“Quem é que soooobe?” 2010

0 53

Há certas tradições que não podem ser quebradas no futebol brasileiro: todos técnicos caem antes do final do ano, a maioria dos craques vai embora no meio da disputa e os times sempre fazem um grande esforço para não ganharem o título.

E o Última Divisão pretende criar uma nova tradição como essas citadas acima: assim como fizemos no ano passado, lançamos agora nosso especial sobre a briga por acesso na Série C e, dessa vez, também sobre a Série D.

Pegam fogo as últimas divisões do futebol brasileiro nesse final de semana! É quando começarão os mata-matas que darão quatro vagas para a Série B e mais quatro para a Série C. Há um pouco de tudo nesses duelos: times com ou sem tradição, com ou sem nomes engraçados, com ou sem jogadores divertidos, mas sempre, invariavelmente sempre, com muito futebol alternativo. Do jeito que a CBF gosta: aquela desorganização de sempre, mas que ainda encanta os mais fervorosos fãs do esporte bretão.

Apenas para explicar o regulamento desta fase: é igual ao da Copa do Brasil. Gol fora de casa é o principal critério de desempate. Em caso de igualdades pelo mesmo placar (ou de vitórias “alternadas” dos dois times pelo mesmo placar), teremos pênaltis. Agora divirta-se com nossas análises dos confrontos e também não esqueça de deixar sua opinião nos comentários:

SÉRIE C

Paysandu 4 x 0 Salgueiro
Allan: o Salgueiro foi muito irregular. Chegou a hora do Papão renascer. Vai ser bonita a festa em Belém, terra onde Jesus nasceu (sic).
Diego: a tradição vai falar mais alto. O Papão se classificou sem grandes dificuldades e tem time pra iniciar o caminho de volta à elite.
Emanuel: Boião, Eridon, Sideval, Edu Chiquita, Alexson, Beá, Jessuí… É muita bizarrice no Salgueiro, que esteve perto de ser rebaixado e só garantiu passagem no grupo na última rodada. Papão, chegou sua hora!
Julio: pela camisa, acho que dá Papão. Salgueiro, só no carnaval do Rio.

ABC 1 x 3 Águia
Allan: o Águia só tem batido na trave e dessa vez não vai ser diferente. ABC conhece melhor o caminho para a Série B e expõe no nome o seu gosto por alternância de divisões. Vai continuar mudando…
Diego: o time de Marabá merece uma melhor sorte depois de quase ter subido ano passado. Dessa vez, vai!
Emanuel: Águia. Também estou na torcida pelo ABC, mas vejo como sólida a crescente do Águia nos últimos anos. Teremos dois paraenses na Série B de 2011?
Julio: embora seja mais simpático ao ABC, vai dar Águia. Não me pergunte o porquê.

Ituiutaba 0 x 4 Chapecoense
Allan: o time catarinense tem merecido há anos. Que pelo menos um verde se salve nesse ano…
Diego: nunca confio nesse Ituiutaba. Além do mais, um time com Sandro Sotilli não pode estar só na Série C. Então, o time de Chapecó sobe.
Emanuel: Chape! Depois das campanhas pífias nos Estaduais, Boa e Chape surpreenderam na Série C. Mas um técnico como Guilherme Macuglia deve pesar a favor dos catarinos, que consolidam nacionalmente uma estruturação já conhecida em Santa Catarina. E que eu não quebre a cara!
Julio: os mineiros têm boa defesa, mas vai dar Chapecoense. Pelo Mané!

Criciúma 2 x 2 Macaé

Allan: é o jogo mais difícil de palpitar. Mas confio na equipe do Rio, aproveitando a boa fase dos times de lá.
Diego: confronto mais equilibrado, mas ainda aposto no Tigre. Santa Catarina com três times na Série B, eu acredito (e um deles será o pobre Avaí, porque o Figueira subirá e mostrará quem é o maior do estado)!
Emanuel: Macaé fará o clássico com o Duque de Caxias em 2011. Gostaria de apostar no Criciúma, que era meu candidato a cair no grupo do Sul, mas não vejo tanta solidez diante de um time emergente como o macaense.
Julio: totalmente indefinido. Mas já que é pra chutar, vamos lá: Criciúma!

SÉRIE D

Joinville 3 x 0 América-AM

Allan: aposto no time catarinense para o título. Quem revela um jogadorzaço como o Ramires só pode merecer isso…
Emanuel: a tradição me manda apostar no JEC, que parece sólido depois de uns anos meio trôpegos até no Campeonato Catarinense. Mas o América-AM, que também tem tradição, ainda conta (eu acho) com o apoio dos empresários que quase o transformaram em Manaós FC uns tempos atrás. De qualquer forma, dá Coelho!
Julio: duas derrotas em 16 jogos mostram a maturidade do time do Joinville, que deve passar sem problemas pelo surpreendente América e ficar ainda mais favorito ao título da Série D deste ano.

Madureira 2 x 1 Operário-PR
Allan: é o momento dos times cariocas! Vai o Madureira pra Série C!
Emanuel: o Madureira parece bater na trave toda vez que chega em algum lugar. Não estranharia se desse Fantasma, pela ascensão forte. Mas meu palpite é suburbano: vai, Madureira!
Julio: este palpiteiro é nascido em Castro-PR, cidade vizinha a Ponta Grossa, e por isso não tem como não torcer pelo Operário. Por isso creio que o Fantasma passa, e fácil. Mas, por favor, guardem seus trocadilhos com a cidade-sede do nobre clube dos Campos Gerais.

Araguaína 0 x 3 Uberaba
Allan: aqui é até fácil palpitar. Vai passar o Uberaba tranquilamente. O Araguaína só tem chances no quesito “nome mais legal”.
Emanuel: Araguaína rima com tubaína, Uberaba rima com catuaba. O que você acha que é mais forte? Com duas boas campanhas na Série D e até um papel digno na Copa do Brasil deste ano, a potestade-mor do futebol mineiro sobe com um pé nas costas!
Julio: segundo dados do blog Brasileiro Série D, o Uberaba é o melhor time da história da Série D. No ano passado, quase subiu. Agora, faz grande campanha. Acho que vai mais longe que estas quartas-de-finais.

Guarany de Sobral 2 x 1 Vila Aurora
Allan: pelo menos algum time cearense vai fazer bonito até o final desse ano. O Guarany já tinha ido bem no estadual, então merece o acesso.
Emanuel: o Guarany quase teve Ciel, enquanto o Vila Aurora teve Negreiros – o que, no fundo, é quase ter um atacante. Pela volta às divisões de acesso, dá Guarany!
Julio: vou contar uma historinha – o CSA era o imbatível da primeira fase e perdeu covardemente para o Sampaio Correa, que acabou eliminado pelo Guarany de Sobral na fase passada. Você, nobre leitor, deve estar se perguntando: “e o Kiko?”. Elementar, meu caro Watson: Vila Aurora bate o Guarany para cair para o Uberaba na semifinal.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...