Janguitão, o primeiro estádio ecológico do Brasil

Albari Rosa / Gazeta do Povo
0 61

Quem chega à Curitiba pela Rodovia do Café (BR-277) mal percebe que bem em frente ao famoso Parque Barigui está localizado o primeiro estádio ecologicamente correto do Brasil. Chamado de Janguito Malucelli em homenagem ao pai do fundador do grupo que administra o clube, o Janguitão comporta seis mil espectadores sentados nas cadeiras de plástico instaladas no morro que serve como arquibancada. O fato de não utilizar concreto é o que torna a construção de baixo impacto ambiental.

SONY DSC
Banco de reservas ecológico (Orlando Lacanna)

Outros detalhes também demonstram o lado ecológico, como o placar, os bancos de reserva e os revestimentos dos vestiários e das cabines de imprensa, todos feitos em madeira. Fora isso, toda a área do estádio é revestida de verde e não é difícil ver pássaros (quero-quero, principalmente, como vistos na época de nossa visita) vivendo tranquilamente no local.

SONY DSC
Detalhe da entrada para o vestiário (Orlando Lacanna)

A inauguração do estádio, no entanto, aconteceu um ano antes, precisamente em 8 de julho de 2007, na partida entre o anfitrião J. Malucelli e Cianorte. A partida, válida pela Copa Paraná, terminou com a vitória local por 1 a 0, gol histórico marcado por Diogo, de cabeça. Depois disso, J. Malucelli passou a mandar seus jogos pelo Campeonato Paranaense e pela Copa Paraná no eco-estádio.

Em 2012, com a Arena da Baixada fechada para as reformas para a Copa do Mundo de 2014, o Atlético-PR passou a mandar seus jogos no Janguitão. Por isso, o recorde de público é justamente em um jogo do Furacão, quando 6.600 pessoas testemunharam o acesso do Atlético-PR à Série A do Brasileirão, e justamente em cima do rival Paraná Clube, no dia 24 de novembro de 2012.

Até a arquibancada é verde (Orlando Lacanna)

Com o encerramento das atividades do J. Malucelli, em 2017, o ecoestádio passou a ser pouco utilizado para o futebol profissional. Por isso, segundo o grupo que administra o local, a ideia é que o Janguito vire uma arena poliesportiva.

Jogo entre J. Malucelli e Rio Branco em 2014. (Albari Rosa / Gazeta do Povo)
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...