Finalmente vai começar a Série D! Dessa vez o regulamento prevê uma fase preliminar, com 8 times se enfrentando no estilo mata-mata. Os 4 vencedores se classificarão para a fase de grupos, que começará em 19 de setembro.
Como sempre, o Última Divisão va acompanhar de perto a Série D. E é claro que essas preliminares não serão ignoradas. Sabemos como é difícil acompanhar os destaques da última divisão nacional. Por isso preparamos um breve conteúdo para apresentar os times que disputarão as preliminares. Para começar, falaremos de Aquidauanense x Real Noroeste
Aquidauanense
Breve histórico: O time foi fundado em 2001. Chegou a se licenciar em 2017, mas voltou rapidamente, em 2018.
Em 2019: Logo após o licenciamento, o Aquidauanense evoluiu rapidamente e foi vice-campeão estadual, em 2019. Perdeu a final para o Águia Negra.
Em 2020: Foi o líder da primeira fase até o campeonato estadual ser interrompido. A competição ainda não voltou. Vai enfrentar o Corumbaense nas quartas de final.
Ponto forte: O time foi desmontado durante a pandemia, então é difícil apontar um ponto forte. Mas uma vantagem é jogar sem pressão, justamente porque as expectativas são baixas.
Ponto fraco: Apenas 3 jogadores ficaram no clube depois da quarentena. O elenco está cheio de jovens, inclusive com jogadores sub-20 do União ABC, time parceiro do Aquidauanense. Pra piorar, esse novo elenco teve menos de um mês para treinar junto.

Real Noroeste
Breve histórico: O clube foi fundado em 2008. É o maior campeão da Copa Espírito Santo, com 4 títulos. Mas nunca venceu o estadual.
Em 2019: Assim como em 2018, o Real foi vice-campeão capixaba.
Em 2020: Foi o 3º colocado na primeira fase do campeonato estadual. A competição ainda não voltou. O Real vai enfrentar o Serra nas quartas de final, que devem ser disputadas em novembro.
Ponto forte: Mesmo com a paralisação do futebol por conta da pandemia, o Real Noroeste manteve a rotina de treinamentos. Jogadores e comissão técnica ficaram isolados em um complexo esportivo na zona rural do Espírito Santo. O Ministério Público do estado chegou a enviar uma notificação pedindo esclarecimentos. Mas essa preparação pode dar uma vantagem competitiva ao Real Noroeste.
Ponto fraco: Na Copa Verde de 2020, O Real venceu o Iporá no jogo de ida, mas depois se acomodou, menosprezou o adversário e foi eliminado. O técnico Duzinho Reis admitiu que houve uma desconcentração do elenco. Isso não pode se repetir contra o Aquidauanense.
Curiosidade extra: O Real Noroeste participou da formação do atacante Richarlison, atualmente no Everton-ING e na Seleção Brasileira. Estima-se que as transferências dele já renderam R$ 10 milhões aos cofres do clube, pelo mecanismo de solidariedade da Fifa.
E na fase de grupos?
O vencedor de Aquidauanense x Real Noroeste vai entrar no Grupo 5, que tem Águia Negra, Aparecidense, Goianésia, Operário-MT, Unitão-MT e Vitória-ES.
Minha aposta
Aposto no Real Noroeste, porque teoricamente aproveitou melhor o período da quarentena. Tanto nos treinamentos quanto na formação do time.
Comentários