A partida com mais expulsões da história do futebol brasileiro

Flickr/Marco Verch Creative Commons 2.0
267

Lusa e Botafogo se enfrentaram no Pacaembu, pelo Torneio Rio-São Paulo de 1954 em um jogo eletrizante, mas a batalha (sim, podemos chamar assim) é lembrada por outro motivo: o número recorde de expulsões!

Os dois times viviam tempos áureos: a Portuguesa contava com Nena, Ceci e Renato; já o Botafogo tinha nada mais, nada menos, que Garrincha, Floriano e Dino da Costa.

Publicidade

Promessa de grande jogo no estádio do Pacaembu.

A partida começou, e o time paulista abriu o placar logo aos 16 minutos com Osvaldinho. Mas, no minuto seguinte o Botafogo empatou, com Dino da Costa. O jogo era bom e a Lusa era melhor em campo.

Não demorou muito e o atacante luso Edmur fez logo mais dois gols, e deixou a equipe com uma boa vantagem…

Foi aí então que começou a famigerada catimba.

A Portuguesa demorava para cobrar os laterais, tocava a bola de um lado para o outro, e atrasava o jogo sempre que podia. Os alvinegros começaram a perder a paciência. Foi então que o zagueiro Thomé apelou!

Quando ele foi cobrar o escanteio, o jogador Ortega, da Lusa, atrapalhou. O zagueirão então não quis saber e partiu para cima sem dó, dando assim início a uma batalha campal.

A briga se estendeu aos reservas — e a até comissões técnicas trocaram socos e pontapés!

E para quem achava que não havia como piorar, piorou! O árbitro Carlos de Oliveira Monteiro ficou confuso. SIM! Ele ficou sem saber o que fazer com toda essa confusão e decidiu por expulsar todos os jogadores.

Exatamente isso: os 22 atletas que estavam em campo foram expulsos! Ele decidiu que seria melhor colocar um ponto final ao jogo dessa forma.

edmur 1 537x381
Imagens do início do tumulto (Reprodução/Esporte Ilustrado via Cenas Lamentáveis)

UFA, QUE JOGO!!!

Lembrando que, a partida foi encerrada em 3 x 1 para a Lusa por falta de jogadores, deixando marcado na história (até o momento) como o recorde de expulsões em um mesmo jogo no futebol brasileiro.

Aqui está a lista completa dos jogadores que foram expulsos de campo:

Portuguesa: Lindolfo, Nena, Valter, Hermínio, Clóvis, Ceci, Dido, Renato, Nelsinho, Edmur e Ortega.

Botafogo: Pianowski, Thomé, Floriano, Ruarinho, Bob, Juvenal, Garrincha, Dino da Costa, Carlyle, Jaime e Vinícius.

Comentários