Peruanos, vocês envergonharam a própria história

0 72

Publicidade

Choque, espanto, revolta, raiva, tristeza… Foi o que sentiu cada brasileiro, inclusive os atleticanos, nesta quarta-feira, durante a partida entre Cruzeiro e Real Garcilaso, pela Copa Libertadores 2014. O racismo contra o cruzeirense Tinga provocou uma fúria que deixa pouco espaço para o raciocínio lógico. Mas se pararmos para pensar, surge uma pergunta: por que raios torcedores peruanos cometeram atos racistas, sendo que a maioria deles nasceu de uma mistura de raças?

Essa pergunta fica sem qualquer resposta lógica se você conhecer Teófilo Cubillas. “Apenas” o maior jogador da história da seleção peruana. Ídolo do Alianza Lima entre as décadas de 1960 e 1980, foi campeão peruano quatro vezes. Participou de três Copas do Mundo e foi fundamental na conquista histórica na Copa América de 1975. E há o detalhe que deveria ser apenas um detalhe: Teófilo é negro.

Cubillas também tinha uma patada atômica
Cubillas também tinha uma patada atômica

Ele se aposentou após mais de 21 anos de futebol, com inúmeros prêmios individuais. Foi eleito o melhor jovem da Copa de 1970. Entrou na lista da Fifa dos 50 melhores jogadores do Século XX (até 2004). E também está na seleção dos melhores sul-americanos em Copas, feita pela conceituada revista Sports Illustrated.

Foi ainda um exemplo de solidariedade. Em 1987, ele já tinha se aposentado, mas voltou a entrar em campo pelo Alianza Lima por causa de uma tragédia – um acidente aéreo matou todos jogadores do time, por isso foi feito um novo elenco, agora com Cubillas como líder. Mesmo aos 34 anos, classificou a equipe para as finais do campeonato local.

Seria uma burrice generalizar os peruanos e afirmar que todos se esqueceram de Teófilo e são racistas. Parte da torcida de um time, Real Garcilaso, não reflete um país. Mas o ato cria ótima oportunidade para o Peru lembrar de um ídolo do passado e olhar para o futuro com mais esperança, sem racismo e com mais craques como Teófilo.

*Este texto é de responsabilidade do autor e não representa necessariamente a opinião do site. Estamos todos #FechadoComOTinga! #LetsKickRacismOutOfFootball

Veja lances de Cubillas:

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...