Para matar as saudades: quem se lembra de Os Sobras de Renford?

0 162

A TV americana sabe bem produzir séries que viram sucesso em todo mundo. Mas os britânicos também conseguem botar suas manguinhas de fora com talento, embora sem a mesma repercussão. E é da terra de Dr. Who que veio um dos seriados mais bacanas do fim da década de 90, que contava a vida de um time de jovens adolescentes que queriam jogar futebol, Os Sobras de Renford.

Renford Rejects (o nome original da série) retratava de forma ficcional o cotidiano de um grupo de estudantes de subúrbio que haviam sido recusados no time de futebol da escola. Renegados, viraram os “sobras” entre os craques da escola, e resolveram assumir o nome.

Da esquerda para a direita: Barry Grady, Robin Walker, Ben Phillips e Ronnie Supra
Da esquerda para a direita: Barry, Robin, Ben e Ronnie

O time era formado por cinco jogadores. Cada um tinha características bem distintas, tornando cada personagem um tanto quanto complexo. Por exemplo: Jason Summerbee, o capitão, era o bom-moço, mas acreditava ser um astro em potencial. Barry Grady, por sua vez, incorporava o astro italiano Bruno di Gradi, inclusive adotando um sotaque na pronúncia. Ben Phillips era o goleiro míope e desengonçado, amante de poesia e balé.

A formação “clássica” do time contava ainda com Ronnie Supra (filho do encanador que patrocinava o time, ele acreditava ser um astro badalado e vaidoso) e Robin Walker (o personagem clássico da gatinha boa de bola, recusada no time da escola por ser mulher). O time era treinado por Stewart Jackson (o astro do time da escola, que abandonou o futebol após se machucar) e constantemente se encontrava no Café Graceland, tocado Eddie McAvoy (que, como indica o nome do estabelecimento, era fã de Elvis Presley). Vinnie Rodrigues era o jovem repórter que cobria o clube.

Durante os quatro anos em que a série foi gravada (1998 a 2001), os personagens foram alterados com frequência. Ronnie Supra deixou o time, Robin Walker foi chamada para atuar no time feminino do Chelsea, Stewart Jackson vira jogador dos Sobras (e também deixa o time). Ainda assim, até que o seriado gravado em Londres chegasse ao fim, outras personagens foram incorporados, dando sequência à simpática trama.

CURIOSIDADES

Jogadores famosos: A participação de astros do futebol inglês era recorrente no seriado. Nomes como John Terry, Ian Rush, Gianfranco Zola, Roberto di Matteo, Shaka Hislop e Kasey Keller, entre outros, já apareceram em episódios.

rejects-leitchO céu é o limite: Do elenco de Os Sobras de Renford, quem se deu melhor foi Matthew Leitch, que interpretava o técnico Stewart Jackson. Leitch interpretou o sargento Floyd Talbert na série Band of Brothers, dirigida por Steven Spielberg.

Os times do coração: Os dois mais evidentes: Jason Summerbee torcia para o Hull City, enquanto Stewart Jackson torcia para o Chelsea. Ambos estavam frequentemente com camisas dos times. Bruno di Gradi, ao que tudo indica, torce para a Inter de Milão.

Manic Street Preachers: A banda galesa era responsável pela música de abertura, Australia. Outros temas recorrentes na série eram Ready to go, da banda Republica, e o clássico A Girl Like You, de Edwyn Collins – esta, tocada quando Jason Summerbee se encontrava com Robin Walker.

No Brasil: A primeira temporada da série foi exibida por aqui em 1999 pela Nickelodeon.

Para saber mais: Existe uma conta no Twitter (!!!) para quem quer saber notícias sobre o seriado e seus integrantes. Por exemplo: quer saber onde eles foram parar? É só clicar aqui.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...