deve ter visto pelo menos uma dessas situações:

  • Gente que comemora mais atuações individuais do que vitórias dos times.
  • Gente que torce para jogador de time rival porque o escalou no Cartola.
  • Gente que diz se um jogador é bom ou não por causa da pontuação do Cartola.
  • Gente que reclama da substituição do técnico só porque tirou o jogador que estava escalado no Cartola dele.
  • Gente que está no estádio, mas só fica de olho no celular para acompanhar a pontuação dos jogadores de vários times no Cartola.
  • Gente que não acredita que você não tem um time Cartola. (Acredite: eu não tenho um time no Cartola)

Todos esses comportamentos incomodam quem se interessa pelo futebol de verdade. E só provam que muitas pessoas realmente perderam a noção do que é esse futebol de verdade.

A maioria dessas pessoas sequer ganha algum dinheiro ou aposta com o Cartola. Quando vale algo assim, até consigo entender o desespero. Mas é a exceção da regra.

Ninguém tem que deixar de jogar Cartola. Apenas precisam entender que o futebol está acima desse joguinho. Se quiser saber quem está “mitando” nos jogos, olhe para o campo, não para o site da Globo.

*Este texto é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site.
Posts Relacionados

Leave A Reply

Your email address will not be published.

  1. Etc Nery says

    Parabéns, texto magnífico. Só achei que faltaram alguns detalhes, que talvez você não possa ser tão explícito em virtude de te taxarem de tendencioso contra a Globolixo; pois, esse jogo é muito manipulado pra os interesses da audiência dela e pra os times que ela prioriza em busca de audiência das torcidas que lhes da maior audiência. Talvez digam que é dor de cotovelo minha, ou que é recalque; não tem importância, o importante é a verdade. Eles manipulam os números e, quem acompanha o jogo de forma imparcial sem fanatismo, poderá observar o que vou dizer. |Jogadores de Corinthians e Flamengo já começam a temporada do Cartola valendo altas cartoletas, eles sempre noticiam e evidenciam esse times no cartola, portanto, até em outras transmissões eles encontram pontos pra destacar e falar destes times, isso em transmissões a nível nacional, mesmo que a partida não esteja acontecendo com estas equipes que falei; ou seja, para criar empatia com os torcedores destes times e atrair o carinho destes torcedores com a Globolixo e assim lhes prender na audiência, uma espécie de manipulação dos torcedores. Outra coisa que notei é que, eles manipulam também quem você escala. Já conversei com quem é do Cartola pró e me disseram que isso não é comum pra quem é pró; eles dizerem que o jogador está com problema e que é pra você substituí-lo colocando aquele círculo vermelho nele. Só que, não dizem o que é o problema e nenhum detalhe a mais para que você faça uma substituição. Dependendo do jogador, que eles avaliem que vá pontuar bem, eles dizem pra você, em forma de sugestão, claro, que deve substituí-lo. Fica a seu critério e você precisa investigar pra ter certeza. Na maioria das vezes já fui aos outros sites esportivos e até mesmo na página dos clubes no esportivo da Globolixo, e não vi nada sobre o jogador que disseram, nem que ele estivesse suspenso, contundido, ou não escaalado ou não relacionado pelo Clube em questão; daí fui e tirei o jogador, na dúvida, e o jogador foi pra partida e pontuou alto; daí, perdi muitos pontos. E, por fim, eles não tem um canal pra contato com a redação desse Cartola, onde você pudesse fazer sugestões ou reclamações; simplesmente é inatingível e inacessível. Bom, não vou negar, que o jogo apesar de tantos defeitos e erros seja divertido; pois, com consciência, parcimônia e sem fanatismo é bacana de jogar. Agora, eu jamais vou torcer por jogador ou treinador contra o meu time do coração, já que eu escalo lá e deixo acontecer, não fico acompanhando tudo que é partida e jogador pra torcer contra ou a favor destes, já fui chamado de idiota por estar pensando em teoria da conspiração da Globolixo com os times de maiores torcidas; mas, não dei a mínima, porque, quem não acompanha o futebol sem fanatismo ou sem se deixar ser manipulado pela mídia, nunca vai entender de forma imparcial qualquer crítica que se faça. Mais uma vez, parabéns pela matéria.

    1. Allan Brito says

      Obrigado, Etc Nery! Não sabia desses detalhes, porque não conheço o jogo tão profundamente. Mas agradeço pelas informações e elogios. Abraços!

  2. Caio Bitencourt says

    Bom texto, ainda que eu adore o CartolaFC e seja um assíduo jogador. Acho que isso aumentou desde que a Globo colocou o sistema de Cartola PRO. E aí acho que vai até do mesmo raciocínio que muita gente usa pra falar cobras e lagartos nos estádios. O clássico “eu tô pagando, então você tem que fazer o que eu quero”, que é típico no Brasil em muitas coisas.

    Então, muita gente acaba fazendo isso. Mas “torcer pro rival”, “torcer pra atuações individuais”, é relativo pra caramba. Normalmente são exceções. Mas por outro lado, natural, volta e meia tem gente que pensa mais no individual do que no coletivo, e isso vale pra qualquer âmbito da vida (que talvez seja uma mera síntese do futebol…)

    Mas é algo que existe no mundo inteiro. Nos EUA, tanto pra NBA, quanto pra NHL, MLB ou principalmente ora NFL, os caras falam de Fantasy direto. Na Itália, volta e meia falam do “Fantacalcio” também… Então é natural isso de querer valorizar o produto.

    Ah, a “entrevista” relatada pelo tweet atribuída ao Pratto é mentira, ele não disse isso na ocasião.

    1. Allan Brito says

      Olá, Caio. Isso varia da percepção de cada pessoa mesmo. Eu tenho visto pessoalmente e lido muitos casos absurdos, por isso me motivei a escrever o texto. Mas é normal que você ou outras pessoas tenham percepções diferentes. De qualquer forma, meu texto se dirige a quem passa dos limites, seja qual for a quantidade.

      Em relação ao caso do Pratto: o link que coloquei tem a explicação da jornalista sobre o caso. Realmente não foi como algumas pessoas divulgaram na época. Mas achei a declaração forte mesmo assim: “Não jogo Cartola. Jogo futebol. A escalação que vale é do Rogério”.

  3. Tiago Teles says

    Esse tipo de jogo existe a muito tempo em ligas/federações internacionais como MLS, Premier League, UEFA, Copa do Mundo, etc, chama-se “fantasy game”, não foi a globo que inventou como ela tenta mostrar e até incinuar que o cartola fc é uma coisa unica e original no mundo dos esportes, a unica diferença é que lá são organizados e realizados pela liga/federação e não pela rede de televisão que detem os direitos de midia do evento, o problema é que a globosta quer colocar um simples jogo como se fosse a fonte de avaliação estatística oficial e mais confiável para o campeonato chegando ao cumolo de nas intrevistas coletivas introduzir o tema “cartola fc”.

    1. Allan Brito says

      Perfeita observação, Tiago. Até entendo o marketing da Globo ser forte para o jogo, porque com certeza conseguem um retorno enorme, seja com o jogo em si ou com a audiência que é gerada para as notícias. Mas realmente ela passa do limite às vezes.