Um dia, Pelé fez oito gols em um jogo. E esse jogo pode virar livro

Imagem: Antonio Lúcio/Acervo pessoal
0 77

Uma das maiores apresentações individuais de Pelé aconteceu em 21 de novembro de 1964. Na chuvosa tarde daquele sábado, o Santos recebeu o Botafogo de Ribeirão Preto pelo Campeonato Paulista e venceu por 11 a 0, com oito gols do Rei.

Como a TV ainda engatinhava no Brasil e apenas o rádio transmitiu o jogo, as imagens daquela goleada são raras. Mas existem – e devem virar livro.

A responsável pelo projeto é a jornalista Silvia Herrera. Naquele dia, Antonio Lucio (1930-2000), premiador repórter fotográfico (e pai de Silvia) estava na cobertura da partida. Registrou fotos que jamais foram publicadas e que apenas recentemente foram descobertar por ela.

Leia também:

O relato completo daquela goleada histórica está sendo feito pelos jornalistas Antero Greco e Roberto Salim. O livro terá projeto gráfico de Daniel Pereira, publisher da Capella Editorial, e trará depoimentos de jogadores e torcedores que estavam na Vila Belmiro naquele dia.

“Vamos contar esta história dessa lendária vitória do Santos de uma forma criativa, baseada nos fatos históricos, com um pouquinho de literatura”, conta Antero. “Se eu fosse torcedor do Santos iria adorar ter este livro. Mas se eu não fosse, mas gosto de futebol, eu amaria ter este livro. Quem gosta de arte, quem gosta de fotojornalismo, quem gosta do Pelé, vai adorar.”

Para lançar a obra, Silvia Herrera iniciou uma campanha online de financiamento coletivo. O objetivo é ter o livro publicado a tempo das comemorações dos 80 anos de Pelé, em 23 de outubro de 2020. O objetivo é arrecadar R$ 254.722 até 23 de agosto.

Interessou? Você pode conhecer e apoiar o projeto aqui.