• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

Villa Nova, o primeiro campeão brasileiro da Série B, entre a vida e a morte

Guest Post por Guest Post
22/03/2021
em Fut. Brasil, Sudeste
0
120311601 2988251217945802 1796448335827902115 o
21
COMPARTILHAMENTOS
92
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Por Nathan Sacchetto Madureira

Os anos recentes do Villa Nova Atlético Clube, clube de Nova Lima (MG), vêm sendo traiçoeiro em várias esferas da instituição e de uma forma bastante frustrante aos seus torcedores, simpatizantes e parcela da população de sua cidade.

PUBLICIDADE

Recentemente rebaixado para o Módulo II do Campeonato Mineiro, o clube vem beirando o precipício. Sem qualquer centavo em sua conta e com uma série de pendências, como dívidas trabalhistas, um dos clubes mais tradicionais de Minas e do Brasil corre sérios riscos de fechar as portas no ano de 2021.

 

A consequência das más gestões

Um dos principais fatores para a brusca queda do Leão do Bonfim foi como as gestões recentes deixaram feridas árduas para o clube, algo refletido nos resultados em campo. A diretoria e seus mandatários acumularam uma série de dívidas na Justiça do Trabalho com seus atletas, comissões técnicas e os funcionários da instituição, além de se envolver em muitas polêmicas no STJD.

Desde 2015, o Villa Nova sofre com más campanhas. Além do rebaixamento no Mineiro, a (falta de) ação de seus executivos já levou a equipe a parar no STJD em dois cenários: por escalação irregular, que culminou na perda de pontos na Série D de 2014; e outro quase resultou em um rebaixamento nos tribunais pelo Estadual.

Os prejuízos com as más gestões já vêm desde antes da virada da década de 2010. O clube já teve patrimônios, como um clube social na cidade e que acabou sendo tomado por conta dos débitos do clube, além de troféus penhorados. Tudo isso no período que o clube iria celebrar seu centenário.

 

A iminente queda no Estadual

Entre 2017 e 2020, a instituição foi gerida pelo advogado Dr. Márcio Botelho, indicado e apoiado pela prefeitura de Nova Lima que resultou em sua reeleição para o biênio 2019/2020. Este período da diretoria  foi justamente o mesmo no qual viveu seus piores anos até o recente descenso.

Os executivos se envolveram em uma série de episódios onde enfrentaram a Federação Mineira de Futebol sobre questões como mando de campo, “tapetão” e regulamento.

Em 2018, a mesma diretoria protagonizou uma “rebelião” no formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2018 e 2019, em que pedia o retorno de 8 classificados entre 12 clubes para uma fase mata-mata (quartas, semi e final). Houve uma forte união das equipes do interior, que aprovaram a mudança em arbitral e, mesmo nestas edições com a ideia vigente, a equipe quase caiu e não se classificou para as quartas de final. O regulamento foi alterado em 2020 e voltou ao formato de 4 classificados.

Vale ressaltar que em 2019, o rebaixamento quase veio com a denúncia de escalação de jogador irregular apresentada pelo Guarani de Divinópolis. A equipe foi condenada em 1ª Instância pelo TJD/MG com a perda de pontos, mas foi absolvida pelo STJD no Rio de Janeiro por conta do período que a contestação foi feita.

PUBLICIDADE

Depois de tantas batalhas sofridas, viria o “juízo final”: o ano de 2020 foi a pior campanha da história do Leão em sua história, com somente 1 vitória em 11 rodadas do Campeonato Mineiro. Assim, a equipe caiu para o Módulo II (a segunda divisão estadual), sendo o segundo rebaixamento da sua história (já havia caído em 1994 e retornou sendo campeão da segunda divisão em 1995).

A queda veio na última rodada contra o Coimbra de Contagem: somente a vitória salvava os alvirrubros, que acabaram perdendo por 2×1 mesmo com uma vasta reformulação de elenco e comissão técnica por conta da pandemia.

“A pior campanha em 112 anos de história jogou o Villa Nova no Módulo II do Campeonato Mineiro. Não vamos nos esquecer dos culpados.”

– Wagner Augusto, Historiador e Atual Presidente do Conselho do Villa Nova, em texto para o Futebol Interior

Antes do descenso, o Leão aceitou uma vaga para voltar a disputar a Série D do Brasileiro após quatro anos fora do cenário nacional. A vaga veio após a desistência da Patrocinense, que passava por dificuldades financeiras. Isso logo após a prefeitura negar recursos visto o cenário de campanha eleitoral que aconteceria na cidade de Patrocínio.

A disputa resultou em mais um agravamento das finanças do Villa Nova, com investimentos em jogadores como Maicon (ex-seleção brasileira), além da troca da comissão técnica que culminou na vinda do ex-lateral e meia Mancini como treinador e o ex-lateral Ceará como Diretor de Futebol. Resultado: a equipe fez uma das piores campanhas da quarta divisão nacional.

118953328 2919540061483585 8007122850381253795 o
Maicon, ex-seleção brasileira, jogou no Villa em 2020 (Reprodução/Facebook Villa Nova AC)

 

O Cenário para 2021: Dias contados!?

A questão financeira do Villa Nova nos últimos tempos só sobreviveu por conta da subvenção que é concedida pela Prefeitura Municipal de Nova Lima, esse auxílio anual foi aprovado por lei no início da década e vem tendo aumentos progressivos ao decorrer do tempo. A verba é aprovada juntamente com a Lei Orçamentária Anual do Município antes de cada virada do ano e estava previsto um orçamento de 2,5 milhões para 2021.

