Quatro histórias dos quatro campeões da Série D 2016

2 492

O Última Divisão está de olho na última divisão do futebol brasileiro e encontrou quatro curiosidades que contam um pouco da história dos quatro campeões da Série D. Sim, é verdade que Volta Redonda, CSA, São Bento e Moto Club ainda vão disputar o título, mas o importante é que conquistaram o acesso para a Série C.

E nas finais, ou seja, os jogos das quartas, que aconteceram nos últimos dois finais de semana, surgiram momentos chamativos e alternativos…

Volta Redonda

O ano já começou bom para o Voltaço, que conquistou a Taça Rio. O detalhe é que na final daquela competição quem fez um dos gols foi Dija Baiano, um herói bastante controverso do time. Ele teve diversos problemas de indisciplina, inclusive um bastante grave: foi acusado de agredir sua mulher e indiciado por lesão corporal. A versão dele é inusitada: Dija disse que foi agredido pela mulher e, quando tentou a empurrar, seu relógio ficou preso no nariz dela.

Em maio, Dija foi dispensado do Volta por causa desses problemas. Acertou com o Macaé, mas ficou por pouco tempo. Logo o Volta lhe perdoou e contratou de volta. Deu certo mais uma vez: Dija Baiano fez dois gols e foi o craque do jogo decisivo que colocou o Volta na Série C.

O acesso consagrou outro personagem interessante do Volta: é o técnico Felipe Surian, que tem apenas 34 anos e já conquistou seu segundo acesso na Série D – em 2013, ele estava no comando do Tupi. Ele chegou a jogar com o centroavante Fred nas categorias de base do América-MG, mas encerrou a carreira precocemente por lesão e rapidamente achou um rumo melhor.

Abraço de amigos no jogo Fluminense x Volta Redonda
Abraço de amigos no jogo Fluminense x Volta Redonda

Moto Club

O grande personagem do acesso do Moto Club é Valderrama! Ele já chama atenção pelo apelido carismático, claro, mas na final se destacou por fazer um gol decisivo contra o Atlético-AC. O meio-campista entrou no jogo aos 21min e, apenas quatro minutos depois, já fez o segundo gol do Moto.

E a curiosidade vai além: Diego Valderrama na verdade pertence ao Sampaio Corrêa, rival do Moto Club, e foi emprestado para disputar a Série D. No ano que vem, é bem provável que os dois rivais se enfrentem, pois o Sampaio está fazendo uma péssima campanha na Série B. E agora, Valderrama, de que lado você estará?

valderrama
A “beleza” é a mesma do Valderrama colombiano

São Bento

A história recente do São Bento já é impressionante: em 2013, o time estava na terceira divisão do Campeonato Paulista. Sem fazer mágica, apenas com uma gestão eficiente, o time conquistou dois acessos estaduais, uma ótima campanha na elite em 2016 e o acesso na Série D.

O que chamou atenção na temporada foi o desempenho da defesa do São Bento. No Paulista foi a 2ª melhor, sofrendo apenas 13 gols em 16 jogos. E na Série D impressionou: levou dois gols em 12 jogos até agora. Incrível!

No setor ofensivo a história que se destaca é do meia Giovanni, nascido e criado em Sorocaba. Ele surgiu como promessa no Corinthians, fez uma ótima Copa São Paulo em 2012 e até foi ao Mundial de Clubes vencido em 2012. Porém, logo foi foi esquecido por Tite em 2013, passou por diversos times e agora foi fundamental para o acesso do São Bento, time da sua cidade, com o qual tem total identificação. Inclusive ele fez um gol no jogo decisivo contra o Itabaiana.

giovanni_twitter_pronta
Da Série D para o mundo e vice-versa

CSA

O CSA até tem alguns jogadores com histórias legais, como o zagueiro Douglas Marques, que tatuou o escudo do clube, ou o atacante Jônatas Obina, brasileiro que já defendeu a seleção de Guiné Equatorial.

Mas o que realmente chamou atenção na campanha do time alagoano foi a torcida. Impressionou ao lotar o Estádio Rei Pelé desde o início e principalmente por fazer uma grande festa no aeroporto – cerca de 5 mil pessoas foram no desembarque dos jogadores depois que eles bateram o Ituano por 2 a 1 em São Paulo e ficaram muito perto do acesso, confirmado com ainda mais festa no Rei Pelé, neste domingo.

Festa antes da vaga ser confirmada
Festa antes da vaga ser confirmada
Posts Relacionados

Leave A Reply

Your email address will not be published.

  1. Bruno says

    Matéria maravilhosa

    1. Allan Brito says

      Obrigado, Bruno!