Top 10 dos jovens jogadores mais promissores do Caribe

Montagem
0 5.189

Longe dos holofotes do futebol mundial, o sonho de alcançar o profissionalismo e o sucesso é ainda mais difícil para jogadores das pequenas ilhas do Caribe. Mas a falta de estrutura, profissionalismo e investimento não significam que a paixão pelo futebol não mova e incentive crianças e adolescentes a continuarem treinando e sonhando. Mesmo nessas condições, é possível surgirem promissores talentos que buscam, também, melhores condições de vida para familiares, para a comunidade e os futuros atletas. 

Separamos uma lista com os 10 mais promissores jogadores da região. Bora conferir quem são esses atletas. Quem sabe algum deles não chama a atenção de algum clube brasileiro?

 

Dorny Romero (República Dominicana)

Dorny Romero (Site: enelterrenodejuego.com)

Um dos mais promissores atacantes do Caribe vem da República Dominica e joga pelo Cibao FC, da Liga Dominicana de Fútbol (LDF). Aos 21 anos, Dorny Romero já figura na seleção sênior de seu país. O jogador tem sido decisivo por sua equipe e foi importante pela Seleção Sub 23, ajudando a República Dominicana alcançar a fase final das Eliminatórias para as Olimpíadas Tóquio 2020.

Pela seleção principal disputou as eliminatórias para a Copa Ouro 2020 decidida na Liga das Nações da CONCACAF. Rumores indicam que Romero estará em testes com os norte-americanos do Rio Grande Valley FC Toros, da United Soccer League (USL), equivalente à segunda divisão.

 

Lamar Walker (Jamaica)

Lamar Walker com o uniforme do Vasco da Gama (site: Somos todos Vasco)

Apesar de ter apenas 18 anos, o atacante pela esquerda Lamar Walker já é chamado por Theodore Whitmore para defender os “Reggae Boyz”. Walker é, desde a época dos jogos escolares, um dos jovens mais promissores jamaicanos e defende as cores do Portmore United, da Liga Jamaicana. Pela Claredon College, marcou 10 gols em 38 jogos, sendo fundamental nas conquistas da DaCosta Cup e Oliver Shield, na última temporada.

Suas exibições pela seleção Olímpica e nos Jogos PanAmericanos de Lima, no Peru, chamaram a atenção do Vasco da Gama. O jogador esteve em testes no Gigante da Colina por duas semanas em agosto e, caso fosse aprovado, seria integrado a equipe sub-20. Recentemente, Walker foi um dos convidados a participar do MLS Combine, onde teve a oportunidade de mostrar suas habilidades para as equipes do topo da hierarquia do futebol dos Estados Unidos.

 

John Paul Rochford (Trinidade e Tobago)

John Paul Rochford (SSLF – Secondary Schools Football League)

Ele é uma das apostas de Trinidade e Tobago na missão do país em voltar à sua “fase de glória”. A seleção anda mal das pernas e sua liga profissional está enfraquecida. Mesmo assim, John Paul Rochford, meio campista do Athletic Club Port of Spain de 19 anos, tem feito a diferença e marcando gols decisivos. Jogou o “The Ascencion Invitional Tournament” pelo FC Santa Rosa e carregou a equipe nas costas com belos gols. Fez parte da equipe sub 18/19 do Portland Timbers. Em terras norte-americanas disputou 16 jogos e anotou 8 vezes.

 

Naël Élysée (Haiti)

Naël Elysse (site: haititempo.com)

O atacante haitiano Naël Élysée foi o artilheiro do campeonato de Overtrure do Campeonato Haitiano e chamou a atenção dos costarriquenhos do Herediano. O jogador de 19 anos já está na Costa Rica para se juntar ao novo clube para a temporada 2020 por empréstimo do Don Bosco FC. A rodada de “Clôuture” foi interrompida mas, juntando-se todos os jogos disputados nas duas fases do torneio, foram 11 gols marcados.

