• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

Quem são os piores clubes do Ranking da CBF 2022?

Igor Nishikiori por Igor Nishikiori
11/01/2022
em Fut. Brasil
0
0
COMPARTILHAMENTOS
1.3k
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

O ano começou e o momento é mais do que propício para conhecer a lista dos piores clubes do Ranking da CBF do calendário de 2022. São times que jogaram a Série D ou a Copa do Brasil nas últimas cinco temporadas e foram eliminados nos primeiros jogos, ganhando apenas os pontos de participação.

Desta vez selecionamos apenas os 4 últimos da lista, que fizeram 50 pontos ou menos. E se você quiser conferir a lista completa com os 239 clubes, é só clicar no link ao lado: Ranking Nacional de Clubes da CBF 2022.

PUBLICIDADE

Como é feito o Ranking da CBF?

Como a gente sempre enfatiza, o fato de os times estarem nas últimas colocações do Ranking da CBF não significa que estes sejam os piores clubes do Brasil. Há milhares de outros times espalhados pelo Brasil que sequer conseguiram chegar a um torneio nacional nesses últimos 5 anos. Por isso, tão importante quanto conseguir chegar a uma divisão nacional é conseguir se manter nela.

A pontuação leva em conta a posição do clube nas competições nacionais, além do ano de participação. Quanto mais recente for a participação, maior é o peso da pontuação. Ou seja, uma participação na Copa do Brasil 2017 garante um mínimo de 15 pontos (peso 1), enquanto a participação na Copa do Brasil 2021 garante 75 (peso 5). Abaixo você confere como é feito o cálculo:

Critérios do Ranking Nacional de clubes da CBF
Divulgação/CBF

Outra pergunta que se faz é para que serve o Ranking de Clubes da CBF. Objetivamente, ele tem duas funções: a primeira é servir de base de cálculo para o Ranking Nacional das Federações, que estabelece o número de vagas que cada Estado tem direito na Copa do Brasil e na Série D.

E outro motivo é a de distribuir as vagas na Copa do Brasil às quais a CBF tem direito. Das 92 vagas na Copa do Brasil 2022, 10 foram distribuídas de acordo com o Ranking da CBF.

Sem mais delongas, vamos conhecer os piores clubes do Ranking para a temporada 2022:

 

Santana-AP (50 pontos)

  • Por que está no Ranking: participação na Série D 2021

O time da cidade de Santana foi fundado por uma empresa extração de manganês na década de 50 e chegou a ser um dos maiores vencedores da era amadora do futebol amapaense, mas viveu muito tempo licenciado até retornar em 2009. Desde então, conquistou três vice-campeonatos: 2009, 2010 e 2020. E foi no vice de 2020 que veio a vaga para a Série D 2021.

Em 2021, o time enfrentou um sério problema para a preparação para a Série D, já que o estadual foi adiado para julho por conta da pandemia de Covid-19 e o governo local restringiu os treinos coletivos. Então, o time praticamente fez seu primeiro jogo oficial do ano já na estreia para a Série D, contra o GAS-RR, pela fase preliminar. Resultado: duas derrotas e a eliminação precoce na competição.

E no Amapaense 2021, o Santana de novo ficou devendo: ficou na lanterna da competição, com 1 empate e 5 derrotas. Em outras palavras, a equipe não venceu um jogo sequer em 2021!

Para piorar a já combalida moral, em 2022 o Santana tomou um sonoro 9 a 0 do Avaí pela Copa São Paulo. E depois se seguiram as derrotas para Flamengo-SP e Guarulhos.

Se em campo, o Santana não vive grande fase, o clube vem tentando se reinventar fora dele. Em 2021, o time lançou uma marca própria de uniformes, o Canário, e vem investindo até em e-sports.

 

Votuporanguense-SP (45 pontos)

  • Por que está no Ranking: Participação na Copa do Brasil 2019

Antes, vale ressaltar que este não é “A” Associação Atlética Votuporanguense, clube tradicional do interior que fechou as portas em meados de 2000. Mas sim, “O” Clube Atlético Votuporanguense, fundado em 2009.

Até a publicação deste texto, o Votuporanguense ainda não chegou à primeira divisão de São Paulo. Então sua única participação em competições nacionais aconteceu por conta da Copa Paulista, torneio de segundo semestre da Federação Paulista de Futebol.

A classificação aconteceu na edição de 2018, quando o time de Votuporanga fez a final contra a Ferroviária de Araraquara, então campeã do torneio. Mas isso não abalou o time caçula: após dois empates em 1 a 1, o Votuporanguense foi campeão na disputa por pênaltis.

Parte desse título pode ser creditado ao jovem técnico Rafael Guanaes, então com 37 anos. Em 2021, Guanaes conseguiu levar o Tombense para a Série B do Brasileirão.

Para se ter ideia da façanha que foi aquele título, na época o presidente do Votuporanguense, Marcelo Stringari, disse que a folha salarial do clube era de R$ 40 mil, um dos mais baratos da competição.

Tendo em vista essa condição financeira, o clube escolheu disputar a Copa do Brasil de 2019 — um torneio curto, mas que paga melhor. Na ocasião, o Votuporanguense caiu logo na primeira fase, diante do Ypiranga de Erechim, e embolsou R$ 500 mil só de cachê (sem contar a bilheteria).

