Qual é o nome do estádio de Milão: San Siro ou Giuseppe Meazza?

0 1.475

Publicidade

É uma história publicada em muitos sites: dizem que o nome do principal estádio de Milão muda de acordo com o time que é mandante. “Se o jogo é do Milan, ele é chamado de San Siro. Se o jogo é da Inter de Milão, vira Giuseppe Meazza“. A justificativa seria a rivalidade entre os clubes, afinal Meazza só é ídolo dos nerazzurri.

Realmente seria uma boa história. Mas não passa de uma lenda.

Assim que foi construído, em 1926, o estádio de Milão foi batizado de San Siro. É o nome do bairro onde ele fica. Mas a confusão começou quando Giuseppe Meazza morreu, em 1979, e quiseram homenageá-lo. Tanto o Milan quanto a Inter aceitaram mudar o nome oficial do estádio.

A homenagem é mais do que justa: Meazza foi um grande jogador na década de 30. Além de atuar por Inter de Milão, Milan e Juventus, ele brilhou nas Copas do Mundo de 1934 e 1938. Foi decisivo e campeão em ambas. Virou um ídolo nacional.

Capitão da Itália, Meazza recebeu a taça da Copa de 1938

Mas é fato que a homenagem gerou uma confusão. Foi criada a dúvida: qual deve ser o nome certo do estádio? E a resposta é: os dois nomes estão certos, mas San Siro é muito mais utilizado na Itália. De fato alguns torcedores da Inter preferem chamá-lo de Meazza, mas não existe essa mudança a cada partida.

O curioso é que hoje em dia muitos comentaristas brasileiros sofrem com essa lenda. Mesmo especialistas em futebol italiano, como Leonardo Bertozzi e Antero Greco, são criticados quando dizem que o estádio chama-se San Siro em um jogo da Inter de Milão. Eles tentam desmistificar a história como podem.

Em 2016, quando o San Siro sediou a final da Champions League, esse assunto teve muito destaque. Para quem acredita nessa lenda, surgiu uma dúvida: afinal, se era um jogo neutro, como o estádio tem que ser chamado?

A Uefa, é claro, usou o nome San Siro em todas ocasiões, seja na transmissão, nos ingressos ou na divulgação de informações.

“Stadio San Siro”

A Trivela entrevistou torcedores italianos antes da final da Champions League. Eles comprovaram que o estádio é chamado de San Siro. E um jornalista espanhol até entrevistou um funcionário do local e perguntou sobra a lenda. Veja a resposta:

O Última Divisão também conversou com repórteres que estão Milão para saber mais sobre essa questão. Anderson Marques, que é um correspondente brasileiro, e Simone Gambino, repórter da Goal Itália, confirmaram: mesmo torcedores da Inter de Milão chamam o estádio de San Siro.

Então na prática funciona como o Estádio do Pacaembu ou o Maracanã no Brasil: ambos têm nomes oficiais (Paulo Machado de Carvalho e Mário Filho), mas são conhecidos pelo nome da região onde estão. Ou seja, infelizmente a história do estádio de Milão é bem mais comum e sem graça do que é divulgada.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...