São José dos Campos FC surge como surpresa da Série A3 em “1º ano”

0 306

A Série A3 do Campeonato Paulista completou neste domingo (2) sua nona rodada, dentre as 19 previstas. Com praticamente metade da primeira fase já cumprida, nomes tradicionais vão encabeçando a tabela – Rio Preto (20 pontos), Novorizontino (16) e Matonense (15) ocupam as três primeiras posições. No entanto, um pouco atrás, um clube inesperado aparece com fôlego na briga por uma vaga na segunda fase da Série A3, e talvez até pelo acesso à Série A2.

Não estranhe se você nunca ouviu falar do São José dos Campos FC, clube da cidade homônima do Vale do Paraíba. Fundado em 1998 como Clube Atlético Joseense, o clube sempre teve um papel de figurante em São José dos Campos, onde a torcida local dedica suas atenções ao São José Esporte Clube – isso, é claro, paralelamente ao apoio a clubes como Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.

Diante da concorrência com o tradicional São José, o Joseense sempre sofreu um bocado para amealhar apoio. Em 2009, o time buscou o nome de Clube Atlético Paulista Joseense (CAP), mirando um crescimento vertiginoso e eventuais participações como Atlético-SP em competições nacionais. Jamais decolou.

De volta ao nome original após poucos anos, o Joseense – acostumado a disputar as últimas divisões de SP – conseguiu o acesso na Segunda Divisão (a quarta, atrás das Séries A1, A2 e A3) em 2012, chegando ao terceiro escalão estadual em 2013. Foi o nono colocado da primeira fase, apenas uma posição atrás da zona de classificação.

No começo de 2014, mais uma vez em busca de apoio, o clube anunciou outra troca de nome: passou a ser o São José dos Campos Futebol Clube. Embora tenha evitado o nome São José Atlético Clube (que foi especulado) para fugir do confronto contra o São José Esporte Clube, é impossível dissociar o SJCFC do conterrâneo mais velho. Além do nome, os dois times têm cores (azul e amarelo) e distintivos parecidos – estes, baseados na bandeira da cidade.

“Espero que essa mudança traga um bom retorno para gente e uma proximidade com a cidade, mostrando para as pessoas que estamos fazendo um bom trabalho para chegar em grandes resultados. E claro, queremos ser cobrados para representar bem a cidade, mas para isso precisamos de crédito e confiança. Além de querer seguir a tradição da cidade que é muito respeitada no mundo esportivo”, declarou o presidente do clube, Nelson de Oliveira Guanaes, em entrevista ao site da Federação Paulista de Futebol.

Apesar do novo nome, o sucesso do clube nos últimos anos é decorrente do trabalho feito fora do campo. No final de 2013, por exemplo, a equipe contratou o experiente técnico Toninho Moura (com passagens por Grêmio Barueri, São José, Atlético Sorocaba, Ferroviária e diversos outros clubes) para assumir o cargo de gerente de futebol. O treinador do clube é Rafael Guanaes, filho do presidente.

Meia Luís Guilherme: destaque e artilheiro da Série A3 (Crédito: SER Caxias/Divulgação)

No elenco montado por Toninho e Rafael, dentre os 15 reforços para 2014, destaca-se o meia Luís Guilherme (ex-Caxias), artilheiro da Série A3 com seis gols. Nos nove jogos até aqui, o time venceu três, empatou cinco e perdeu apenas uma. Hoje, o SJCFC estaria na segunda fase da Série A3, disputando uma vaga na Série A2 de 2015 – o maior feito alcançado pelo time em seus 16 anos de história.

A Série A3 do Campeonato Paulista de 2014

Diferente do que acontece na Série A1 de 2014, a Série A3 é disputada por 20 clubes em um grupo único, que se enfrentam em sistema todos-contra-todos (19 jogos) na primeira fase. Os oito melhores vão para a segunda fase, enquanto os quatro últimos serão rebaixados para a quarta divisão do Campeonato Paulista.

Os oito primeiros da primeira fase são divididos em dois grupos, com quatro clubes cada. Neste dois grupos, os quatro times se enfrentam mais uma vez em sistema todos-contra-todos (6 jogos); os dois primeiros de cada grupo sobem para a Série A2 de 2015, sendo que os líderes de cada chave fazem as finais (ida e volta) do torneio.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...