Wycombe Wanderers, o conto de fadas das divisões de acesso da Europa em 2020

Imagem: Wycombe Wanderers FC/Divulgação
0 5.759

Uma das notícias mais legais do fim da temporada 2019/2020 nas divisões inferiores da Europa foi o acesso do Wycombe Wanderers, da League One (terceira divisão inglesa) para a Championship (segunda divisão). Em um cenário de sonhos, os Chairboys podem estar na Premier League na temporada 2021/2022.

Nada mal para um clube que, em 2014, escapou do rebaixamento para a quinta divisão apenas nos critérios de desempate.

Leia também:

Fundado em 1887, o Wycombe Wanderers jamais disputou a segunda divisão inglesa antes do acesso conquistado em 2020. Parece muito tempo, mas é preciso entender: o clube só aderiu ao futebol profissional em 1985, permanecendo por quase um século em competições amadoras – o que, para quem conhece os porões do futebol inglês, é melhor de que a situação de muitos clubes ao redor do mundo.

Vice-campeão da quinta divisão em 1992 e campeão em 1993, o Wycombe então virou um clube ioiô entre a terceira e quarta divisões. Vencedor dos playoffs de acesso na quarta  divisão em 1994, o time foi o sexto colocado da terceira divisão em 1995, um posto abaixo das vagas nos playoffs de acesso para o segundo escalão.

Foi o fim daquela que, até então, era a grande ascensão do Wycombe. Rebaixado em 2004, viveu altos e baixos, voltando eventualmente à terceira divisão nas temporadas seguintes. Rebaixado de novo na temporada 2011/2012, quando passou para as mãos de um fundo de torcedores, o clube passou algum tempo de novo na League Two. Até que a reestruturação financeira deu início a uma segunda escalada.

800px Wycombe Wanderers Fc League Performance.svg
Imagem: Wikipedia

Na temporada 2014/2015, o time do técnico Gareth Ainsworth (ex-jogador do time) perdeu nos pênaltis a final dos playoffs de acesso para o Southend United (7 a 6, após 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação). Na temporada 2017/2018, o terceiro lugar na competição garantiu o acesso direto à League One. Até que, na temporada 2019/2020, o time ficou em terceiro lugar a terceira divisão, garantiu uma vaga nos playoffs e conquistou o acesso, graças a vitórias sobre Fleetwood Town (6 a 3 no placar agregado) e Oxford United (2 a 1).

Em campo, um dos grandes personagens desse acesso foi o atacante Adebayo Akinfenwa. Conhecido por sua robustez, o jogador de mais de 100 kg lembrou sua história após o jogo do acesso: sem contrato após ajudar o AFC Wimbledon a conquistar o acesso na quarta divisão em 2016, avisou pela imprensa que estava disponível a contatos de treinadores, e acabou acolhido pelo Wycombe Wanderers. Em meio à festa de 2020, brincou e afirmou que o único treinador que atenderia naquele momento era Jürgen Klopp, do Liverpool.

E isso aconteceu. Horas depois, Akinfenwa recebeu um vídeo de Klopp com os parabéns pelo acesso.

Onde o Wycombe Wanderers pode chegar depois de conquistar o acesso à segunda divisão da Inglaterra? A gente ainda não sabe. Mas certamente já é uma das histórias mais legais das divisões de acesso da Europa na temporada 2019/2020.