Resumão Série B: Cruzeiro e covid-19 chamam atenção na 1ª rodada

0 231

Por José Gustavo Félix e Bruno Cosentino

Começou a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. As vitórias que mais chamaram atenção foram do Cruzeiro, pela estreia emocionante, e do CSA, por ter superado muitos desfalques causados pela Covid-19.

Confira um resumo sobre cada uma das partidas que abriram a Série B.

Leia Também:

 

Cuiabá 0 x 0 Brasil de Pelotas

Serie B Cuiaba
Divulgação / Cuiabá
Depois de um ótimo oitavo lugar na edição de 2019 e da predominância no futebol do Mato Grosso, o Cuiabá começa a série B com expectativas altas. Já do lado gaúcho, espera-se uma nova luta contra a queda para a Série C.

As equipes abriram o campeonato, mas não saíram do zero. Em jogo truncado, o time da casa foi quem teve mais a bola no campo de ataque. Porém, criou poucas chances de perigo e não conseguiu furar a retranca Xavante na Arena Pantanal. A melhor oportunidade foi uma bola na trave, após cabeçada de Fabrício Daniel, aos 48 minutos da etapa final. O Brasil se propôs a jogar no contra ataque e ofereceu perigo apenas na primeira metade do 2° tempo, quando exigiu algumas defesas do goleiro João Carlos.

Destaque: Yago (Cuiabá)

Próxima rodada:

  • América-MG x Cuiabá – 11/8, às 21:30
  • Brasil de Pelotas x Ponte Preta – 11/8, às 19:15

 

Confiança 2 x 2 Paraná

Serie B Parana
Emanuel Rocha / Futura Press
A emoção ficou guardada para o segundo confronto da noite de sexta (7/8). Embalado pelo acesso na Série C de 2019, e a boa campanha na Copa do Nordeste desse ano, o Dragão estreou em casa contra o Paraná Clube, sexto colocado em 2019, com 56 pontos.

No geral, o Paraná se comportou melhor com a bola no pé. No entanto, mostrou uma defesa muito frágil, contra um adversário sem muita qualidade. Pela equipe sergipana, muita dificuldade de criação ofensiva e um meio de campo pouco efetivo. O Confiança viu o tricolor abrir 2×0, mas buscou o empate no abafa com um belo gol, aos 50 do segundo tempo.

Gols:

  • Paraná – Renan Bressan (46/1°) e Mosquito (28/2°)
  • Confiança – Danilo Pires (35/2°) e Iago (50/2°)

Destaques:

  • Paraná – Alisson e Renan Bressan
  • Confiança – Daniel Pires.

Próxima rodada:

  • Botafogo-SP x Confiança – 11/8, às 19:15
  • Paraná x Avaí – 11/8, às 20:30

Juventude 2 x 1 CRB

Serie B Juve
Arthur Dallegrave / Juventude
Abrindo os jogos de sábado, o Ju fez seu retorno à Série B, no Alfredo Jaconi, diante do CRB. A equipe alagoana fez boa campanha em 2019, ficando em sétimo lugar, com 55 pontos.

A partida foi bem equilibrada e contou com uma primeira etapa muito movimentada. Os visitantes abriram o placar com um minuto de jogo, em cabeçada do experiente Léo Gamalho. Aos dez, os gaúchos tiveram a chance de chegar ao empate com um pênalti desperdiçado por Renato Cajá. O camisa 10 se redimiu aos 34, marcando o gol de empate com chute de fora da área que desviou na defesa e matou o goleiro Victor Souza. No segundo tempo, o mesmo ainda deu assistência para Breno virar a partida e garantir a vitória do Juventude. A dupla teve uma grande atuação. O CRB cresceu no final da partida, mas não conseguiu chegar ao empate.

Gols:

  • Juventude – Renato Cajá (34/1°) e Breno (11/2°)
  • CRB – Léo Gamalho (1/1°)

Destaques:

  • Juventude – Renato Cajá, Breno e Marcelo Carné.
  • CRB – Erik

Próxima rodada:

  • Sampaio Corrêa x Juventude (11/8, às 19:15)
  • CRB x Oeste (12/8, às 17:00)

 

Operário 3×1 Figueirense

Serie B Operario
Divulgação / Operário
Um confronto de equipes que viveram realidades distintas em 2019. O Trem Fantasma fez uma campanha segura, terminando em décimo lugar com 50 pontos. Já o Figueira, viveu com problemas financeiros por conta da frustrante parceria entre empresa e associação. Isso chegou a culminar em uma derrota por W.O e uma chance iminente de rebaixamento. Com uma reação na reta final, conseguiu finalizar em décimo sexto, com apenas 41 pontos.

O alvinegro catarinense não conseguiu começar bem sua caminhada em busca de um ano mais tranquilo. No Germano Krüger, o Operário dominou as ações durante os 90 minutos de partida, contando com mais um gol do artilheiro da equipe, Douglas Coutinho.

