Saiba por que o Dia Nacional do Futebol é 19 de julho

0 149

Publicidade

Em 19 de julho, é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Futebol. E essa data não foi escolhida à toa. Na verdade tem uma explicação um tanto alternativa. Foi nesse dia que surgiu o primeiro time do país que ainda está em atividade: é o Sport Club Rio Grande, que disputou a 3ª divisão do Campeonato Gaúcho em 2017.

O “Vovô” do futebol brasileiro tem as cores da bandeira do Rio Grande do Sul e é bastante tradicional. Tanto que já foi campeão gaúcho uma vez, em 1936. Bateu o Inter na final, por placar agregado de 5 a 2.

Estádio Arthur Lawson

Esse título de “1º clube de futebol do Brasil” pode gerar algumas dúvidas. Principalmente porque outros times foram fundados antes (como o São Paulo Athletic Club, o Mackenzie e o Germânia), mas todos estão extintos atualmente. Além disso, existem outros, como o Flamengo, que foram fundados antes, mas só passaram a ter um time de futebol depois de 1900. O único que surgiu no mesmo ano do Rio Grande foi a Ponte Preta, mas 23 dias depois, em 11 de agosto.

Portanto, de fato o Rio Grande é o mais velho time de futebol entre os que seguem em atividade. Tem dificuldades, mas resiste. Em 2017, quase conseguiu o acesso à segunda divisão gaúcha – caiu nas quartas de final. Infelizmente não deve participar da Copa FGF por questões financeiras. Mas seja como for, estará sempre na história por causa do Dia Nacional do Futebol.

Observação: dia 10 de dezembro é considerado o Dia Internacional do Futebol. Favor não confundir. Esta foi uma data criada pela ONU.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...