Portuguesa vira e vence o Dérbi dos Imigrantes na Série A2 do Paulista

Dorival Rosa/Portuguesa
4.900

A 12ª rodada da Série A-2 do Campeonato Paulista nos reservou um dos mais tradicionais confrontos do estado de São Paulo, e quiçá do Brasil: o Dérbi dos Imigrantes.

A partida opunha o inconstante Juventus – que vinha bem na competição, mas sofreu duas derrotas nos últimos dois jogos – e a Portuguesa – que parecia embalar após ter vencido o líder Oeste na 9º rodada, mas que empata em demasia.

A partida começou estudada, mas conforme os espaços foram aparecendo, a equipe do Juventus passou a chegar com perigo a meta lusitana.

Publicidade

Foi então que, aos 14 minutos da etapa inicial, o Moleque Travesso começou aprontando das suas. Em jogada iniciada no chamado “lateral monstro” na área da Lusa, a bola acabou desviado para o meio da área e sobrou para Joel, que sem deixar cair, dominou e mandou por cima do goleiro Thomazella. Um golaço!

Na segunda etapa, a Lusa voltou melhor graças a alteração do técnico Fernando Marchiori, que colocou o meia Raphael Toledo em campo. Com isso, a equipe passou a pressionar o rival em busca do gol de empate.

E ele veio aos 18 minutos, quando a zaga juventina saiu jogando errado e Ermínio serviu Misael, que bateu rasteio no meio gol, mas sem chances de defesa.

Se persistisse o resultado, seria o oitavo empate da Portuguesa na Série A2. Seria: quatro minutos depois de empatar o jogo, a Portuguesa teve um contra-ataque com Raphael Toledo e Misael. Ambos saíram em disparam e tabelaram frente ao zagueiro solitário do Juventus que nada pode fazer. Era a virada da Lusa no clássico.

Mas ainda faltava um último ato para fechar a noite de festa portuguesa: um gol de tabelinha em lateral. Isso mesmo.

Douglas Dias bateu o lateral pelo lado esquerdo do ataque para o Lucas Douglas fazer o papel de pivô e devolver para o camisa 14 penetrar a área e bater cruzado, fora do alcance do goleiro. Vitória maiúscula, que garantiu a Portuguesa pela primeira vez no campeonato dentro do G-8.

Sem dúvidas o jogo mais aguardado desta 12º rodada da Série A2 do Campeonato Paulista era o confronto Água Santa x Oeste. O jogo opunha vice-líder e líder da competição, respectivamente e poderia acabar com a invencibilidade do Netuno ou fazer com que a equipe de Diadema encostasse no líder.

Mas, nem uma coisa, nem outra aconteceu, já que a partida acabou ficando no 1 a 1 – Rodrigo Sam, do Oeste, e Deivid, do Água Santa, construíram o placar do empate que manteve as equipes praticamente na mesma situação no campeonato.

O empate poderia favorecer o 3º colocado Atibaia, mas o Falcão parece estar sofrendo para voltar a boa sequência de outrora no campeonato. A equipe ficou no empate sem gols com o Velo Clube e chegou ao quatro jogo seguido sem vitória.

Outra equipe que parece estar sofrendo com o ritmo dos jogos é o XV de Piracicaba. A equipe acabou sendo “duplamente” superada pelo Rio Claro, já que além de perder o confronto direto por 1 a 0, também viu o rival o ultrapassar na tabela – é o 5º jogo seguindo sem vitória do Nhô Quim.

Confira todos os resultados da 12ª rodada:

  • Água Santa 1 x 1 Oeste
  • Atibaia 0 x 0 Velo Clube
  • Juventus 1 x 3 Portuguesa
  • Sertãozinho 1 x 1 Red Bull Brasil
  • São Bernardo 2 x 3 Taubaté
  • Rio Claro 1 x 0 XV de Piracicaba
  • Audax 0 x 1 EC São Bernardo
  • Portuguesa Santista 0 x 0 Monte Azul
Comentários