Gols:

  • Operário – Douglas Coutinho (38/1°), Mazinho (2/2°) e Marcelo (10/2°)
  • Figueirense – Diego Gonçalves (34/2°)

Destaques:

  • Operário – Douglas Coutinho, Tomas Bastos e Marcelo

Próxima rodada:

  • Náutico x Operário – 11/8, às 21:30
  • Figueirense x Vitória- 11/8, às 21:30

 

Cruzeiro 2 x 1 Botafogo-SP

Serie B Cruzeiro
Divulgação
Depois de terminar a Série A de 2019 na 17º colocação, o Cruzeiro foi rebaixado pela primeira vez na história. Enquanto isso, o Botafogo-SP terminou em 9º lugar sua na sua última Série B.

A Raposa começou vencendo por 2×1, no Mineirão. Os três gols da partida saíram no 2º tempo. Aos 18 minutos, Cáceres levantou a bola na área, e Cacá fez o primeiro. Faltando cinco minutos para o fim, Wellington Tanque estava esperto na área e empatou. Nem deu tempo de comemorar, porque, segundos depois, Jean (ex-São Paulo, Fluminense e Palmeiras) decretou a vitória do Cruzeiro.

Destaques:

  • Cruzeiro – Cacá
  • Botafogo-SP – Wellington Tanque

Próxima rodada:

  • Guarani x Cruzeiro (11/8, às 20:30)
  • Botafogo-SP x Confiança (11/8, às 19:15)

 

Vitória 1 x 0 Sampaio Corrêa

Serie B Vitoria

Depois de brigar para não cair em 2019, o Vitória começou 2020 vencendo o recém promovido Sampaio Corrêa. Na última Série B, o time baiano foi o 12º colocado e brigou para não cair. O time maranhense foi vice-campeão da Série C.

No Barradão, o rubro-negro fez um bom jogo e venceu o Sampaio Corrêa por 1×0. A equipe criou várias chances na primeira etapa, até que aos 18 minutos, Jordy Caicedo foi derrubado na área. Pênalti para o vitória, convertido pelo capitão e experiente Thiago Carleto.

Próxima rodada:

  • Sampaio Corrêa x Juventude (11/8, às 19h15)
  • Figueirense x Vitória (11/8, às 21h30)

 

Avaí 3 x 1 Náutico

Serie B Avai

Na Ressacada, o lanterna da Série A 2019 venceu o campeão da Série C 2019. Deu Avaí pra cima do Náutico, 3×1. O uruguaio Gastón Rodríguez abriu o placar pro Avaí aos 24 minutos, após escanteio cobrado por Valdívia (ex-Internacional, Atlético Mineiro, São Paulo e Vasco).

No final do primeiro tempo, o segundo gol dos catarinenses foi uma infelicidade do zagueiro Carlão, do Náutico, que fez contra. Na etapa final, Kieza diminuiu pro Timbu, mas não adiantou, porque Gastón Rodríguez fez o segundo dele no jogo e fechou o placar.

Destaque:

  • Avaí – Gastón Rodríguez

Próxima rodada:

  • Avaí x Paraná (11/8, às 20:30)
  • Náutico x Operário (11/8, às 21:30)

 

Ponte Preta 0 x 1 América-MG

Serie B Americamg

A Ponte Preta vem de um 11º lugar na Série B 2019, enquanto o América não subiu por apenas um ponto. Foi um confronto de dois times que devem lutar pelo acesso. O time mineiro foi até São Paulo e venceu a Macaca por 1×0. E teve polêmica no lance do gol da vitória. O árbitro marcou um pênalti, muito discutível, aos 42 minutos do primeiro tempo. João Paulo (ex-Flamengo) bateu, Ivan defendeu, mas o lateral esquerdo mandou pra rede no rebote.

Próxima rodada:

  • Brasil-RS x Ponte Preta (11/8, às 19:15)
  • América-MG x Cuiabá (11/8, às 21:30)

 

CSA 1 x 0 Guarani

Serie B Csa

O CSA reestreou na segunda divisão, depois de terminar em 18º na Série A em 2019. Enquanto o Guarani segue tentando voltar à elite, no ano passado foi o 13º colocado da Série B.

O time alagoano, apesar de ter nove desfalques por causa do Covid-19,  começou vencendo e fez 1×0 pra cima do Bugre. Aos 16 minutos do primeiro tempo, Geovane fez o único gol da partida. Após bola levantada na área, Alan Costa escorou, e o volante mandou pro fundo da rede.

Próxima rodada:

  • Guarani x Cruzeiro (11/8, às 20:30)
  • Chapecoense x CSA (12/8, às 16:30)

 

Oeste 0 x 0 Chapecoense

Serie B Chape
Jefferson Vieira / Oeste
Enquanto o Oeste brigou contra a queda para Série C em 2019, a Chape foi rebaixada da primeira divisão com um elenco muito abaixo do nível da primeira divisão, problemas internos, e muitos efeitos pós-tragédia. O Índio Condá se reforçou muito para essa Série B, mas teve um início pouco animador.

Com as duas equipes sofrendo o forte calor na Arena Barueri, o jogo foi muito truncado no meio de campo. Os times pouco se arriscaram e quase não criaram chances de perigo às metas adversárias. Um melancólico 0x0 para fechar a primeira rodada do campeonato.

Destaques:

Oeste – Fabrício Oya

Próxima rodada:

  • CRB x Oeste – 12/8, às 17:00
  • Chapecoense x CSA – 12/8, às 19:30