Por que 14 de maio é Dia do Jogador de Futebol na Argentina?

Imagem: El Gráfico/Reprodução
127

Talvez você são saiba, mas a Argentina celebra o Dia do Jogador de Futebol todos os anos, no dia 14 de maio. Embora a data seja comemorada há um bom tempo, foi regulamentada pelo governo local em novembro de 2018, quando o futebol também passou a ser reconhecido como esporte popular.

Mas por que o dia 14 de maio foi escolhido o Dia do Jogador de Futebol no país vizinho?

Imagem: El Gráfico/Reprodução

Leia também:

Publicidade

No 14 de maio de 1953, a Argentina recebeu a Inglaterra para um amistoso no Monumental de Núñez e venceu de virada por 3 a 1, graças a gols de Ernesto Grillo (dois) e Rodolfo Micheli. Cerca de 80 mil torcedores acompanhavam a partida, a primeira vitória alviceleste sobre os ingleses na história.

Foi justamente o primeiro gol de Grillo que marcou a data. O então meio-campista do Independiente entrou na área pela esquerda e, em meio à recomposição da marcação, tocou cruzado na saída do goleiro.

Talvez quem veja hoje pense: ‘só isso?’ Acontece que as imagens de TV na Argentina eram ainda raras na época, mas a gravação foi capaz de captar com extrema nitidez o belo lance, o que deu uma aura de magia ao gol. E transformou Ernesto Grillo em uma figura mítica local.

Vale destacar: as duas seleções se enfrentaram ainda em 1953, em uma revanche em Buenos Aires. No entanto, uma chuva torrencial cancelou o duelo aos 36 minutos do primeiro tempo, quando o placar era de 0 a 0.

Atleta do Independiente entre 1949 e 1957, Grillo depois passaria por Milan (1957 a 1960) e Boca Juniors (1960 a 1965), no qual se aposentou. Morreu em 18 de junho de 1998, aos 68 anos, vitimado por um câncer no pâncreas.

Comentários