Sem Netflix? Veja os melhores documentários de futebol no Youtube

4.686

Já falamos aqui no Última Divisão sobre como ver a lista de todos os filmes de futebol na Netflix. Mas há uma outra opção para quem quer assistir bons documentários sobre futebol sem gastar nada: no YouTube é possível encontrar na íntegra algumas produções interessantes, que falam desde a história de pequenos clubes brasileiros até análises aprofundadas sobre o futebol feminino.

Por isso, listamos aqui alguns documentários que estão disponíveis no YouTube e que valem a pena ser vistos. Todas elas foram disponibilizadas por canais oficiais ou pelos seus próprios autores, logo não há conteúdo pirateado. E se você tiver outras sugestões de documentários, entre em contato com a gente pelos comentários.


1 Faz do Presente a História: Duas Décadas de J. Malucelli

J. Malucelli fechou suas portas em 2017, deixando como legado campanhas impressionantes na Copa João Havelange 2000 quando ainda era Malutrom. Tcheco, Bruno Batata e Getterson estão entre os jogadores que deram seus depoimentos ao documentário.

 

2 O Fado da Bola

A Portuguesa de Desportos tem uma história tão rica quanto polêmica. Torcedores famosos, como João Carlos Martins, Flavio Gomes e Norival Rizzo, falam sobre sua relação com o clube e sobre a crise que aflige a Lusa.

 

3 Futebol de Causas

Película portuguesa conta a história da era de ouro do clube Académica de Coimbra nos anos 1960, no auge das tensões entre estudantes universitários e a ditadura de Salazar. Vivendo num ambiente sob intensa repressão, os jovens da academia encontraram no futebol uma forma de protestar contra o regime.

 

4 Invasão Corinthiana

No Mundial de Clubes de 2012, o Japão testemunhou uma verdadeira Invasão Corintiana. Com depoimentos de torcedores ilustres, como Washington Olivetto, Celso Unzelte e Benjamin Back, e membros daquele time, como Edu Gaspar e Paulo André, o documentário é uma grande homenagem ao Timão campeão do mundo.

 

5 Furacão do Oeste

Documentário lançado em 2014 conta a história da Chapecoense desde sua fundação até o acesso à Série A em 2013. O filme foi produzido por Gilberto Pace Thomaz, que viria a se tornar assessor do time e acabou morrendo na tragédia com o avião da LaMia em 2016, na Colômbia.

 

6 Pacaembu – O Gigante Sem Dono

O estádio do Pacaembu está sendo pouco utilizado atualmente para o futebol, mas ele já foi a casa de todas as torcidas de São Paulo e ainda é um dos monumentos vivos do futebol paulista. Dudu, Pelé, Wladimir, Neymar, entre outros, contam algumas das histórias curiosas que rolaram no bom e velho Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho.

 

7 Territórios do Torcer

Documentário sobre a pesquisa realizada em conjunto pelo Museu do Futebol e pela Fundação Getúlio Vargas sobre as torcidas organizadas em São Paulo. Um ponto de vista diferente do tradicional discurso contra as organizadas que costumamos encontrar na grande imprensa.

 

8 Adeus, Geral!

Produção feita por alunos do Ensino Médio mostra como o ato de torcer mudou ao longo dos anos, com as novas arenas dando fim à popular geral. Entrevistas com Tite, Paulo Nobre, Mauro Cezar Pereira e Juca Kfouri mostram um panorama sobre a inevitável elitização dos estádios no Brasil.

 

9 Moisés Lucarelli, Um Sonho Majestoso

Moisés Lucarelli foi dirigente da Ponte Preta e um dia sonhou que seu clube do coração teria um estádio para chamar de seu. Trabalhando intensamente junto a seus colegas e com outros torcedores, ele fez seu sonho tornar realidade. É disso que conta o documentário feito por alunos da PUC-Campinas.

 

10 Planeta Scarpelli

O estádio Orlando Scarpelli, casa do Figueirense, tem diversos personagens e histórias a contar. Seu ponto alto foi o polêmico jogo do acesso da Série B de 2001 contra o Caxias do Sul, em que houve invasão de campo antes do fim da partida e, por conta disso, a decisão foi parar nos tribunais.

 

11 O Time do Povo

O Santa Cruz foi fundado por onze garotos do Recife que não tinham um lugar para jogar futebol em uma época em que o esporte ainda era restrito à elite. Alcunhado o Time do Povo, o Tricolor da Arruda demonstrou várias vezes que o amor de sua torcida faz jus ao apelido.

 

12 Ferroviário Atlético Clube: Da Locomotiva de Glórias à 2ª Divisão do Campeonato Cearense

O Ferroviário de Fortaleza viveu os últimos anos em baixa, mas voltou aos holofotes do futebol nacional em 2017, quando retornou à elite do Estadual, à Série D e à Copa do Brasil. Vale conhecer a história do simpático time proletário, que nasceu graças aos operários da rede ferroviária do Ceará.

 

13 A História do Futebol Cearense

Dividido em três partes, esse programa conta desde a chegada do futebol em terras cearenses até a consolidação dos clubes e as grandes glórias do futebol local.

 

14 A Falta de Visibilidade e o Preconceito com Mulheres que Praticam Futebol no Brasil

Jogar bola é uma realidade difícil para as mulheres no Brasil. Neste mini-documentário, atletas, profissionais e pesquisadoras falam sobre obstáculos que o futebol feminino enfrenta em um país onde o machismo e o preconceito ainda imperam.

 

15 Segunda Pele Futebol Clube

Colecionadores de camisa de futebol são tão vitais para a cultura do futebol que viraram tema de documentário. Neste filme feito pelo Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (LEME), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), alguns aficionados contam como começaram suas coleções e a história de algumas de suas camisas mais preciosas.

Comments