• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Curtas

Série C: base da Caldense arruma defesa do Guarani, mas acesso depende de solução no ataque

Emanuel Colombari por Emanuel Colombari
16/08/2013 - Atualizado em 06/01/2015
em Curtas, Fut. Brasil
0
Série C: base da Caldense arruma defesa do Guarani, mas acesso depende de solução no ataque
0
COMPARTILHAMENTOS
1
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Nenhum time tem chamado a atenção que o Guarani tem chamado na Série C do Campeonato Brasileiro. Rebaixado no Campeonato Paulista como lanterna, o time de Campinas reformulou seu elenco a toque de caixa e tem colhido os frutos na mesma velocidade. E o principal responsável por esta reação quase imediata é um jovem técnico: Tarcísio Pugliese.

Nascido em 1980, Tarcísio, 33 anos, é mais jovem até mesmo que o jogador mais conhecido de seu elenco – o meia Fumagalli, 35. Formado em Educação Fìsica, fez estágio em clubes conhecidos, até se tornar treinador em 2006, aos 26 anos. Passou por diversos clubes do interior de São Paulo, atuando ainda com destaque no Centro-Oeste (foi campeão mato-grossense pelo Luverdense em 2007 e 2009), antes de chegar à Caldense em 2012.

PUBLICIDADE

Foi a atuação no tradicional time de Poços de Caldas que chamou a atenção do Guarani. No Campeonato Mineiro de 2013, a equipe foi apenas a sexta colocada da primeira fase, com 12 clubes na disputa. Apesar de não ter avançado às semifinais, terminou a fase como a segunda melhor defesa: 10 gols sofridos em 11 jogos. No mesmo período, o Cruzeiro sofreu nove, enquanto Atlético-MG e Villa Nova sofreram 11 gols cada um.

Era justamente o setor no qual o Guarani do Campeonato Paulista era mais carente. Em 19 jogos pela competição estadual, o time do Estádio Brinco de Ouro da Princesa sofreu 41 gols, contra 35 do São Caetano, 33 do Mirassol e 32 do Oeste – destes, apenas o time de Itápolis não foi rebaixado. Neste sentido, a contratação de Tarcísio Pugliese para a disputa da Série C não poderia se mostrar mais acertada.

Até aqui, o treinador não tem inventado muito. No time-base do Guarani, oito atletas foram trazidos da própria Caldense: Jefferson Feijão, Júlio César, Paulão, Edmílson, Simião, Ewerton Maradona, Rossini e Nena. A escalação repete um padrão, uma variação do 4-4-1-1, com Nena atuando isolado na frente e Fumagalli oscilando entre o meio de campo e o apoio ao ataque. Nos primeiros nove jogos, Tarcísio variou entre o 4-4-2 e o 4-5-1.

Não é exagero dizer que é essa “base de confiança” da Caldense a responsável pela reação do Guarani. Nos nove primeiros jogos da Série C, Jefferson Feijão foi titular em todos, sendo substituído apenas contra o Betim (sétima rodada, vitória fora de casa por 1 a 0). Já a dupla de zaga Júlio César e Paulão foi incontestável ao longo de todo o primeiro turno, sem dar chance para a concorrência. O volante Edmílson foi titular em oito dos nove jogos – ficou fora contra o Betim e foi substituído contra o Vila Nova (oitava rodada, vitória em casa por 2 a 0).

Na zaga, dupla Júlio César e Paulão (capitão na foto) tem funcionado para manter defesa bugrina invicta (Crédito: Daniel Rufatto/SER Caxias/Divulgação)

Mas é claro que nem tudo está resolvido no Guarani, e o clube sabe disso. Com uma defesa sólida, a principal deficiência acaba sendo exposta: o ataque. Nos nove primeiros jogos, o time marcou apenas seis gols – para efeito de comparação, na mesma chave do Guarani (Grupo B, 10 times), o Betim (7º colocado) tem sete gols, contra oito do Grêmio Barueri (8º) e nove do Duque de Caxias (9º). O ataque bugrino é o terceiro pior da competição, à frente apenas de Rio Branco-AC e Crac (três gols cada).

A estatística é sintomática, já que a Caldense de Tarcísio Pugliese teve o terceiro pior ataque da primeira fase do Campeonato Mineiro (ao lado do Boa): 12 gols, contra oito do América-TO e dez do Araxá (os dois últimos colocados). O destaque do time na competição foi justamente o centro-avante Nena, com seis gols, dois a menos que Júnior Negão (Tombense), artilheiro do Campeonato Mineiro.

É justamente no setor ofensivo que a base da Caldense tem sofrido mais alterações. Nos nove primeiros jogos, o meia Ewerton Maradona foi titular em oito, mas foi substituído em metade deles – na estreia, saiu do banco. O também meia Rossini, outro ex-Caldense, foi titular em sete partidas, sendo substituído (por Ewerton Maradona) na estreia contra o Madureira. Ficou fora apenas de dois jogos: contra o Grêmio Barueri (foi expulso no jogo anterior, contra o Caxias) e contra o Vila Nova. Já Nena foi titular em todos os jogos, mas substituído nos últimos cinco jogos – coincidência ou não, desde que o atacante Henan foi regularizado.

