Série D: 5ª rodada tem suspeitas e fim do jejum do Palmas

Tiago Pavini/Ferroviária SA
247

A 5° rodada da Série D proporcionou fortes emoções para diversas torcidas. No sábado, a Ferroviária (SP) arrasou o Águia Negra (MS) na Fonte Luminosa e aplicou a maior goleada até agora da competição. Vale destacar o bom início do time de Araraquara, que está há 4 jogos sem tomar gol. Também é a primeira vez que a Locomotiva conquista 4 vitórias consecutivas por uma competição nacional. Mas é importante que surgiram suspeitas sobre o jogo, assim como em outra partida da rodada. Entenda abaixo.

Tem 12 torcidas que não estão felizes, já que seus clubes ainda não venceram. São eles: Gas (RR), Atlético Acreano, Treze (PB), Bahia de Feira, Atlético Baiano, Jaraguá (GO), Patrocinense (MG), Cianorte (PR), São Bento (SP), Inter de Limeira (SP), Bangu (RJ) e Rio Branco (PR).

O Palmas saiu desse grupo ao bater o Tocantinópolis e encerrou um jejum de 18 jogos sem vencer na Série D, contando partidas da temporada passada.

Publicidade

A rodada ainda teve disputa entre aniversariantes, técnico demitido e primeiro gol pelo profissional. Confira:

“Lá vem eles de novo”

Ferroviária (SP) 7 x 0 Águia Negra (MS) 

Jogando em casa, a Ferroviária atropelou o Águia Negra na tarde deste sábado. A Ferrinha teve dificuldades para furar a defesa dos sul-mato-grossenses no início. Porém, aos 23 minutos, Bernardo cruzou para a área e Gleydson marcou. Em jogada semelhante, Guilherme Bala aumentou aos 40.

Após o intervalo, a Locomotiva não tirou o pé e, aos 7 minutos, Bernardo aproveitou um vacilo da defesa e estufou a rede. A goleada começou a ser desenhada aos 19 minutos. Em saída de bola errada dos visitantes, Léo Castro limpou o goleiro e mandou para o gol vazio.

Esses dois lances geraram suspeitas porque foram entregadas muito feias de um time que não estava tão mal. Mas neste caso não há denúncia ou prova sobre manipulação de resultado.

https://twitter.com/BrasilSerieD/status/1411436773012652035

Cinco minutos depois, Léo Castro recebeu um carrinho por trás e foi derrubado na área. Júlio Vitor bateu o pênalti no canto e marcou mais um. Aos 30, Guilherme Bala soltou uma bomba para o fundo da rede.

O último gol foi do meia Alisson Taddei. A bola bateu na trave antes de entrar. Aliás, esse foi apenas o segundo jogo do meia com a camisa grená e o primeiro gol marcado pela equipe. O time de Araraquara manteve a liderança do Grupo 6, com 12 pontos. O Águia Negra é o 7°, com 4.

Duelo de aniversariantes

Guarany de Sobral 3 x 1 4 de Julho 

Aniversariantes do fim de semana e brigando pela liderança do Grupo 2, Guarany de Sobral e 4 de Julho se enfrentaram no Estádio do Junco. Os visitantes tiveram mais domínio de jogo no início. Tanto que, aos 25 minutos, Hiltinho driblou o goleiro Théo e marcou para o Colorado. O Guarany reagiu no fim do 1° tempo. Em cobrança de escanteio, Alex Maranhão aproveitou a falha na defesa e cabeceou, deixando tudo igual.

A virada aconteceu no começo da etapa final. Aos 3 minutos, Raí cobrou falta e o lateral André Mascena bateu cruzado: 2×1 para o Cacique do Vale. Pouco depois, outra falha da defesa do time de Piripiri foi fatal.  A bola foi levantada na área e Daniel Passira passou por três jogadores, dominou no peito e chutou de primeira. Placar final: 3×1 para o Guarany, que é líder isolado do Grupo 2, com 12 pontos. O 4 de Julho está em 3°, com 8. No duelo de aniversariantes, só o Guarany de Sobral, que completou 83 anos no sábado, fez a festa.

