Você não esperava por essa: Sven-Göran Eriksson está perto do Botafogo-PB!

Imagem: Reprodução
0 299

Com 40 anos de carreira como treinador, o sueco Sven-Göran Eriksson está perto de ter pela frente um grande desafio: assumir parte da gestão do Botafogo da Paraíba, clube que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro em 2020.

Na manhã de hoje, de surpresa, o clube publicou um vídeo nas redes sociais. Nele, o sueco – falando em português – anuncia o encontro de seu representante com o presidente do Belo, Sérgio Meira.

“Bom dia, presidente Sérgio Meira. Aqui quem fala é Sven-Göran Eriksson, da Suécia. Quero só dizer que nosso Lars Bakkerud, como disse, está para viajar ao Brasil, ao Botafogo, para falar com você. Ele representa a mim, Sven Eriksson, e ao grupo Eriksson Management. Eu espero que tenham uma boa discussão, e que seja positiva. Muito obrigado. Desculpe o meu português”, anunciou o sueco.

Leia mais:

Se você tomou um susto, o próprio clube explicou. A empresa de Eriksson deve assumir a gestão das categorias de base do Botafogo, no qual ele terá a função de manager – ou seja, gerenciando profissionais e fazendo a ligação entre a diretoria executiva e o departamento de futebol.

Lars Bakkerud (ex-meio-campista com carreira restrita basicamente a clubes da Europa Setentrional entre 1991 e 2007) chegou a João Pessoa no dia 7 de fevereiro para negociar, por recomendação do próprio Eriksson. Com Bakkerud, veio também Anderson Sousa, ex-jogador que atuou por muitos anos na Noruega e hoje é agente de futebol.

“Eles terão a permanência por dez dias na cidade e visitarão o Centro de Treinamento do Botafogo da Paraíba”, explicou a equipe no Instagram. “Inicialmente trata-se de uma visita de estudo de viabilidade, mas abre a negociação para confirmar parcerias e a terceirização das categorias de base do clube, com investimentos profissionais e patrimoniais.”

 

Ver essa foto no Instagram

 

O ex-técnico da Seleção da Inglaterra, Sven-Göran Eriksson, de 2000 a 2002 e 2006/2007, está de malas prontas para desembarcar no nordeste brasileiro e ser o novo comandante da gestão do projeto ousado das categorias de base do Botafogo da Paraíba, como afirmou em vídeo gravado ao clube paraibano. O Belo iniciou a negociação com o super campeão sueco da UEFA, Supercopa Europeia, Recopa Europeu para ocupar cargo de manager do clube, ficando mais próximo da diretoria executiva e do departamento de futebol. Tudo começou com Lars Bakkerud, ex-jogador norueguês, quando chegou a João Pessoa na última sexta-feira (7). Ele veio por recomendação do ex-treinador de futebol Sven-Göran Eriksson, radicado na Suécia, hoje manager e investidor de futebol. Lars Bakkerud veio acompanhado do ex-jogador brasileiro Anderson Sousa, que jogou muitos anos na Noruega e hoje é agente de futebol e investidor. Eles terão a permanência por dez dias na cidade e visitarão o Centro de Treinamento do Botafogo da Paraíba. Inicialmente trata-se de uma visita de estudo de viabilidade, mas abre a negociação para confirmar parcerias e a terceirização das categorias de base do clube, com investimentos profissionais e patrimoniais. A conversa entre o presidente Sérgio Meira e o Manager Sven Eriksson, começou a partir do contato feito pelo ex-jogador Anderson Bicudo, que mora em Campina Grande. Bicudo perguntou a Meira se podia enviar o contato de um ex-jogador brasileiro, baiano, chamado Anderson Sousa, que jogou e se estabeleceu na Noruega, como agente de jogadores e investidor no futebol. Anderson Sousa enviou um link com informações de um ex-treinador de futebol, hoje investidor, que gostaria de conhecer, e se aproximar de um clube brasileiro, preferencialmente das séries B ou C, com boa estrutura e centro de treinamento. “Dois dias depois do recebimento do link, abri e vi que se tratava de um dos maiores treinadores da Europa, Sven Eriksson. Em seguida me certifiquei que era realmente o Sven e conversei com ele por telefone”, afirmou o presidente. (Continua nos comentários)

Uma publicação compartilhada por Botafogo Futebol Clube (@botafogopb) em

Anderson Sousa foi apresentado a Sergio Meira por Anderson Bicudo, ex-jogador que mora hoje em Campina Grande. Sousa então indicou a Meira um ex-treinador de futebol, hoje investidor, que tentava se aproximar de um clube nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Era Eriksson.

“Vi que se tratava de um dos maiores treinadores da Europa, Sven Eriksson. Em seguida me certifiquei que era realmente o Sven e conversei com ele por telefone”, explicou o presidente do clube.

Com passagens por clubes como Benfica, Roma, Fiorentina, Sampdoria, Lazio, Manchester City e Leicester, Sven-Göran Eriksson ainda disputou três Copas do Mundo: 2002, 2006 (ambas pela Inglaterra) e 2010 (pela Costa do Marfim). Em 2019, comandou a seleção das Filipinas.