Entretanto, para a surpresa de muitos, o prefeito de Nova Lima, João Marcelo (Cidadania), ex-presidente do Conselho Deliberativo, anunciou que não tem condições plenas de repassar a verba aprovada ao Leão do Bonfim. O mesmo alegou em nota alguns fatores legais que impedem o recebimento da principal fonte de sustento e sobrevivência da instituição:

1. O Villa Nova não apresenta as certidões necessárias para receber os recursos;
2. Há pendências de prestação de contas dos anos anteriores;
3. Haveria desvio de finalidade no repasse da subvenção, visto que parte relevante dos recursos seria retida pela justiça para o pagamento de dívidas do clube;
4. Há inquérito civil público em curso no Ministério Público para averiguar a legalidade dos repasses feitos nessas circunstâncias.

– Trecho da Nota Oficial da Prefeitura de Nova Lima/MG

Os motivos apresentados já existiam nos repasses dos anos anteriores, e mesmo assim eram sancionados e concedidos pelas antigas gestões, mesmo sem as certidões. Além disso, segundo a mesa-diretora do conselho deliberativo, uma das prestações de contas que não foram apresentadas foi justamente durante o mandato do atual prefeito na presidência do órgão.

Com o corte feito pelo poder municipal, os mandatários do clube da Terra do Ouro alegaram em notas oficiais que o Villa Nova caminha a passos largos para o encerramento de suas atividades, visto a dificuldade de arrumar investidores à altura do valor que era destinado pelo município, além do vasto acúmulo de dívidas com ex-atletas do time, ex-treinadores e funcionários que estão há bastante tempo de serviço na instituição.

“Com imenso pesar e dor no coração, pode-se dizer que o nosso maior amor está com os dias contados”

– Bruno Sarti, presidente atual do Villa Nova, em nota oficial da diretoria

 

A Tradição alvirrubra sujeita a ficar somente na memória!?

O Villa Nova é um dos clubes mais tradicionais de Minas Gerais. Fundado em 1908 por operários ingleses de uma mina, é o segundo clube mais antigo do estado e o primeiro a entrar nos gramados. É o maior campeão mineiro entre as equipes do interior, com 5 conquistas, sendo um tetracampeonato seguido entre 1932 e 1935 e o título de 1951 — em uma edição que ficou conhecida como “Supercampeonato“. Fora isso, ainda conta com 2 conquistas da extinta Taça Minas Gerais, em 1977 e 2006 (ano da última taça da equipe).

A maior conquista da história do Villa foi em 1971, ano de realização do primeiro Campeonato Brasileiro da Série B. A equipe composta por jogadores como Piorra, Zé Borges, Paulinho Cai-Cai e Eduardo Perrella passou por cima de Central do Rio, Ponte Preta e Clube do Remo para conquistar o troféu de maior expressão da história do clube do Bonfim em duelos de peso, sendo assim o primeiro clube a conquistar o Campeonato Brasileiro da Segunda Divisão. Somente Villa Nova e Uberlândia levantaram a Série B no interior mineiro.

A equipe foi, junto ao Cruzeiro, um dos protagonistas da final do Campeonato Mineiro 1997, três anos após o primeiro rebaixamento do Estadual. Uma finalíssima marcada por ser o maior recorde de público da história do Estádio Mineirão. Com 132.834 presentes na partida de volta, o Leão saiu com o vice-campeonato após derrota de 1 a 0 para o clube celeste, mas na memória dos Villa-novenses está viva a memória pelo clima e encanto no clube naquela campanha.

Diante de tudo isso, toda essa história de tradição corre o risco de ficar somente na memória dos torcedores e fãs do futebol. Em 2021 era esperada uma severa reconstrução e pode acabar com o enterro de toda uma história interrupta de 112 anos.

O Villa Nova terá quatro meses até o começo do Campeonato Mineiro Módulo II para decidir seu futuro. Até lá, o Leão de grandes gerações, de Pirulito, Piorra, Milton Tanque, Canhoto, Escurinho, Mancini e Fábio Jr. está em busca de um milagre e um respiro para mostrar se irá entrar realmente em campo outra vez para escrever mais um capítulo de sua tradição. Só o tempo dirá o que será deste tempo de tanto sofrimento.

Tags: campeonato mineirominas geraisVIlla Nova
Anterior

Mercadão Série B: reformulação é a palavra de ordem dos times que subiram

Próximo

Veja como estão os times da “Série B de Primeira”

Guest Post

Guest Post

Os textos publicados neste perfil não necessariamente refletem a opinião do Última Divisão. Ademais, a responsabilidade pelas informações contidas neles são de inteira responsabilidade de seus produtores.Quer ver seu texto publicado aqui? Acesse: https://www.ultimadivisao.com.br/vc-no-ud/

Próximo
brasileirao serie b 2018 trofeu taca 1g2loi213yjl71f4ib3q31oups

Veja como estão os times da "Série B de Primeira"

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    8 compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tuitar 0
  • Rafael Moura agora é jogador de beach tennis

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
  • Não é só o Cruzeiro: veja times das divisões de acesso que viraram SAF (novo clube-empresa)

    47 compartilhamentos
    Compartilhar 47 Tuitar 0
  • Quem são os piores clubes do Ranking da CBF 2022?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.