Primeiras vitórias

Tocantinópolis (TO) 1 x 4 Palmas (TO) 

Tocantinópolis e Palmas voltaram a se enfrentar em uma competição nacional após 18 anos. A última vez foi em 2003, pelo Grupo 14 da Série C, com uma vitória para cada lado. E o reencontram não poderia ser mais empolgante. O Palmas, que acumulava uma sequência de 18 jogos sem vencer pela Série D, imprimiu um bom ritmo e o gol não demorou a sair. Aos 9 minutos, Nona aproveitou uma bobeado na zaga do TEC e fez o primeiro. Em menos de 5 minutos, a bola sobrou para Elenilson fazer 2×0.

No 2° tempo, o Tricolor voltou com a mesma intensidade. Com menos de 1 minuto, em contra-ataque puxado por Nona, Rafael Gladiador ampliou. A situação do Tocantinópolis piorou aos 6 minutos, quando Rubens foi expulso pelo 2° amarelo, antes tinha sido advertido no banco de reservas por reclamação. Com um a mais, os visitantes aproveitaram os espaços e os erros do adversário. Assim, Rafael Gladiador chegou com liberdade na área e não perdoou.

O final da partida ainda reservava emoções. O Palmas diminuiu o ritmo e viu o Tocantinópolis reduzir a diferença aos 39, em gol de falta de Valber. O TEC teve a chance de fazer o 2°. Aos 40, Marcinho cobrou pênalti defendido por Matheus Silva. O Palmas enfim conseguiu seus primeiros pontos, mas amarga a lanterna do Grupo 2. O Tocantinópolis é o 6° colocado, com 5 pontos.

Caucaia (CE) 3 x 2 ABC (RN) 

Na estreia do técnico Carlos Júnior, o Caucaia venceu o ABC de virada na tarde deste sábado. O time potiguar foi melhor no 1° tempo. O zagueiro Vinícius Leandro abriu o placar aos 38 minutos. Dez minutos depois, o estreante Negueba dominou a bola em velocidade, driblou o goleiro e mandou para o fundo da rede. O ABC teve outras chances de aumentar o placar, mas desperdiçou e foi para o vestiário com 2×0.

O Caucaia voltou para o 2° tempo com outra postura. Aos 7 minutos, em cobrança de falta, Gênesis desviou para o fundo da rede e diminuiu a vantagem. Os cearenses começaram a levar cada vez mais perigo a meta abecedista. Contudo, a virada veio apenas nos acréscimos. Castro, aos 46, e Vitor Ribeiro, aos 48, marcaram para a Raposa Metropolitana. Com 5 pontos e na 7ª posição do Grupo 3, essa é a primeira vitória do Caucaia nesta edição da Série D. Já o ABC continua na liderança, com 9 pontos.

Novos vice-líderes

Juventude Samas (MA) 1 x 3 Paragominas (PA)

Em boa fase, o Paragominas venceu o Juventude Samas sem dificuldades. Em contra-ataque no início da partida, Edicleber lançou a bola para Kaikinha, que finalizou para o fundo da rede. O Juventude empatou aos 35 minutos. Edrean chutou na saída do goleiro e empatou.

O 2° tempo do Verdão do Norte foi arrasador: aos 13, a bola foi lançada na área e Paulo Rangel mandou de cabeça pra o fundo do gol. Já nos acréscimos, Aleilson recebeu passe na área, livre de marcação e decretou a vitória. O Juventude, que ainda não venceu em casa, é o vice-lanterna do Grupo 2, com 5 pontos. O Paragominas está em 2°, pelos critérios de desempate, com 8.

Atlético Acreano 1 x 2 Penarol (AM) 

O Penarol pulou para a vice-liderança do Grupo 1, com 9 pontos, ao vencer o Atlético-AC fora de casa. Os amazonenses começaram atacando e, em uma infelicidade do zagueiro Naldo, que mandou a bola contra a própria meta, abriu o placar aos 10 minutos. No 2° tempo, Guiotto recebeu na intermediária e soltou uma bomba no canto esquerdo do goleiro. O Atlético diminuiu aos 11, em chute de primeira de Daniego. O Galo Carijó, que não vence há 22 jogos consecutivos na Série D, amarga a 8° posição, com apenas 1 ponto.

