Veja quantos times da Série B já decepcionaram nos estaduais

Vítor Silva/Botafogo
535
Esse texto faz parte do “projeto Série B de Primeira”, que pretende gerar uma cobertura intensa da Série B de 2021 no Última Divisão. Atingimos a 1ª meta do financiamento coletivo e portanto haverá uma coluna semanal aqui no site. Também estamos publicando vídeos extras no YouTube. E queremos criar um podcast. Apoie o projeto.

Estadual não serve como parâmetro pro Campeonato Brasileiro

Essa frase é um clichê repetido com frequência. Não discordo completamente. Mas dá uma impressão errada. Sinaliza que os acontecimentos dos estaduais não interferem no restante da temporada. Não é exatamente assim…

O planejamento do ano começa nos estaduais. Os reforços, os técnicos, as demissões, as dispensas e outros fatores interferem demais nos acontecimentos da Série B. Por isso é fundamental ver quem decepcionou nos estaduais, para entender como as equipes vão começar a disputa nacional. Se vão continuar decepcionando ou não, tudo depende da reação aos problemas e méritos observados.

9 times eliminados precocemente

São 9 times da Série B que caíram antes do esperado: Botafogo, Brasil, Confiança, Coritiba, Goiás, Ponte Preta, Vasco, Vitória e Remo.

Publicidade

Dentre esses 9 times, o maior vexame foi do Coritiba, que não conseguiu ficar entre os 8 primeiros do Paranaense. Mas a maioria dos outros clubes da Série B nem passou da primeira fase também.

As exceções, que podem ganhar algum desconto, são Confiança, Goiás e Remo, que foram para o mata-mata e caíram diante de adversários tradicionais – Sergipe, Atlético-GO e Tuna Luso, respectivamente. De qualquer forma, decepciona, pois era esperado que eles chegassem na final pelo menos.

2 times eliminados “normalmente”

Outros 2 times já foram eliminados, mas chegaram em fases aceitáveis: o Cruzeiro, que só caiu na semifinal pra um time da Série A, o América; e o Guarani, que chegou nas quartas de final, onde normalmente os times do interior paulista caem mesmo.

9 times na disputa

Ao todo 5 times da Série B já chegaram nas finais dos estaduais: CSA, CRB, Náutico, Sampaio Corrêa e Vila Nova.

Os 2 alagoanos estão se enfrentando na final. O primeiro jogo acabou 0 a 0. Só um pode ser campeão, então o outro certamente terá que lidar com mais pressão.

Náutico e Sampaio também terão rivais na final (Sport e Moto Club, respectivamente), então uma derrota pode causar turbulências igualmente.

O Vila Nova é o time que tem mais chances de ser campeão, pois enfrentará o novato Grêmio Anápolis. Uma derrota seria bem decepcionante.

Além desses finalistas, a Série B tem mais 4 times vivos nas disputas estaduais.

Avaí e Brusque vão se enfrentar na semi do Catarinense. Já fizeram o jogo de ida e empataram por 0 a 0. A decisão será em Brusque.

E 2 clubes paranaenses da Série B estão nas quartas de final. O Operário fez a melhor campanha da 1ª fase e vai enfrentar o Azuriz. Já o Londrina começou mal, está se recuperando e vai encarar o Cianorte no mata-mata.

Resumo

11 eliminados: Botafogo, Brasil, Confiança, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Guarani, Ponte Preta, Vasco, Vitória e Remo.

5 finalistas: CSA, CRB, Náutico, Sampaio e Vila Nova.

4 times vivos em outras fases: Avaí, Brusque, Londrina e Operário.

Comentários