A primeira rodada do quadrangular final da Série C 2021 já começou com resultados surpreendentes, principalmente no Grupo D, onde os favoritos Ypiranga e Novorizontino começaram a campanha com derrota.
Além dos resultados, essa rodada fica para a história com a estreia do árbitro de vídeo, o famoso VAR, na terceira divisão do futebol brasileiro. É claro que já tivemos polêmicas em torno da sua utilização, em um lance de pênalti não dado para o Ituano e uma expulsão no jogo entre Ypiranga e Tombense.
Além disso, após mais de um ano e meio de pandemia, tivemos a volta da torcida em 3 dos quatro jogos (só o Manaus jogou sem). Em alguns jogos, o famoso protocolo parece ter funcionado um pouco melhor, mas em geral protocolo e futebol nunca funcionaram nem aqui e nem em qualquer outro lugar.
Leia também:
- Última rodada da Série C define rebaixamento e os grupos da 2ª fase; confira
- Após a penúltima rodada da Série C, conheça os classificados e rebaixados até o momento
- Série C: Briga entre dirigentes e erros de arbitragem marcam rodada de jogos sonolentos
Não bastasse tudo isso, ainda fomos pegos de surpresa com a demissão do técnico Paulo Baier e toda sua comissão do Criciúma. Segundo as notícias vindas de SC, a diretoria esperava mais do time nas últimas rodadas. É bom lembrar, no entanto, que o técnico pegou o time após a queda no estadual sem perspectiva alguma de acesso. A luta, como nos disse Luciano Almeida, auxiliar de Baier, era para se manter na terceira divisão.
O técnico fez muito mais: arrumou o time, chegou até as oitavas da Copa do Brasil, foi o melhor mandante da 1ª fase e se classificou para o quadrangular final. Como premiação pelo desempenho acabou demitido. No seu lugar entra Cláudio Tencati, ex-Brasil de Pelotas. Mas bora falar dos jogos!
GRUPO C
Botafogo (PB) 0 x 1 Ituano (SP)
Jogando com a volta de sua torcida e também com a estreia do VAR na Série C, o Botafogo-PB foi para cima no começo do confronto e era bem superior ao seu adversário até os 15 minutos da primeira etapa. Os jogadores só não contavam com a lesão do lateral Sávio, que caiu em cima do braço e precisou sair de campo. Gérson Gusmão optou por colocar o meia Pablo para a lateral e entrou com Juninho (incansável) no meio.
A partir dessa troca, o Ituano conseguiu ganhar o meio-campo e começou a chegar com mais perigo. Ainda no no primeiro tempo tivemos uma polêmica de arbitragem, porque o atacante Tiago Marques, do Ituano, foi derrubado na área. Árbitro e VAR mandaram seguir, mas o lance caberia ao menos revisão.
O segundo tempo repetiu o começo do primeiro e o Belo foi para cima usando toda a velocidade de Luã Lúcio (entrou no lugar do desaparecido Juba) para fazer um verdadeiro salseiro na defesa do Galo de Itu, que voltou sem conseguir fazer os seus contra-ataques.
Eis que, no momento em que o Botafogo-PB era melhor na partida, o Ituano consegue roubar a bola. Gérson Magrão passa para Jiménez, que liga para o lateral Pacheco. Ele cruza e Igor Henrique faz de cabeça, numa saída bisonha de Felipe e falha de todo o sistema de marcação do Botafogo.
A partir daí o Botafogo-PB se lançou todo ao ataque, mas de forma completamente desordenada. Gérson Gusmão colocou Marcos Aurélio e Éderson na esperança de uma bola aérea, mas o Galo de Itu formou a marcação com uma linha de 5 homens e anulou todas as chances.
Criciúma (SC) 0 x 0 Paysandu (PA)
O jogo que fechou a rodada juntou o melhor mandante com um dos melhores visitantes, mas quem apostou em um jogo aberto com muitas chances para os dois lados errou feio. Vimos no primeiro tempo um Criciúma que teve mais a bola e buscou o gol. O problema foi a falta de efetividade para criar dificuldades ao goleiro do Papão. Do outro lado o Paysandu não deu trabalho algum ao arqueiro do Tigre.
A segunda etapa foi um pouco mais movimentada, com os dois times dando mais trabalho aos goleiros. Gol não tivemos, mas destaque para a finalização de Marino aos 10 minutos do segundo tempo. Ele recebeu sozinho na entrada da pequena área e finalizou para fora na melhor chance do Papão na partida.
Após o empate, o Criciúma dispensou o técnico Paulo Baier, o auxiliar Luciano Almeida e o preparador físico Rafael Andrade. O novo treinador do time será Cláudio Tencati, que esteve recentemente no Brasil-RS.
