#SóVaiTerCopa? Saiba os torneios de futebol que não param no Mundial

0 22

A Copa das Copas começou empolgante, com partidas instantaneamente já proclamadas históricas. Mas engana-se quem pensa que o mundo do futebol parou por completo para acompanhar jogões como Holanda 5 x 1 Espanha ou Itália 2 x 1 Inglaterra. Em todos os cantos do globo (e até no Brasil!), a bola rola em disputas importantes. Veja  as principais partidas profissionais que já aconteceram e o melhor que ainda está agendado em paralelo ao Mundial:

Botafogo luta pelo bi na Paraíba
Botafogo luta pelo bi na Paraíba

15 de junho – Clássico no Peru
O primeiro clássico da Apertura do Campeonato Peruano aconteceu logo na segunda rodada. No confronto das duas equipes mais vitoriosas do país recentemente, entre Alianza Lima e Real Garcilaso, se deu melhor o clube da capital, que venceu por 2 a 0. A liderança, porém, é do pequeno Unión Comercio até aqui.

15 de junho – Semi do Paraíbano
Na Paraíba, que não recebe partidas da Copa e não é sede de nenhuma seleção, o futebol não para. No último domingo, Campinense e Botafogo de João Pessoa abriram vantagem, respectivamente, contra CSP e Auto Esporte nos jogos de ida das semifinais do segundo turno do Estadual. A disputa se desenrolará até 14 de julho, uma segunda-feira, um dia depois da final da Copa. O motivo para invadir o calendário? Definir os representantes do Estado na Série D do Brasileiro dentro do prazo.

18 de junho – Olimpia x Cerro Porteño
O grande clássico paraguaio está marcado para a 21ª rodada do Apertura. O Cerro vive péssima fase desde a eliminação para o Cruzeiro na Libertadores e vem de uma humilhante derrota por 4 a 1 contra o Rubio Ñú. O Olimpia também atravessa fase inconstante e luta no máximo pelo vice-campeonato, enquanto o Libertad já é campeão virtual. Resta uma vitória hoje para ambos salvarem a temporada.

Fora da Copa, paraguaios vibrarão com Cerro x Olimpia
Fora da Copa, paraguaios vibrarão com Cerro x Olimpia

18 de junho – Confrontos decisivos da US Open Cup
Em jogo único, serão decididas onze das dezesseis equipes que seguirão vivas na US Open Cup, equivalente americana da Copa do Brasil, que permite a participação de todos os times filiados à Federação, incluindo clubes amadores e universitários.

Até aqui, o grande destaque foi a eliminação do New York Red Bull, da Major League, para o rival New York Cosmos, versão refundada da franquia que teve Pelé nos anos 70, mas que atualmente joga a NASL, liga secundária do país. Disputada em jogos únicos, a US Open Cup terá outras duas fases até o fim da Copa: a quinta rodada (24 e 25 de junho) e as quartas de final (8 e 9 de julho).

18 de junho – Definição do terceiro promovido no Italiano
Jogando em casa, o Latina tentará reverter desvantagem contra o Cesena, que venceu por 2 a 1 na ida, para definir o terceiro promovido à elite italiana. Palermo e Empoli já estão garantidos.

22 de junho – Definição do terceiro promovido no Espanhol
Após passarem, respectivamente, por Sporting Gijon e Murcia, Las Palmas e Córdoba decidirão, em duas partidas, quem sobe para a elite espanhola na próxima temporada. Eíbar e La Coruña já estão garantidos, enquanto o Barcelona B, o terceiro colocado da segunda divisão, não pode ser promovido pelo regulamento.

5 de julho – Rodada decisiva da J-League 2
A segundona japonesa chega à última rodada da fase de pontos corridos. Os dois primeiros sobem direto, enquanto as equipes classificadas de terceiro a sexto jogam um mata-mata para disputar outra vaga. Estão na briga pelo acesso clubes tradicionais como Jubilo Iwata e Oita Trinta. Na outra ponta da tabela, Tokyo Verdy e Yomohama FC, também entre as maiores forças do país, brigam para evitar um terrível rebaixamento para a terceira divisão.

Rebaixado na última temporada, Jubilo Iwata briga pelo acesso Japão
Rebaixado na última temporada, Jubilo Iwata briga pelo acesso no Japão

Bônus: principais amistosos já agendados por clubes brasileiros durante a Copa
20/06 – Orlando City (EUA) x São Paulo
22/06 e 24/06 – Miami Dade (EUA) x Cruzeiro
22/06 – Guizhou Renhe (China) x Atlético-MG
25/06 – Jiangsu Shuntian (China) x Atlético-MG
27/06 – América (México) x Cruzeiro
03/07 – Tigres (México) x Cruzeiro
06/07 – Chivas (México) x Cruzeiro
03/07 – Maringá x Grêmio
06/07 – Londrina x Grêmio

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...