 

Petrez Williams (São Cristóvão e Névis)

Petrez Williams durante as Eliminatórias Sub 23 contra a equipe Jamaicana (site: Jamaica Observer)

Uma grave lesão enquanto estava na equipe sub-18 do Portland Timbers forçou o jovem lateral esquerdo de São Cristóvão e Névis a retornar a seu país natal. Já recuperado e atuando pelo St. Pauls United FC, Williams já retornou à seleção de seu país, a qual é presente desde muito jovem. Pela seleção principal disputou as eliminatórias para a Copa Ouro 2020 decidida na Liga das Nações da CONCACAF e também representou São Cristóvão e Névis pelas Eliminatórias dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

 

Luchently Vruutal (Curaçao)

Luchently Vrutaal (Federashon Futbol Korsou)

Com seus jogadores importados da Europa, é praticamente impossível para um jovem atleta de Curaçao ganhar visibilidade representando seu país em competições internacionais. Um desses atletas que poderia representar sua nação e sonhar com a vida de jogador profissional é Luchently Vruutal.

Ele, que já passou pelas categorias Sub 17 e Sub 20 da Seleção Nacional, está fazendo um ótimo início de temporada por seu novo clube, CSD Barber, e foi eleito em uma votação pública no site Wega di Bala como o Jogador do Mês de dezembro da Liga MCB. O mesmo site divulgou rumores que indicavam uma possível transferência do jogador para algum clube holandês. Resta aguardar os próximos capítulos.

 

Edward Clarissa (Aruba)

Edward Clarissa (Futbol Aruba)

O winger Edward Clarissa é, pela segunda temporada consecutiva, um dos destaques da primeira divisão de Aruba. Os números impressionantes do jogador de 19 anos pelo SV Deportivo Nacional o deram a oportunidade de fazer testes no Deportivo Lara, da Primeira Divisão da Venezuela, em janeiro de 2019. Na temporada 2019-2020, já são oito gols em nove jogos ajudando o Nacional a ocupar a terceira colocação no campeonato.

 

Diel Spring (São Vicente e Granadinas)

Diel Spring (Arquivo Pessoal)

O meia atacante de São Vicente e Granadinas e do North Leeward Predators FC, Diel Spring, é um dos grandes responsáveis pela boa campanha de seu time na liga local nos últimos anos. O bom desempenho em campo o colocou na seleção principal e desde então não saiu mais.

Pelos “Vincy Soca” disputou as eliminatórias para a Copa Ouro 2020 decidida na Liga das Nações da CONCACAF e o Windward Tournament Island, do qual São Vincente e Granadinas foi campeã. Na SVGFF National Club Championship são quatro gols em quatro jogos. Na primeira rodada marcou uma vez contra o Awesome FC e na segunda rodada marcou um hattrick contra o Avenues United FC. Participou também da CONCACAF Sub 20 em 2018. 

 

D’Andre Bishop (Antígua e Barbuda)

D’Andre Bishop, à esq. (site: concacafnationsleague.com)

O atacante pela lateral D’Andre Bishop é um dos jovens mais promissores de Antígua e Barbuda. Joga atualmente pelo Ottos Rangers FC, time que retornou à primeira divisão na atual temporada 2019-2020. Até agora conta com dois gols na liga.

Aos 17 anos, já foi chamado para a seleção principal. Nas eliminatórias para a Copa Ouro 2020 via Liga das Nações da CONCACAF, marcou um gol contra Aruba, ajudando seu país a vencer o jogo por 2 x 1. Disputou também as eliminatórias para a Copa do Mundo Sub 17.

 

René-Charles Montabord (Martinica)

René-Charles Montabord (Foto: Aiglon)

Mais um atacante pelos lados do campo na seleção dos 10 mais promissores jovens caribenhos. René-Charles Montabord tem 19 anos e se juntou ao Aiglon, da primeira divisão de Martinica nesta temporada. Chegou à seleção nacional em 2019 depois de se destacar na temporada 2018-2019 quando ainda jogava pelo RC Riviere-Pilote. Recentemente também foi chamado para o MLS Combine e foi convocado pela seleção de Martinica na Ligas da Nações da CONCACAF.