Paulo Baier como técnico do Criciúma:
– 26 partidas: 11 vitórias, 6 empates e 9 derrotas. 50% de aproveitamento
– Melhor mandante da 1ª fase da Série C: 8 vitórias em 9
– Time da Série C a chegar mais longa na Copa do Brasil: derrotado nas oitavas pelo Fluminense.Mereceu cair?
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) October 4, 2021
No Grupo C tivemos o empate entre Criciúma e Paysandu que foi muito bom pro Botafogo que perdeu para o Ituano ontem. pic.twitter.com/l0nEe3YMZ8
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) October 3, 2021
GRUPO D
Ypiranga (RS) 0 x 1 Tombense (MG)
A partida foi bastante movimentada no primeiro tempo. O Ypiranga cumpriu seu papel de mandante que toma as rédeas da partida e empurra o adversário contra a própria meta. Com uma linha de marcação alta que impedia a construção de jogadas do Tombense no meio de campo, o Canarinho dominou o primeiro tempo, mas esbarrou em um problema que atinge o time nos últimos jogos: a conclusão das jogadas. O Ypiranga consegue criar muitas chances, mas nem todas, ou quase nenhuma, acabam indo na direção do gol.
No segundo tempo os dois times voltaram com ritmo um pouco menor. O Canário ainda dominava a partida e não dava muitas chances ao adversário. Até que aos 25 minutos, Falcão rouba a bola e toca para Everton; ele lança para Rubens, o artilheiro não perdoou e abriu o placar para o Tombense. Foi a primeira chance clara para os mineiros, que não repetiram o erro dos gaúchos e mandaram para o fundo das redes.
Dez minutos depois tivemos o VAR em ação para analisar uma possível expulsão de Marquinho, do Tombense, em dividida com Fidélis. Cartão vermelho (controverso) confirmado e o dia dois de outubro entrou para a história como o dia em que ocorreu a primeira expulsão com auxílio do VAR na Série C.
Marquinhos foi expulso com auxílio do VAR#seriec #seriecnodazn #YPIxTOM https://t.co/xLugsXkpEP pic.twitter.com/0QjxcEJAFC
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) October 2, 2021
Com um a mais, o Ypiranga tentou pressionar e esbarrou na defesa do Tombense, que fechou a casinha.
Manaus (AM) 5 x 0 Novorizontino (SP)
Esse jogo justifica toda a paixão que o futebol desperta no mundo e também explica muito do que é a Série C. Frente a frente tivemos um Manaus que veio cheio de desconfiança e com um desempenho abaixo nas últimas rodadas enfrentando o Novorizontino, time que fez a melhor campanha da Primeira Fase, tinha a melhor defesa e o segundo melhor ataque.
Os 5 a 0 do apito final não traduzem exatamente todo o desenrolar do jogo, que no primeiro tempo foi bastante equilibrado e até a parada técnica mostrava o Novorizontino jogando melhor. As coisas começaram a se inverter quando Gabriel Davis acertou um chute de fora da área e abriu o placar para os mandantes (foi golaço, mas o goleiro Giovanni contribuiu).
No segundo tempo, os visitantes voltarem com fome e foram para cima do Manaus, mas a defesa soube responder bem às investidas. O Gavião entendeu que não bastava se defender, precisava também assustar nos contra-ataques. Foi a partir daí que o resultado foi se tornando tão elástico. Após o 2º gol, marcado por Rafhael Lucas, o time visitante se desintegrou e o Manaus aproveitou para atropelar: Douglas Lima fez dois gols seguintes e Guilherme Henrique fechou a conta.
A vitória do Gavião do Norte reflete muito a grande atuação coletiva do time e a retomada de desempenho de alguns jogadores cobrados pela torcida, casos de Denílson, Anderson Paraíba e Douglas Lima. O time também contou com grande atuação do goleiro Matheus, que correspondeu quando precisou.
Do lado do Novorizontino, a derrota foi dura, o saldo de gols já foi arruinado e o time precisa conseguir se recuperar rápido para enfrentar o Ypiranga. Até tomar o 2º gol, o time vinha fazendo uma partida mediana, mas depois não foi capaz de segurar os contra-ataques do Gavião.
No Grupo D o Manaus aplicou uma sonora goleada na melhor defesa e deixou o Grêmio desnorteado. Próxima rodada teremos confronto de derrotados que pode afundar ainda mais um dos times pic.twitter.com/2Qgy4ZxQT0
— Podcast Chama o VAR (@Podchamaovar) October 3, 2021
Curtiu o texto? Então comenta aí. Não esquece de seguir o Chama o VAR, temos Twitter, Instagram e TikTok. Mas não é só isso, aproveita e se inscreve no nosso canal do YouTube para assistir nossas lives semanais sobre a Série C e vem de play nos nosso episódios semanais de podcast. Todos os Clubismo da Série C você encontra no Chama o VAR.
Comentários