Soccer: o primeiro jogo de futebol da história dos vídeo-games

0 530

Hoje você joga seu Fifa online com seus amigos, abismando-se com os gráficos e licenças que reproduzem fielmente jogadores de diversos países. Mas como essa história começou? Qual foi o primeiro game de futebol da história?

tomohironishikadopreAo que consta, o pai de todos os jogos de futebol para vídeo-game foi Soccer, lançado em 1973 pela japonesa Taito. E talvez a história dos games de futebol fosse bem diferente – o que traria sérias complicações para o seu Fifa, pode acreditar – se não fosse Tomohiro Nishikado, conhecido como “esta fera aí ao lado”.

Nascido na cidade de Osaka em 31 de março de 1944, Nishikado se formou em engenharia na Universidade Denki de Tóquio em 1968. No ano seguinte, ele foi contratado pela Taito, então uma empresa de importação e distribuição de máquinas de vendas e jukeboxes. Em 1972, enquanto produzia jogos mecânicos, Nishikado criou uma espécie de Pong, o Elepong, conhecido como “o primeiro vídeo-game japonês”.

120_Figure_1ax

O futebol chegou para Nishikado em 1973, quando a modalidade ainda passava longe da popularidade que alcançaria no fim da década de 80 entre os japoneses. Com base em Elepong, o desenvolvedor da Taito criou jogos eletrônicos de esportes, como Davis Cup, uma espécie de “Pong de duplas” que simulava a Copa Davis.

Soccer veio logo em seguida. Como você deve imaginar, o jogo era bem limitado, e também baseado em Pong. Na verdade, você controlava apenas dois jogadores (representados por bastões verticais), que emulavam o atacante e o goleiro, tocando a bola sobre uma superfície verde que era o mais próximo de um gramado para os gráficos da época.

Curiosamente, a Taito adaptou a Soccer uma característica interessant de Pong (ou Elepong), possibilitando variar a direção e a velocidade dos “chutes”. Para isso, segundo um anúncio da época com instruções, bastava tocar a “bola” em diferentes pontos do bastão que simbolizava os jogadores. Quem marcasse nove gols primeiro vencia.

1917412-28017702

As imagens de Soccer são raras, mas o game certamente ajudou a projetar Tomohiro Nishikado. Nos anos seguintes, ele lançou Speed Race (1974), Gun Fight (1975) e, o principal deles, Space Invaders (1978).

Desta forma, pode sair da Taito em 1996 para fundar sua própria companhia, a Dreams. Desde 2013, Nishikado trabalha novamente para a Taito, agora como conselheiro técnico.

Quando for ligar seu PlayStation de novo, lembre-se de agradecer então a Tomohiro Nishikado e a seu Soccer de palitinhos.

Arigatô, Nishikado-san!
Arigatô, Nishikado-san!
Compre pelo botão e ajude a manter o Última Divisão! :D
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...