Começou o mata-mata da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2021. E as oitavas de final já chegaram com aquela crueldade que o torcedor já conhece bem.
Se teve favorito passando com tranquilidade, teve camisa de respeito já ficando pelo caminho. E não foi só um: Paulista de Jundiaí e XV de Jaú deixaram o torneio nesta semana e só voltam a sonhar com o acesso no ano que vem.
União Suzano, Flamengo de Guarulhos e Matonense confirmaram o favoritismo e avançaram. E com a competição se afunilando, é hora de ver quem tem mais garrafa vazia para vender.
Confira o que rolou de melhor nas oitavas de final:
Sem vacilo: USAC vence ida e volta contra Colorado Caieiras
Comecemos aqui com a classificação mais tranquila das oitavas: a do União Suzano. Dono da melhor campanha da competição na fase de grupos, o USAC encarou a surpresa Colorado Caieiras, que passou com a 16ª melhor campanha – ou seja, a pior, entre os times que avançaram.
No jogo de ida, em Caieiras, o time da casa chegou a fazer 1 a 0 aos 23 minutos do primeiro tempo, mas o gol de Leonardo foi anulado após a arbitragem assinalar falta de ataque. O USAC não vacilou: três minutos depois, inaugurou o marcador em um chute de longe de Gustavo Lobó.
QUE BOMBA!💣
Pega esse golaço do Lobó, do União Suzano pelo Paulista Sub-23 Segunda Divisão.#FutebolPaulista #Paulistão #Bezinha
🎥Paulistão Play pic.twitter.com/6cnRGmT1lX— Paulistão (@Paulistao) September 30, 2021
Depois, aos 41, Felipe Conchal driblou o goleiro e fez 2 a 0, dando números finais ao jogo. No segundo tempo, os visitantes ainda tiveram dois jogadores expulsos.
Com a vantagem, o USAC jogou tranquilo a volta no Suzanão e repetiu o placar, com gols na etapa final. Daniel Bahia abriu o placar aos 22 minutos, e Madalena ampliou aos 31. Final: 2 a 0 para o USAC, 4 a 0 no placar agregado e a classificação ainda com a melhor campanha do torneio.
Revelação da base coloca o Flamengo de Garulhos nas quartas
Uma das forças da primeira fase, o Flamengo de Guarulhos teve mais trabalho que o esperado contra o União Mogi. Tanto que o jogo de ida, em Mogi das Cruzes, terminou empatado sem gols.
Na volta, em Guarulhos, o Corvo venceu por 1 a 0. Mas o gol só saiu aos 25 minutos do segundo tempo. Após um rebote do goleiro do União, Ian aproveitou a sobra na área e fez tirou o zero do placar. Foi o primeiro gol do lateral como profissional, revelado pelo próprio Flamengo, após 39 partidas.

Rio Branco não brilha, mas passa pelo Catanduva
Com a vantagem de jogar por um empate no placar agregado, o Rio Branco encerrou o confronto contra o Catanduva exatamente assim: empatado por 0 a 0. Duelos sem gols em Catanduva e em Americana colocaram o Tigre entre os melhores da competição.
Se o ataque não brilhou, a defesa fez sua parte. Uma jornada menos inspirada do goleiro Felipe Ramos talvez tivesse custado caro ao Rio Branco.
Matonense confirma favoritismo e vai embalada às quartas
No duelo entre dois times que foram rivais no Grupo 1 da primeira fase, a Matonense confirmou seu favoritismo e venceu os dois jogos contra a surpreendente Inter de Bebedouro: 1 a 0 na ida e 3 a 0 na volta.
Na ida, em Bebedouro, o único gol do jogo foi marcado aos 42 minutos do primeiro, em um chutaço de Paulinho após tabela pela esquerda.
Na volta, em Matão, a Inter até tentou surpreender, mas foi presa fácil, com três gols no segundo tempo. Wallison fez 1 a 0 cabeceando um cruzamento aos 32, Luis Henrique ampliou aos 42, e ainda voltou a marcar aos 44.

VOCEM surpreende e vence os dois duelos contra o XV de Jaú
Sensação do início da Segundona, o XV de Jaú foi surpreendido logo nas oitavas. E o carrasco foi um rival bem conhecido: o VOCEM, que já havia sido adversário na fase de grupos.
No jogo de ida, em Assis, os vocemistas fizeram o dever de casa e venceram por 1 a 0. O gol do duelo foi Raphael Alard, aos 48 minutos da etapa final. O XV jogou boa parte do segundo tempo com um a menos, após a expulsão do atacante Luzinel.
