São Joaquim Futebol Clube, 100 anos

(Imagem: São Joaquim FC/Site oficial)
146

O São Joaquim Futebol Clube, de São Joaquim da Barra (SP), completa 100 anos neste 20 de abril de 2020.

Embora dono de uma longa história, o Espigão – como é conhecido – tem apenas cinco participações em competições oficiais da Federação Paulista de Futebol: disputou a segunda divisão em 1949 e 1950 (com resultados apenas medianos, passando longo de acesso à elite), a terceira divisão em 1993 e a quinta divisão em 1994 e 1995.

Ainda assim, essas participações merecem menção, especialmente pela campanha de 1995. Então participante da Série B-2, o time viu seu principal patrocinador romper o contrato durante o certame – e, mesmo com o dinheiro curto, o São Joaquim foi campeão.

Apesar do título, o time se licenciou do profissionalismo já em 1996. Pior: o troféu e as medalhas referentes àquela conquista só foram recebidas pelo clube em 9 de abril de 2011, em um jogo contra o time máster do Corinthians. O placar foi 2 a 2.

O motivo? Como a diretoria se desfez durante o torneio, ninguém à época apareceu para receber os prêmios. Foi só depois de 13 anos que uma comissão formada por Júlio César Barbosa (zagueiro e capitão daquele time), Adriano Forner e Antunes Matiola começou a buscar o reconhecimento da conquista junto à Federação Paulista de Futebol. Para a felicidade alvinegra, uma decisão favorável foi anunciada pela FPF em 26 de janeiro de 2011. Mais adiante, Júlio César foi eleito presidente do clube, função que desempenhou entre 2017 e 2019.

A história daquele título, o próprio clube conta em um pequeno documentário. Aqui:

Nossos parabéns ao São Joaquim Futebol Clube!

Comments