Van Gogh dos Pampas

0 211

Uma das principais coisas que aprendi cursando Jornalismo é que o jornalista nunca pode ser o tema de seus textos e matérias, já que por definição ele apenas relata a notícia, não é personagem dela. Mas como toda regra tem sua exceção, vou me usar como exemplo para comentar e homenagear uma das pessoas que me levaram a gostar de futebol.

Nascido em Porto Alegre, João Batista Scalco iniciou a carreira de repórter fotográfico no Jornal Zero Hora, atuando, ainda, na Folha da Tarde e, em seguida, na sucursal da Revista Placar, no Rio Grande do Sul. Ainda como repórter de Placar, recebeu na redação da revista o apelido de “Van Gogh dos Pampas” devido à excelência do seu desempenho profissional. Infelizmente faleceu por causa de problemas cardíacos aos 32 anos, no dia 3 de maio de 1983.

E como um fotógrafo gaúcho foi capaz de influenciar um jovem no interior de São Paulo a gostar mais de futebol ? Desde pequeno, sempre fui muito cercado pelo esporte bretão, desde o meu tio Paulo que me fazia rodar pela cidade com uma bandeira do Palmeiras em sua frustrada tentativa de me fazer virar palestrino ou meu pai, que me levava para Bauru ver jogos do Noroeste, e também pelo meu avô fotógrafo que fez me interessar também por ângulos, closes, foco etc…

Ele sempre me falou que Scalco foi o melhor em matéria de fotografia esportiva e só anos depois, já formado em Jornalismo e cursando Rádio e TV, tive realmente noção da importância dele. Na correria do dia-a-dia, escrevendo texto e olhando créditos das fotos, comecei a perceber que as que mais gostava eram da mesma pessoa: J.B. Scalco. As mais curiosas, bonitas e, acima de tudo, as mais precisas da década de 70, onde não existia as modernidades de hoje e o foco era manual, Scalco tirava leite de pedra.

Confira a seguir algumas imagens de Scalco, tenho certeza que você já curtiu alguma foto dele:

 

A formação de uma pessoa é construída aos poucos. Nunca deixamos de aprender e de ensinar também, por isso agradeço a J.B. Scalco por me fazer gostar ainda mais de futebol e gostar ainda mais das imagens relacionadas ao futebol. Hoje sei que, ao ver uma bela foto antiga de futebol, a probabilidade dela ser dele é muito grande.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...