• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

Torneio Início: Ba-Vi renega, “Ba-Vi” decide

Paulo Silva Jr. por Paulo Silva Jr.
14/01/2011 - Atualizado em 31/05/2018
em Fut. Brasil, Histórias
0
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

A Federação Baiana de Futebol (FBF) bem que tentou: trinta anos depois, organizou a volta do Torneio Início para abrir o Estadual, promoveu festa de lançamento, batizou as taças com nome de jogadores do passado e planejou até desfile das delegações antes da série de jogos. Porém, elencos reservas – até juniores – e declarações contrárias a realização das partidas acabaram fazendo com que o título do Bahia de Feira de Santana sobre o Vitória da Conquista passasse quase despercebido, enquanto a dupla Ba-Vi mais famosa seguia com a pré-temporada.

PUBLICIDADE

Na tarde de domingo (09/01), o Estádio do Pituaçu recebeu 5.600 torcedores que pagaram R$10 para assistir a quatro horas de futebol e, de quebra, cinco disputas de pênaltis. Menos gente do que vinha sendo especulado pela FBF, que inclusive anunciou uma antecipação da venda de ingressos, dizendo querer facilitar a procura dos torcedores. A organização garantiu também a transferência de toda a renda obtida para a Associação de Garantia ao Atleta Profissional do Estado da Bahia (AGAP).

Quem não gostou da ideia foi o técnico do Vitória, o delegado Antônio Lopes. Em entrevista coletiva na véspera, chamou a iniciativa de “retrocesso no futebol”, “pura perda de tempo” e “prejuízo no trabalho de preparação”. Com a equipe sub-18 disputando a Copa São Paulo de Juniores, ficou difícil até para montar o mistão. Enquanto isso, os titulares venciam o time juvenil B por 3 a 0, no primeiro coletivo do ano.

Site do Vitória publica nota curta sobre as partidas, citando a presença do técnico Antônio Lopes acompanhando os jogos

Do lado do Bahia, nada muito diferente. Melhor média de público da Série B, retorno a elite, reforços para a temporada e opção por não aderir ao bom e velho Torneio Início. Mais que isso, fez um amistoso contra o Acima da Média (!!) na manhã do mesmo dia, vencendo por 6 a 0. Alguns atletas inclusive participaram dos jogos no Pituaçu à tarde. Rodada dupla para os reservas.

Os demais times parecem ter levado mais a sério a oportunidade de testar os elencos a uma semana da estreia oficial no Baianão 2011. O presidente do Camaçari, Fernando Lopes, afirmou que não jogaria com o time reserva, inclusive pelo acordo feito no conselho arbitral. “Bahia e Vitória esquecem que isso seria bom para dar ritmo aos times”. O técnico do Serrano, Elias Borges, falou em “conhecer o elenco dos rivais e, em seguida, competir”.

Ba-Vi alternativo decide o torneio
Em 12 jogos de 20 minutos cada, foram marcados 12 gols. A primeira rodada aconteceu em forma de eliminatória simples, com seis jogos e seis clubes avançando a segunda fase. No sétimo jogo, o Bahia empatou com o Camaçari e avançou nas penalidades graças ao goleiro Omar, que fez duas defesas depois de atuar no jogo-treino da manhã como substituto de Tiago. Em seguida, o Bahia de Feira venceu o Serrano por 1 a 0 e o Vitória perdeu para o Vitória da Conquista, mas também foi às semifinais.

Site do Bahia destaca apenas a atuação do goleiro Omar, um dos jogadores que tiveram jornada dupla no domingo: quatro pênaltis defendidos durante todo o Torneio Início.

O regulamento previa que o clube de melhor campanha entre os derrotados também seguiria na competiação. E o Vitória, para alegria da torcida rival, conseguiu a façanha de ser “eliminado” duas vezes pelo mesmo time. Depois do Bahia perder para o xará de Feira por 1 a 0, o Vitória empatou sem gols e caiu com um 3 a 2 nos penais para o Vitória da Conquista.

– Adeus, Vitória! Adeus, Vitória!
– O Leão voltou! O Leão voltou!
– Adeus, Vitória! Adeus, Vitória!