Depois do apito final, o presidente do Penarol denunciou uma oferta para manipular o resultado da partida. Um homem, que se identificou como investidor do Atlético Acreano, procurou o técnico Vaguinho Santos para “alinhar qualquer coisa e colocar um dinheiro no bolso”. Foi feito um Boletim de Ocorrência na Delegacia da Polícia Civil do Acre.

Em nota, o Atlético Acreano disse não possuir nenhum investidor nomeado ou que faça parte da diretoria, além de repudiar qualquer ação relacionada a combinação de resultados.

Outros destaques

Brasiliense (DF) e Gama (DF) terminou em 0x0 neste sábado, na Boca do Jacaré. A igualdade no marcador entre as equipes não acontecia desde o 2° jogo da final do Campeonato Candango 2019, quando empataram em 2×2.

Campinense (PB) e Treze (PB) empataram em 0x0 neste sábado. Esse foi o 7° Clássico dos Maiorais disputado em competição nacional.

Madureira (RJ) venceu o Bangu (RJ) com gol do zagueiro Pedro Cavalini, de 18 anos, o primeiro do jovem pelo profissional.

Caxias (RS) ganhou do Aimoré (RS) neste domingo por 2×1. Henrique marcou o primeiro em cobrança de falta. O centroavante Michel ampliou em cobrança de pênalti. Assim, ele assumiu a artilharia da Série D com 6 gols. João Denoni descontou para o time de São Leopoldo.

– Em jogo de poucas oportunidades, o Itabaiana (SE) venceu o Murici (AL) por 1×0, com gol do zagueiro Daniel Bispo. No 2° tempo, um lance causou preocupação: em disputa na pequena área, o goleiro Leo, do Itabaiana, bateu a cabeça e ficou desacordado. Ele foi retirado de campo de ambulância. Nesta segunda-feira, o clube informou que o atleta passou por uma intervenção cirúrgica no maxilar e ficará afastado por um perídio de no mínimo 15 dias.

Rio Branco VN (ES) e Rio Branco (ES) se enfrentaram pela primeira vez na história da Série D. Assim como os nomes, o marcador ficou igualado em 0x0.

– Neste sábado, no Estádio Ismael Benigno, o Galvez (AC) bateu o Fast (AM) por 2×1. Os acreanos venceram com dois gols de pênalti, cobrados por Geovani Silva e Radamés. Jackie Chan marcou para os amazonenses. Com a derrota, o técnico Marcelo Conte foi demitido. Ele chegou para comandar o Rolo Compressor na Série D e saiu com um desempenho de 3 empates, 1 derrota e 1 vitória. Contudo, a diretoria agiu rápido e no domingo anunciou o retorno do treinador Ricardo Lecheva.

– O ASA (AL) perdeu em casa para o Sergipe (SE) por 3×1. Luizinho e Paulinho (duas vezes) fizeram para o Gipão. Os alagoanos diminuíram com Caíque Baiano. O Sergipe assumiu a vice-liderança do Grupo 4, com 10 pontos. O Gigante tem 3 derrotas, 1 empate e 1 vitória e está na 5ª colocação, com 4 pontos. O clube também enfrenta um momento conturbado fora de campo. Na última quarta-feira, os jogadores não treinaram em protesto contra os atrasos de salários e premiações.

– Com gols no final do segundo tempo, Boavista (RJ) e Cianorte (PR) empataram por 1×1, neste sábado, em Saquarema. Os paranaenses inauguraram o placar aos 44 minutos, com Doma, aproveitando cruzamento na área. O Verdão empatou em pênalti batido por Marquinhos, aos 57. A partida foi interrompida aos 19 minutos do 2° tempo, após choque de cabeça entre o volante Morelli, do Cianorte, e o zagueiro Pedro, do Boavista. O atleta do Leão do Vale caiu desacordado e saiu de campo de ambulância. Nesta segunda-feira, o Cianorte anunciou que o jogador passou por uma cirurgia após a constatação de uma Hemorragia Subdural. O atleta deve receber alta nos próximos dias.

Comentários