Tarcísio Pugliese: com defesa zerada, a tarefa é fazer o ataque produzir (Crédito: Guarani FC/Site oficial)

Desta forma, Tarcísio Pugliese mostra que está atento à necessidade de um ataque mais produtivo. Nomes como Henan e Romário vêm sendo testados, mas sem uma solução a curto prazo. Se o técnico encontrar o equilíbrio no setor, são grandes as chances de o Guarani evitar o que aconteceu com o Fortaleza na Série C de 2012 – o time cearense liderou a primeira fase com a melhor defesa (11 gols, contra 12 da Chapecoense), mas perdeu o acesso ao ser derrotado em casa por 3 a 1 pelo Oeste, em confronto direto nas quartas de final que promoveu o time paulista. É tudo que o repaginado Guarani quer evitar em 2013.

Dados sobre a Série C do Guarani

Base mineira: Segundo os dados dos atletas disponíveis no site oficial do Guarani, foram nove os reforços trazidos da Caldense: Thomazella (goleiro), Jefferson Feijão (lateral direito), Júlio César, Paulão (zagueiros), Edmílson, Simião (volantes), Ewerton Maradona, Rossini (meias) e Nena (atacante). Apenas Thomazella não foi testado, já que Juliano é o titular.

Time-base: O time-base do Guarani até aqui deixa claro a influência da Caldense de 2012 na equipe: Juliano; Jefferson Feijão, Paulão, Júlio César e Léo Costa (Rodolfo Testoni); Edmílson, Simião, Ewerton Maradona e Rossini; Fumagalli; Nena. Fora Thomazella, quem menos jogou (dentre os que vieram do time mineiro) foi Rossini, com sete partidas em nove.

Campanha que impressiona: O Guarani, invicto até aqui: 0 a 0 com o Madureira (fora), 1 a 0 com o Mogi Mirim (casa), 0 a 0 com o Caxias (fora), 0 a 0 com o Grêmio Barueri (casa), 1 a 0 com o Macaé (fora), 1 a 0 com o Duque de Caxias (casa), 1 a 0 com o Betim (fora), 2 a 0 com o Vila Nova (casa), 0 a 0 com o Crac (fora). Aproveitamento: 70,3% dos pontos disputados.

PUBLICIDADE

Sem artilheiro: Dos seis gols marcados pelo Guarani no primeiro turno da primeira fase, todos foram marcados por jogadores diferentes: Wellington (contra o Mogi Mirim), Laionel (contra o Macaé), Fumagalli (contra o Duque de Caxias), Ewerton Maradona (contra o Betim), Henan (o primeiro contra o Vila Nova) e Edmilson (o segundo contra o Vila Nova).

Opções para o ataque: Além de Henan, há nomes curiosos para o setor ofensivo: Romário (ex-Rio Claro), Romarinho (formado nas categorias de base) e Robert (ex-Resende). O caso de Robert é o mais curioso: deixou o Brasil aos 12 anos para jogar na Itália, onde se profissionalizou pelo Padova. Tem um irmão gêmeo, chamado Robert William, que também jogou na Itália.

Defesa histórica: Desde que conquistou o Campeonato Brasileiro de 1978, o Guarani não passava tantos jogos sem sofrer gols. Naquele ano, foram sete jogos sem ser vazado: Botafogo-PB (1 a 0), Goytacaz (3 a 0), Botafogo-SP (1 a 0), Londrina (1 a 0), Sport (2 a 0 e 4 a 0) e Vasco (2 a 0). “Esta marca histórica que atingimos é fruto do sistema implantado pelo Tarcísio e pelo intenso trabalho de todos os jogadores. Afinal, como todos sabem, a marcação do Guarani já começa lá na frente. Todos ajudam e se doam ao máximo para alcançarmos esta segurança”, destacou o goleiro Juliano.

Próximo desafio: O Guarani volta a entrar em campo neste sábado para enfrentar o Madureira no Estádio Brinco de Ouro da Princesa. O time alviverde tem 19 pontos, contra 18 do vice-líder Caxias, enquanto o Madureira é o sexto da chave, com 12 pontos.

Tags: Brasileiro Série CCaldenseCampeonato Brasileirocampeonato mineiroCampeonato PaulistaFutebol ClubeGuaraniTarcísio Pugliese
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Incêndio em Olinda x Íbis marca início da Série A2 em Pernambuco

Próximo

Um inglês torcendo pelo Juventus?

Emanuel Colombari

Emanuel Colombari

Ex-Gazeta Esportiva.Net, Agora São Paulo, Terra e UOL, escreve atualmente para a Band. Mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero, já trabalhou com estatística esportiva e nem sabe mais para quantos times torce.

Relacionado Posts

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo
Fut. Mundo

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

por Emanuel Colombari
02/07/2022
Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”
Fut. Brasil

Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”

por Allan Brito
22/06/2022 - Atualizado em 25/06/2022
Próximo
Um inglês torcendo pelo Juventus?

Um inglês torcendo pelo Juventus?

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Entre Copas e Copas: conheça o podcast do UD com histórias das Copas do Mundo

    Entre Copas e Copas: conheça o podcast do UD com histórias das Copas do Mundo

    8 compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tuitar 0
  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    3 compartilhamentos
    Compartilhar 3 Tuitar 0
  • O dia em que, meio sem querer, entrei campo ao lado de Valdivia

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
  • Quem foi o autor do primeiro gol da Seleção Brasileira em Copas do Mundo?

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Grêmio Prudente? Grêmio Barueri? Oeste de Barueri? Não se confunda mais!

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.