Palmeiras x Fiorentina? Prazer, é a Copa Euroamericana 2014!

0 123

Publicidade

Sim, o Palmeiras vai enfrentar a Fiorentina nesta quarta-feira (30), no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. O jogo, marcado para as 21h (horário de Brasília), tem cara de amistoso, mas é válida pela Copa Euroamericana.

O quê? Você não conhece a Copa Euroamericana?

Não se preocupe. Embora o nome do torneio venha se tornando conhecido nas últimas semanas, não é todo mundo que conhece a competição. E mesmo que ela não tenha caráter oficial ou a validade de um Mundial de Clubes, é sempre uma oportunidade interessante de acompanhar times da Europa encarando equipes das Américas.

Antes de qualquer coisa, é preciso esclarecer: esta competição não é (aquela) Copa Euro-América, disputada no Brasil durante a década de 90, que teve três edições (1991, 1996 e 1999). Aquele torneio foi disputado apenas no Brasil, contra equipes alemãs (o Olímpia, do Paraguai, entrou apenas na última edição) e vencida apenas por times paulistas.

A Copa Euroamericana “do século XXI” é um torneio amistoso organizado pela DirecTV, operadora de TV por assinatura atuante principalmente nos Estados Unidos e na América Latina. A empresa convida times dos dois continentes para se enfrentarem em confrontos diretos, sem chaveamento específico. A principal regra: todo jogo coloca, frente a frente, um time europeu e um americano em campo.

As equipes se enfrentam sempre em jogo único. Em caso de vitória, o clube dá um ponto a seu continente (Europa ou América). Em caso de empate, a partida é decidida nos pênaltis, e o vitorioso soma o ponto para seu continente. De quebra, o vencedor de cada jogo recebe uma placa oficial em homenagem à disputa.

No final da competição, o continente vencedor fica com o Troféu James Hogg, batizado em homenagem a um dos pioneiros do futebol nas Américas. “A taça foi especialmente desenhada para a Copa Euroamericana pela artista chileno-brasileira Carina Oliveira e esculpida pela escultora argentina Natalie Wiber, com inspiração no logotipo da competição e na rivalidade histórica entre as escolas futebolísticas europeia e americana”, afirma a organização da competição, por meio de sua assessoria de imprensa no Brasil.

Em 2013, sem equipes brasileiras e da América do Norte, a América (do Sul) foi presa fácil para a Europa. Em oito jogos, o contingente que atravessou o Oceano Atlântico (Porto, Sevilla e Atlético de Madrid) venceu seis dos oito jogos que disputou, contra Millonarios, Nacional de Medelín, Estudiantes, Barcelona de Guayaquil, Nacional, Sporting Cristal, Universidad Católica e Deportivo Anzoátegui. O título foi para os europeus.

E como são escolhidas as equipes do torneio? A exemplo do que acontecia na Copa Mercosul, organizada pela Traffic, os participantes são de escolha do próprio organizador. Por isso, em 2014, a DirecTV reforçou o contingente americano com uma equipe do México (América), uma dos Estados Unidos (San José Earthquakes) e uma do Brasil (Palmeiras).

(Crédito: Reprodução)

Ao que tudo indica, é bem capaz de o Palmeiras entrar em campo já cumprindo tabela. Nos primeiros jogos, o Monaco foi à Colômbia e venceu o Junior Barranquilla (1 a 0) e o Nacional de Medelín (4 a 2). Na Argentina, a Fiorentina fez 1 a 0 no Estudiantes, graças ao gol de Mário Gomez. Os americanos só somaram o primeiro ponto com o Alianza Lima, que venceu o Valencia nos pênaltis (9 a 8 no placar) após empatar no tempo normal. Neste domingo, San José Earthquakes e Atlético de Madrid ficaram no 0 a 0, mas os espanhóis somaram o quarto ponto (em cinco jogos) nos pênaltis: 4 a 3.

Valendo título, ou cumprindo tabela, a Copa Euroamericana é uma boa oportunidade para os times dos dois continentes. Para os europeus, é uma boa oportunidade de trabalhar seus elencos em pré-temporada; para os americanos, é uma chance positiva para testar seus jogadores frente a fortes rivais europeus, com estádio regularmente cheio, expondo sua marca e seus jogadores para o mercado internacional.

(Crédito: Alfonso Cervantes/LatinContent/Getty Images)
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...