Arminia Bielefeld, o time de uma cidade que… Não existe?

Die Bielefeld-Verschwörung, a teoria que mostra de forma bem humorada o poder das conspirações na internet

Imagem: DSC Arminia Bielefeld

Fundado em 1905, o Arminia Bielefeld pode não ser uma potência no futebol alemão, mas construiu uma rica história ao longo de mais de 100 anos. Entre 1963 e 2023, o clube disputou 17 vezes a primeira divisão da Bundesliga, com participações medianas – foi duas vezes oitavo, nas temporadas 1982/1983 e 1983/1984. Conhecido por seu um clube que oscila entre a primeira e a terceira divisões alemãs, foi quatro vezes campeão da 2. Bundesliga: 1977/1978, 1979/1980, 1998/1999 e 2019/2020.

Tudo isso seria muito bonito, se não fosse por um detalhe: Bielefeld não existe.

“Como assim?”, você deve estar pensando. “Existe, sim. Tem mais de 300 mil habitantes, um castelo histórico, uma universidade reconhecidíssima, o time de futebol…”

Tudo isso (provavelmente) é verdade, ao mesmo tempo em que pode ser confrontado com uma piada que ganhou força na Alemanha a partir da primeira metade da década de 1990. E, é claro, o futebol não escapou da brincadeira.

Leia também:

Trata-se da chamada Conspiração Bielefeld, ou Die Bielefeld-Verschwörung, um experimento social que mostra como teorias da conspiração podem se espalhar rapidamente, mesmo que sejam estapafúrdias ou sem fundamento.

Entre 1993 e 1994, um estudante de ciência da computação chamado Achim Held foi a uma festa e conheceu pessoas de Bielefeld. Como ele nunca tinha ouvido falar da cidade, brincou dizendo que a cidade não existia. Poderia ter ficado só nisso, mas Held publicou a brincadeira na Usenet (uma antiga rede de fóruns online criada em 1979).

Imagem: Creative Commons/Wikipedia

Foi o que bastou. Você já esteve em Bielefeld? Você conhece alguém de Bielefeld? Conhece alguma empresa ou inovação científica com origem em Bielefeld? Logo, a cidade não existe. Nos anos seguintes, a piada – bem fraquinha, convenhamos – se espalhou por outras cidades, passando a fazer parte do imaginário popular alemão. Até a ex-chanceler Angela Merkel entrou na onda.

Nada que afete a autoestima do torcedor do Arminia Bielefeld, que já provou sua existência diante de grandes rivais. “Aquela conspiração é divertida”, diz o ex-atacante polonês Artur Wichniarek, que passou duas vezes pelo clube entre 1999 e 2010, à ESPN. “Você precisa ser capaz de rir de si mesmo. E aqui (em Bielefeld), as pessoas são.”

A brincadeira passou a fazer parte do trabalho dos responsáveis pelo turismo em Bielefeld – e, obviamente, não é levada a sério entre os alemães. Em 2019, a prefeitura da cidade “comemorou” os 25 anos da teoria oferecendo um prêmio de 1 milhão de euros para quem fosse capaz de provar que Bielefeld, de fato, não existia. O Arminia Bielefeld aumentou a aposta e ofereceu também uma vaga no time.

Milhares de pessoas, incluindo de países como EUA e Rússia, participaram da campanha. Ninguém levou o prêmio, é claro. “O resultado da competição é que: Bielefeld existe”, comemorou o prefeito Pit Clausen.

Sair da versão mobile