Pela 1ª vez, treinadora assumirá um time masculino na França

0 57

Publicidade

O Clermont Foot 63 será o primeiro clube da França a ser treinado por uma mulher. Nesta quarta-feira, a equipe anunciou a portuguesa Helena Costa como técnica, substituindo o francês Régis Brouard a partir da temporada 2014/2015. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (7).

Helena, 36 anos, começou sua carreira como treinadora na temporada 2001/2002, à frente da equipe Sub-9 de futebol de sete do Benfica. Com espaço conquistado no clube de Lisboa, ela chegou a auxiliar do time Sub-17 B do próprio Benfica.

Na temporada 2007/2008, Helena teve sua primeira oportunidade à frente de um clube masculino – o pequeno Cheleirense, que disputava (e ainda disputa) competições distritais em Portugal. Após um ano, passou a comandar times femininos de Portugal.

O grande salto da carreira de Helena Costa aconteceu em 2010, quando ela foi contratada para treinar a seleção feminina do Catar. Depois de dois anos, assumiu o posto na seleção feminina do Irã, à frente da qual ficou mais um ano.

Em 2010, Helena Costa assumiu o comando da seleção feminina do Catar (foto); dois anos depois, acertou para comandar as iranianas (Crédito; Divulgação)

Isso, até o anúncio desta quarta-feira no Clermont. “Esta nomeação deve permitir ao Clermont Foot 63 entrar em uma nova era, com base em um grupo de 17 jogadores atualmente sob contrato, ao qual serão agregados atletas das categorias de base”, anunciou o clube em seu site oficial.

O Clermont Foot 63 é o atual 14º colocado da Ligue 2, a segunda divisão do Campeonato Francês, com 45 pontos em 36 jogos. O líder da competição é o Metz, já promovido à elite local com 72 pontos.

No Brasil, casos raros

O futebol brasileiro já registrou pelo menos três casos de mulheres à frente de equipes masculinas – nenhum deles em um clube de segunda divisão nacional. Os nomes mais famosos são Maria Zilda Dalmolin, que comandou o Camboriú (SC); Cláudia Malheiros, ex-treinadora do Andirá (AC); e Nilmara Alves, do Manthiqueira (SP).

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...