Mesmo com essa injeção de dinheiro, o Votuporanguense se organizou mal para a Série A2 de 2020. Apesar de ter se reforçado bem, o time ficou na vice-lanterna e acabou rebaixado para a Série A3, onde está até hoje.

Uma curiosidade é que o time tem como investidor o lateral-direito Daniel Alves. Um grupo de empresários que tem o jogador como sócio comprou 20% do clube em 2019. Mas, segundo reportagens, Daniel Alves não se envolve no dia a dia do clube.

PUBLICIDADE

 

Friburguense-RJ (15 pontos)

  • Por que está no Ranking: Participação na Copa do Brasil 2017

Time tradicional de Nova Friburgo, o Friburguense disputou a Copa do Brasil de 2017, mas poderia ter disputado a Série D. Isso aconteceu porque a vaga foi conquistada por meio da Copa Rio 2016 (o torneio estadual de segundo semestre da federação carioca de fuebol).

A final foi contra a Portuguesa da Ilha do Governador. O primeiro jogo terminou 3 a 2 para o Friburguense. Já o segundo jogo teve contornos épicos: o Friburguense chegou a abrir 2 a 0, mas a Portuguesa virou para 4 a 2. No último minuto de jogo, o goleiro Luiz Felipe, do Frizão, foi pra área e marcou o gol salvador.

Com o empate no placar agregado, o jogo foi para os pênaltis e Luiz Felipe se destacou de novo, pegando uma das cobranças. Assim, em campo o Friburguense foi campeão da Copa Rio 2016.

Só que depois veio a ducha de água fria: por conta da escalação irregular do jogador Diego Guerra na primeira partida, o Friburguense acabou perdendo os pontos e terminou como vice-campeão. Assim, a Portuguesa escolheu a Série D e o Friburguense ficou com a Copa do Brasil.

Se você acha que a vida do Friburguense é injusta, escuta essa: de 2017 a 2019, o Frizão jogou a Série A2 Carioca (então chamada de B1). Após ser campeão em 2019 em cima do America, subiu para a elite. Mas tanto em 2020 quanto em 2021 jogou apenas a bizarra Fase Preliminar e caiu precocemente nas duas ocasiões. Ou seja, sequer jogou contra os clubes maiores do Rio.

E o mais louco é que o clube ainda disputou a Série A2 em 2021 e ficou perto de subir de novo, chegando até a semifinal contra o Audax Rio, que viria a ser campeão.

Isso porque o Friburguense chegou a ser eliminado da competição após perder 6 pontos por escalação irregular e recuperado depois os pontos no STJD, obrigando a FERJ a refazer a semifinal e a final (o Artsul já tinha até sido declarado campeão). Enfim, um belo aperitivo do futebol carioca.

 

Rondoniense-RO (15 pontos)

  • Por que está no Ranking: Copa do Brasil 2017

Apesar do Rondoniense estar na lanterna do Ranking de Clubes da CBF ao lado do Friburguense, é injusto dizer que ele é o pior clube do Brasil. O problema do clube é o fato dele estar em Rondônia, que é a penúltima federação do Ranking de Federações da CBF (à frente apenas do Amapá).

Fundado em 2007 como projeto social, o Rondoniense estreou como profissional em 2016. E já naquele ano, o time comandado pelo jovem Ariel Mamede (na época com apenas 26 anos) conquistou seu primeiro e único título estadual. Com isso, chegou à Série D e à Copa do Brasil de 2017.

Porém, o Rondoniense acabou desistindo da vaga para a Série D e para focar apenas na Copa Verde. E deu certo: o time chegou até às semifinais e só caiu diante do Luverdense (que viria a ser o campeão).

Já na Copa do Brasil, o time acabou caindo na primeira fase diante do Cuiabá, que na época disputava a Série C.

Desde então, o Rondoniense até fez boas campanhas, como o Estadual de 2018 (quando acabou em 3º). Mas como o estado de Rondônia conta com apenas 1 vaga para a Série D (e antes eram 2), o clube nunca mais chegou a uma competição nacional.

Uma pena, visto que o Rondoniense é um dos poucos times bem estruturados de Porto Velho, contando com um CT próprio e tendo uma das melhores categorias de base de Rondônia.

Tags: piores clubesranking da cbf 2022ranking de clubes da cbf
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

Aconteceu de verdade: a história do jogo que terminou 149 a 0

Próximo

É preciso repensar os campeonatos estaduais

Igor Nishikiori

Igor Nishikiori

Jornalista e são-paulino. Já escreveu para veículos como Folha de S. Paulo, Agora São Paulo, Scream & Yell, Made In Japan, São Paulo Shimbun e Portal R7.

Relacionado Posts

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”
Fut. Brasil

Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”

por Allan Brito
22/06/2022 - Atualizado em 25/06/2022
Como o Tombense saiu do Z4 e virou o principal desafiante do quinteto de favoritos
Fut. Brasil

Como o Tombense saiu do Z4 e virou o principal desafiante do quinteto de favoritos

por Allan Brito
21/06/2022
Próximo
É preciso repensar os campeonatos estaduais

É preciso repensar os campeonatos estaduais

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
  • Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Os três pênaltis que salvaram o goleiro Montanha

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
  • Aconteceu de verdade: a história do jogo que terminou 149 a 0

    16 compartilhamentos
    Compartilhar 16 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.