Depois da troca de homenagens entre a dupla Ba-Vi, o Ba-Vi alternativo da decisão teve a maior goleada do dia: 3 a 0 para o Bahia de Feira sobre o Vitória da Conquista, garantindo ao “Tremendão” a honra de erguer o primeiro troféu da temporada. De quebra, é a primeira vez que um time de fora da Capital vence o torneio.

Nas arquibancadas, nenhuma divisão de torcida. Basicamente, tricolores e rubro-negros se posicionaram nos setores onde costumam assistir os jogos no Pituaçu. Em relatos de torcedores, apesar de times reservas e o clima amistoso da competição, a confirmação de dois dos ingredientes mais tradicionais de um Torneio Início: nenhum intervalo entre os jogos e times esperando na arquibancada a vez de retornar ao campo, nada muito diferente do que se vê em peladas por aí.

PUBLICIDADE

Tradição esquecida
Se na Bahia a última edição havia sido disputada em 1980 (Vitória tem 11 títulos contra 9 do maior rival), o Campeonato Mineiro promoveu tal abertura de temporada pela última vez em 2006, em comemoração aos 90 anos da federação local. Também deu título inédito, com o Democrata de Sete Lagoas erguendo a taça – o América é o maior vencedor com 13, seguido por Cruzeiro (10) e Atlético (8).

No Rio de Janeiro, o evento deixou de existir em 1977, quando o Botafogo venceu o Vasco, maior campeão do torneio com 10 conquistas, contra 9 do Fluminense, 8 do Alvinegro e 6 do Flamengo. Mas a melhor história fica para a edição de meio século antes. Em 1927, o Fluminense venceu a competição, mas preferiu devolver a taça e pedir oficialmente a anulação da conquista. O motivo? Percebeu, dias após a final, ter ferido um dos artigos do regulamento, que proibia a substituição de jogadores entre as partidas.

Em São Paulo, as últimas edições datam do final do século passado, quando o torneio também perdeu regularidade. Em 1996, a Portuguesa se sagrou campeã; em 91, o Bragantino; e em 86, o Juventus, com incrível campanha de quatro jogos e quatro empates sem gols: duas vitórias por número de escanteios (3 a 1 na Inter de Limeira e 1 a 0 no São Paulo) e duas nos pênaltis (5 a 3 no São Bento e 4 a 3 no Santo André) . Os maiores vencedores são Corinthians e Palmeiras, com 8 títulos cada.

Barbiroto; Chiquinho, Juninho, Nenê, Carlão, Rocha, Heriberto, Gatãozinho, Claudinho, Reinaldo Xavier, Betinho. T: Candinho. O artilheiro? Ninguém. Campeão em quatro jogos e nenhum gol

Como funciona?
Vale lembrar que o regulamento tradicional do Torneio Início realizado Brasil afora previa que o desempate das partidas se daria pelo número de escanteios, antes da disputa de pênaltis. Ao longo da história, porém, diversas alterações foram feitas, como em algumas edições no Rio de Janeiro onde a sequência de penalidades era de apenas três cobranças, e todas feitas pelo mesmo jogador.

Tags: BahiaVitória
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Jogadores de linha que tiveram que ser goleiros por um dia

Próximo

“Um palhaço que pinta a cara, mas se mata por uma camisa”

Paulo Silva Jr.

Paulo Silva Jr.

Jornalista com passagem pelo ESPN.com.br e jornais do ABC. Escreveu sobre energia elétrica, mas prefere falar da falta de luz nos jogos de várzea. Passou uma temporada na Irlanda, com saudade de prato feito, Palmeiras e cinema nacional.

Relacionado Posts

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo
Fut. Mundo

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

por Emanuel Colombari
02/07/2022
Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”
Fut. Brasil

Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”

por Allan Brito
22/06/2022 - Atualizado em 25/06/2022
Próximo
“Um palhaço que pinta a cara, mas se mata por uma camisa”

“Um palhaço que pinta a cara, mas se mata por uma camisa”

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Entre Copas e Copas: conheça o podcast do UD com histórias das Copas do Mundo

    Entre Copas e Copas: conheça o podcast do UD com histórias das Copas do Mundo

    8 compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tuitar 0
  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    3 compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tuitar 0
  • O dia em que, meio sem querer, entrei campo ao lado de Valdivia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
  • Quem foi o autor do primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo?

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Sete jogos internacionais que você nunca imaginou que o Paraná Clube já fez

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.