Ao Galo da Comarca, cabia a vitória por qualquer placar na volta para avançar. Mas os marianos surpreenderam e fizeram mais uma vez 1 a 0, graças ao gol do recém-contratado Marcus Uberaba. Fim da linha para o Trem-Bala da Comarca.
Vamos vamos Vocem 🇱🇻 pic.twitter.com/wXe13hWrQZ
— Vocem Assis (@assis_vocem) October 2, 2021
Placar mínimo em casa garante classificação do São-Carlense
Jogando pelos dois empates, o Mauá viu a vantagem cair já no jogo de ida, quando o São-Carlense venceu por 1 a 0 em casa. Pedro Lopes, aos 43 minutos do primeiro tempo, fez o gol decisivo para o time de São Carlos.
Na volta, o Mauá mostrou pouca inspiração não conseguiu tirar o zero do placar. Melhor para os visitantes, que avançaram às quartas-de-final.
O Mauá x São-Carlense que acabei de ver foi absolutamente tenebroso. Os locais precisavam vencer e criaram dois (!) lances de perigo o jogo todo. Os visitantes jogaram com o regulamento e o 0x0 os colocou na terceira fase. Foi fácil uma das piores partidas do ano.#JPnaSegundona pic.twitter.com/fc85C4EjJu
— Jogos Perdidos, Ano 18 (@jogosperdidos) October 2, 2021
Vantagem na ida decide, e Grêmio Prudente elimina o Paulista
No duelo entre dois times já campeões do torneio, o Grêmio Prudente (campeão em 2007 com o nome de Oeste Paulista) eliminou o Paulista de Jundiaí (dono da taça de 2019) com uma vitória por 2 a 1 no placar agregado.
Na ida, o Grêmio Prudente venceu em casa por 2 a 0. Wallace abriu o marcador no Prudentão aos 43 do primeiro tempo, e Léo Couto deu números finais ao jogo nos acréscimos do segundo tempo, após um rápido contra-ataque.
No jogo da volta, o Paulista abriu o placar logo aos 3 minutos da etapa inicial, com Cruz. Os dois times fizeram um duelo aberto, mas o goleiro Léo Lopes fez grande partida e evitou mais gols do Galo. Melhor para o Grêmio Prudente, que passou de fase.
Fim da linha, CAT: golaço coloca Independente na próxima fase
Dono de boa campanha na fase de grupos, o Taquaritinga se despediu já nas oitavas diante do Independente. Os dois times empataram as duas partidas, e o time de Limeira avançou por ter melhor campanha.
Na ida, em casa, o CAT começou melhor e fez 1 a 0 logo aos 6 minutos, graças ao gol de Thiaguinho após o erro na saída de bola dos limeirenses.
No entanto, na etapa final, os visitantes empataram com um belo gol: aos 6 minutos, após cruzamento da direita, Gustavo Schutz acertou um belo voleio e mandou a bola no ângulo.
Independente's Gustavo Schutz leaving the keeper with nothing to do except admire the finish. 💥💥💥
🏆 @FPF_Oficial @Paulistao Sub23 – Segunda Divisão 🇧🇷 pic.twitter.com/azLLwaou0a
— ELEVEN Global (@ElevenSportsHQ) September 30, 2021
Com o 1 a 1 da ida, o Independente tinha a vantagem do empate para a volta, e não desperdiçou. O 0 a 0 em Limeira acabou classificando os anfitriões.
Mata-mata definido
Com os oito times classificados, a Segundona já conhece seus confrontos das quartas de final.
A exemplo do que rolou nas oitavas, a melhor campanha pela a oitava melhor campanha, enquanto a segunda melhor campanha pega a sétima melhor campanha e assim por diante.
O time com a melhor campanha no confronto joga com a vantagem de empate no placar agregado e decide em casa. Os duelos acontecem na quarta-feira e no fim de semana.
Assim, o mata-mata segue com:
- União Suzano (1) x Independente de Limeira (8)
- Flamengo de Guarulhos (2) x Grêmio Prudente (7)
- Matonense (3) x São-Carlense (6)
- Rio Branco (4) x Vocem (5)
(Entre parênteses, a colocação do time na classificação das campanhas até aqui.)
Vale lembrar que, além do site, o Última Divisão está cobrindo o Campeonato Paulista Segunda Divisão 2021 também no YouTube, com lives todas as segundas-feiras. Você pode acompanhar também no formato de podcast nos principais tocadores, como Amazon Music, Spotify, Google Podcast, Castbox, Orelo e outros.
Comentários