Seedorf e a polêmica “foto do racismo”

0 191

A carreira de Clarence Seedorf terminou com poucas lembranças negativas. O surinamês certamente guardou na memória todas vitórias, títulos, prêmios e boas histórias que acumulou ao longo dos mais de 20 anos em campo. Mas o que poucos lembram é que, em 1996, Seedorf esteve no centro de uma polêmica lamentável sobre racismo.

Certamente Seedorf prefere esquecer aquela Eurocopa de 1996. Uma talentosa geração holandesa mostrou suas qualidades, mas foi eliminada na semifinal, após disputa nos pênaltis. Seedorf errou exatamente a cobrança decisiva.

A torcida holandesa e a imprensa da época, que já queriam criticar o treinador Guus Hiddink, encontraram o motivo ideal para isso em uma foto. Nela os jogadores brancos aparecem almoçando na mesa da frente, enquanto os negros estão em outra. Segregação racial? Muitos apostaram nisso.

Houve outros indícios da existência de racismo. Há quem diga que brancos não comemoravam gols com os negros, por exemplo. À época, jogadores negros, como Edgar Davids e Patrick Kluivert, fizeram reclamações veladas, mas depois voltaram atrás.

Com o passar do tempo apareceram outras versões para explicar a foto. O The Guardian fez uma matéria em que entrevistou atletas daquela equipe e assim levantou algumas teorias.

O ex-jogador Youri Mulder disse que havia a divisão no grupo, mas era gerada por causa dos salários, já que os brancos eram mais experientes e ganhavam mais. Houve também quem dissesse que a comida interferiu. No almoço serviam alimentos típicas do Suriname, algo que agradava mais os negros. Eles se juntavam para facilitar o modo de servir a refeição.

O que é verdade? Talvez Seedorf saiba. Mas certamente agora ele tem histórias melhores para lembrar…

2013seedorfcampeaocariocagetty

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...