Quem são as pessoas que emprestam nome a estes clubes gringos?

0 877

Os gringos também gostam de homenagear pessoas históricas. E assim como no Brasil, a maioria delas sequer se envolveu com o esporte, quem dera com o futebol. Na Argentina, militares são a preferência. Na América Latina tem ainda aviador, policial e até boxeador que virou nome de clube de futebol. E assim surgiu a lista, dividida em dois capítulos.

Aproveite para saber quem foi Jorge Wilstermann, Juan Aurich, Coronel Bolognesi e Vélez Sarsfield. E tem clube até com nomes de personagens da literatura e da mitologia.

Caso algum nome não esteja na lista, sugira nos comentários ou nas nossas redes sociais (Facebook ou Twitter).

ARGENTINA

CSA Guillermo Brown – Puerto Madryn (Argentina)
Club Almirante Brown – Buenos Aires
CA Brown – Adrogué (Argentina)
Club Almirante Brown – Arrecifes (Argentina)

Talvez o cara mais homenageado em clubes de futebol. Willian Brown nasceu na Irlanda e virou Guillermo quando aportou na América do Sul. Ele é considerado o patrono da Marinha Argentina pelos feitos que conquistou e pela forte tendência nacionalista.


CA Belgrano – Córdoba (Argentina)
Club Sportivo Belgrano – San Francisco (Argentina)
CA Defensores de Belgrano – Buenos Aires

Manuel Belgrano foi um militar e político argentino que deu nome a cidades, bairros e, claro, clubes de futebol. Foi o criador da bandeira argentina.


CA Bartolomé Mitre – Posadas (Argentina)
Club Villa Mitre – Bahía Blanca (Argentina)

Bartolomé Mitre foi governador da Província de Buenos Aires e presidente da Argentina entre 1862 e 1868.


ASD Justo José de UrquizaASD Justo José de Urquiza – Buenos Aires

Quando fundado, em 1936, a ideia dos criadores do clube era dar o nome de uma figura importante da história argentina. E o escolhido foi Justo José de Urquiza, ex-governador da província de Entre Ríos, líder do Partido Federal e presidente da Argentina entre 1854 e 1860. Aliás, a foto principal que ilustra este texto é dele.

 


CD Guaraní Antonio FrancoCD Guaraní Antonio Franco – Posadas (Argentina)

Quando fundado, em 12 de junho de 1932, o clube se chamava apenas CD Guaraní, em homenagem aos índios que moravam na região de Misiones. Mas poucos anos depois da fundação, um dos criadores do clube, Antonio Franco, acabou falecendo. E o nome dele foi incorporado à alcunha do time.

 


CS Ben HurCS Ben Hur – Rafaela (Argentina)

Ben-Hur é o personagem principal do romance homônimo de Lewis Wallace, lançado em 1880, e que virou vários filmes e adaptações para teatro e televisão. Conta a história de Judá Ben-Hur, que viveu na época de Jesus Cristo.

 


CA General LamadridCA General Lamadrid – Villa Devoto (Argentina)

O General Gregorio Aráoz de Lamadrid foi um militar argentino que lutou nas guerras da Independência e Civil. Foi governador da província de Tucuman e ficou conhecido como o “mais valente dos valentes”.

 


CDM Leandro N. AlemCDM Leandro N. Alem – General Rodríguez (Argentina)

Leandro Nicéforo Alem foi um político argentino criador do Unión Cívica Radical (UCR), um dos principais partidos da história no país. Foi também um dos principais nomes da maçonaria no país e deputado por vários mandatos.


CA Sarmiento – La Banda (Argentina)
CA Sarmiento – Junín (Argentina)
CA Sarmiento – Resistencia (Argentina)
CA Sarmiento – Entre Ríos (Argentina)

Domingos Faustino Sarmiento se destacou na política e na literatura argentina. Foi presidente da Nação entre 1868 e 1874, mas também ganhou notoriedade por seus textos. É considerado um dos principais escritores da língua castelhana e lutou muito pela educação e cultura. Tanto que dia 11 de setembro, dia de sua morte, é considerado o Dia Pan-Americano do Professor.


Vélez SarsfieldVélez Sarsfield – Buenos Aires (Argentina)

De onde vem um nome assim tão curioso? Simples. Quando fundaram um time de futebol, em 1º de janeiro de 1910, os criadores resolveram homenagear um dos mais famosos juristas argentinos – Vélez Sarsfield.

 


CA Victoriano ArenasCA Victoriano Arenas – Valentin Alsina (Argentina)

Victoriano Arenas era o nome de uma imobiliária que vendia terrenos na área de Avellaneda e deu nome ao clube fundado em 1928.

 


CHILE

CD General VelásquezCD General Velásquez – San Vicente de Tagua Tagua (Chile)

Clube das divisões inferiores no Chile, leva o general José Velásquez Borquez, que participou da Guerra do Pacífico, da Pacificação de Araucanía e da Guerra Civil de 1891.

