Os distintivos de futebol mais curiosos do mundo

0 224

Publicidade

Clique para comprar

Os amigos que acompanham o Última Divisão com certeza já sabem do lançamento do livro “Os Distintivos de Futebol Mais Curiosos do Mundo”, dos amigos Luiz Fernando Bindi e José Renato S. Santiago Jr,  lançado recentemente pela Panda Books.

Escrito a quatro mãos, o livro conta a história de mais de 400 distintivos de clubes do mundo inteiro. Com ele, você finalmente vai descobrir quem é o índio do escudo do Colo Colo-CHI, o porquê de o escudo do Paysandu ter um pé alado e o motivo de todos os escudos croatas terem aquele quadriculado branco e vermelho, entre muitas outras coisas.

A história do livro começou com Bindi, geógrafo de formação e historiador de vasto conhecimento, além de fundador do site www.distintivos.com.br e, acima de tudo, um grande amigo e incentivador de todos os que trabalham e acompanham o lado alternativo do futebol. Tive a honra de conhecer Bindi nas arquibancadas do Palestra Itália, em uma partida entre Grêmio Barueri e Treze da Paraíba, criando logo de cara uma longa amizade com aquele sujeito que tirava foto das fotos dos distintivos de times amadores que outros colegas do interior paulista tinham levado ao estádio.

Bindi era extremamente solícito para contribuir com informações e dados. Era praticamente um Google do futebol, sempre pronto a ajudar. Foi um dos primeiros a falar do Jogos Perdidos na grande mídia e o primeiro convidado da história da FATV para falar do seu primeiro livro, “Futebol é uma Caixinha de Surpresas”, também sobre curiosidades futebolísticas.

Mas infelizmente, além do futebol, a vida também é uma caixinha de surpresas e um infarto fulminante levou Bindi em 2008, deixando os amigos órfãos de sua amizade e conhecimento. Um dos projetos que ele deixou inacabado é justamente esse livro, que foi finalizado por José Renato, jornalista e historiador de futebol, autor dos livros “Arquivos dos Campeonatos Brasileiros” e ” Copas do Mundo: das Eliminatórias ao Título”, além de dono do site www.memoriafutebol.com.br.

Bindi fez a parte mais alternativa do livro e coube a José Renato revisar e incluir os times grandes do futebol brasileiro na pesquisa. Sem dúvida, um livro que o fã de futebol vai se divertir ao ler e descobrir curiosidades muito interessantes.

PS: Comprando pelos nossos links você ajuda a manter o Última Divisão sem pagar mais por isso.

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...