Entenda o que será decidido na última rodada da Série D

Divulgação
690

A 13ª rodada da Série D teve muitas emoções e classificou mais 8 times para o mata-mata. Porém, ainda falta a última rodada, em que serão definidas 9 classificações. Então, além do tradicional resumão da rodada, vou apresentar também o que falta ser resolvido na fase de grupos. 

Times já classificados

Oito times se classificaram na 13ª rodada: Galvez, Atlético-BA, ABC, Itabaiana, Vitória da Conquista, Goianésia, Moto Club e Mirassol.

Dessa vez dá para dizer que tem algumas surpresas. Pensando no cenário do início da competição, não esperava muito de Galvez, Atlético-BA, Itabaiana e Goianésia. Mas são times que mostraram qualidade e cresceram ao longo da competição. Destaco principalmente o Goianésia, pois vi boa organização tática.

Publicidade

Outros 15 times já estavam classificados, como destacamos no resumão anterior.

Definição das outras 9 vagas

A rodada final acontecerá entre sexta-feira (27) e sábado (28).

Grupo 1 (sábado, às 16h): Todos classificados foram definidos. Falta só definir posições.

Grupo 2 (sábado, às 16h): Falta definir uma vaga. Será de Juventude Samas ou São Raimundo-RR. Os times se enfrentaram na 13ª rodada, em um confronto de 6 pontos. O Juventude venceu e praticamente garantiu a classificação nesse jogo. Na próxima fase vai enfrentar o Santos-AP, já eliminado, enquanto o São Raimundo vai encarar o Altos, líder do grupo. Difícil haver uma inversão na tabela.

Grupo 3 (sexta-feira, às 15h): Falta definir uma vaga. Será de Atlético-PB ou Globo. Os times farão um confronto direto. A equipe paraibana tem a vantagem maior, de garantir a vaga com um empate. Mas o time potiguar vai jogar em casa. Será um dos grandes duelos da 14ª rodada.

Grupo 4 (sexta-feira, às 15h): Falta definir uma vaga. Será de Coruripe, Potiguar ou Central. A missão mais fácil é do Central, que enfrentará o Jaciobá, um “saco de pancadas” do grupo. Mas como tem poucas vitórias (3), a Patativa precisa que os adversários tropecem. O Coruripe jogará contra o bom Vitória da Conquista, em casa. Já o Potiguar enfrentará o eliminado Freipaulistano em Sergipe.

Grupo 5 (sábado, às 16h): Falta definir uma vaga. Será de Real Noroeste ou Águia Negra. Mas o time capixaba tem ampla vantagem. Pra não depender de ninguém, só precisa de um empate contra o Goiânia, fora de casa. Se perder, ainda pode se classificar pelo saldo de gols. O Águia Negra teria que derrotar o União Rondonópolis por uma grande vantagem, já que atualmente tem -7 de saldo, enquanto o Real tem 3.

Grupo 6 (sexta-feira, às 16h): Falta definir uma vaga. Será de Tupynambás ou Bahia de Feira. Os times farão um confronto direto em Feira de Santana. A equipe mineira se classifica até com um empate.

Grupo 7 (sábado, às 15h): Falta definir uma vaga. Será de FC Cascavel ou Portuguesa-RJ. O time paranaense enfrentará a Cabofriense fora de casa. Precisa vencer, porque provavelmente a Portuguesa vai derrotar o Toledo, “saco de pancadas” do grupo.

Grupo 8 (sábado, às 15h): Falta definir três vagas. Pelotas, São Luiz, Joinville, Marcílio Dias e Caxias estão na disputa. Naturalmente a grande emoção da rodada estará aqui. Pelotas e Marcílio farão um confronto direto. O Joinville enfrentará o já classificado Novorizontino. Já São Luiz e Caxias têm grandes chances de derrotar os eliminados Tubarão e São Caetano, respectivamente.

Definições dos confrontos

Além de definir os classificados, a rodada vai decidir quais serão os confrontos do mata-mata, de acordo com as posições de cada time. Tem 4 clubes que já têm posições garantidas. Altos, América-RN e Novorizontino vão terminar como líderes das chaves. Já o Atlético-BA ficará em 3º.

Com isso, dá para concluir que…

  • Altos vai enfrentar Rio Branco ou Galvez.
  • América-RN vai enfrentar Coruripe, Potiguar ou Central.
  • Novorizontino vai enfrentar FC Cascavel ou Portuguesa-RJ
  • Atlético-BA vai enfrentar um time goiano – Aparecidense, Goiânia ou Goianésia.

13ª rodada

Agora vamos falar mais especificamente do que rolou na 13ª rodada. Não faltaram emoções e curiosidades.

Eliminação do Campinense

Por enquanto, o Campinense pinta como maior decepção dessa Série D. Tem estrutura pra subir há um bom tempo, mas fracassou de novo. E dessa vez foi feio, pois caiu com uma rodada de antecedência.

Outras eliminações podem ser consideradas decepcionantes também, como as do Vitória-ES e do Bangu. Esses mostraram ainda menos futebol pra subir.

E tem decepções que ainda podem acontecer na última rodada. A possível queda precoce do Caxias, por exemplo, seria a maior delas.

Brasiliense 3 x 0 Gama

É o maior clássico dessa fase de grupos, então merece destaque. E parece marcar a passagem de uma fase. O Gama, que empolgou no início, está em claro declínio, enquanto o Brasiliense só cresce, com entrosamento, reforços e confiança. A vitória por 3 a 0 ilustrou bem esse momento.

Hat-trick do Wallyson

Desde o começo da Série D, destacamos que seria legal ver a recuperação do Wallyson, jogador que já atuou por vários times grandes, mas vive com problemas físicos. Ele finalmente começou a se recuperar e fez 3 gols na goleada contra o Jaciobá, por 6 a 0. Pode ser a peça que faltava pro time finalmente embalar.

Viradas

Em jogo contra o Novorizontino, o Pelotas conseguiu virar de 3 a 1 pra 4 a 3 em 5 minutos. Até destacamos o herói do jogo, Marcão, no Instagram.

O Potiguar fez algo parecido contra o Coruripe. Abriu 2 a 0, tomou 3 gols, mas depois fez mais 3. A vitória por 5 a 3 manteve o time na briga pela classificação.

Cenas lamentáveis

Não achei que foi pênalti. O juiz errou, mas acertou ao voltar atrás. As reações dos jogadores foram lamentáveis, teve até empurrão no juiz, mas dá para entender pelo tamanho do jogo.

Vale acrescentar que, depois da confusão, ainda teve gol do Atlético-BA, que garantiu a classificação.

Comentários