 


CD Lota SchwagerCD Lota Schwager – Coronel (Chile)

O nome do clube é uma junção dos nomes de Federico Schwager, empresário da área carbonífera na região de Lota, uma comuna que fica na Província de Concepción.

 


CD O'HigginsCD O’Higgins – Rancagua (Chile)

Bernardo O’Higgins foi um dos políticos mais influentes da história do Chile. Foi um dos principais nomes da independência do país, sendo considerado um dos Pais da Pátria.

 


AMÉRICA LATINA

Club Juan AurichClub Juan Aurich – Chiclayo (Peru)

Juan Aurich Pastor foi um grande fazendeiro peruano que era dono da Fazenda Batán Grande. Foram os trabalhadores dessa fazenda que criaram o clube, em 3 de setembro de 1922.

 


Club Alcides VigoClub Alcides Vigo – Lima (Peru)

O Capitão Alcides Vigo Hurtado foi um grande nome da polícia peruana que morreu assassinado em uma emboscada em 1996. O clube, que foi fundado por policiais nove anos antes, resolveu homenageá-lo dando o nome dele ao clube.

 


CD Luis Ángel FirpoCD Luis Ángel Firpo – Usulatán (El Salvador)

A ideia inicial do clube era se chamar Tecun Uman, só que, quatro dias depois de decidir esse nome, o boxeador argentino Luis Ángel Firpo conquistou o título mundial dos pesos pesados. A luta memorável aconteceu em Nova York, em setembro de 1923, contra Jack Dempsey. Apaixonados por boxe, os fundadores do time resolveram homenagear o atleta que ficou conhecido como Touro Indomável dos Pampas.


Club General DíazClub General Díaz – Luque (Paraguai)

O nome do clube é uma homenagem ao general José Hedwig Diaz, um dos comandantes na Guerra da Tríplice Aliança. Aliás, uma foto dele estampa uma das paredes do estádio.

 


Coronel Bolognesi FCCoronel Bolognesi FC – Tacna (Peru)

O clube foi batizado com o nome de Francisco Bolognesi Cervantes, antigo coronel do exército peruano. O militar se tornou herói nacional após a Guerra do Pacífico, onde Peru e Chile se enfrentaram. Bolognesi acabou sendo morto nesse sangrento confronto.

 


CD OlmedoCD Olmedo – Riobamba (Equador)

José Joaquín de Olmedo foi poeta e político, presidente da Província de Guayaquil. Ele foi um dos principais nomes da era da independência, da integração com a Colômbia e dos inícios republicanos do Equador.

 


Club Jorge WilstermannClub Jorge Wilstermann – Cochabamba (Bolívia)

O clube foi criado em novembro de 1949 por um grupo de trabalhadores de uma empresa aérea. O nome escolhido foi San Jose de la Banda, que era como se chamava o aeroporto da cidade na época. A mudança aconteceu em 1953, depois que Jorge Wilstermann, primeiro piloto comercial da Bolívia, acabou falecendo. Tanto o clube quanto o aeroporto prestaram a homenagem.


OUTROS PAÍSES

Kaizer Chiefs FCKaizer Chiefs FC – Joanesburgo (África do Sul)

Um dos clubes mais populares da África do Sul leva o nome de seu fundador. Kaizer Chincha Guluya voltou dos Estados Unidos na década de 1970 encantado com o soccer. E resolveu montar um time. O Chiefs veio do time que ele jogava na terra do Tio Sam, o Atlanta Chiefs.

 


SV Robin HoodSV Robin Hood – Paramaribo (Suriname)

O que dizer de um clube em um país tão pitoresco com um nome ainda mais pitoresco? Dar o nome de um herói que roubava dos ricos para dar aos pobres é algo muito inusitado. Dizem que a inspiração para esse nome surgiu da ideia inicial dos fundadores, que era dar oportunidade para que crianças e homens pobres pudessem se envolver mais nas atividades comunitárias.


AFC AjaxAFC Ajax – Amsterdã (Holanda)

Ajax é um dos personagens da mitologia grega que participou da Guerra de Troia. Era tido como um dos mais fortes e habilidosos guerreiros.

 

 


Acchiles '29Acchiles ’29 – Groesbeek (Holanda)

Os holandeses parecem gostar de mitologia grega. Aquiles, que dá nome a esse clube, foi um herói da Guerra de Troia e o maior guerreiro de Ilíada, de Homero. Era considerado o mais belo guerreiro e, segundo a tradição, ele tinha um corpo invulnerável, exceto seu calcanhar. E foi uma flecha ali, no seu ponto fraco, que causou sua morte.


Clique AQUI e saiba também quem são as pessoas que emprestam nome a estes clubes brasileiros, na outra metade desta série.
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...