• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

O último torcedor do Audax

Julio Simões por Julio Simões
25/11/2013 - Atualizado em 06/01/2015
em Fut. Brasil, Personagens
0
O último torcedor do Audax

Marcelo com Vampeta, novo presidente do Grêmio Osasco Audax

1
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Era domingo de manhã e o jogo já ia começar. Pequenos grupos de torcedores e algumas famílias se acomodavam nas cadeiras do acanhado Nicolau Alayon para torcer pelo Grêmio Osasco, que logo menos decidiria a vaga na final da Copa Paulista contra o Audax, time com o qual irá se fundir definitivamente na temporada 2014. A hora do jogo se aproximava, mas uma coisa ainda me intrigava: não havia ninguém ali com a camisa do Audax.

Cabine Audax
Pintura dentro de cabine de imprensa do Nicolau Alayon: raro resquício da presença do Audax no estádio

De fato, o clube gerido pelo Grupo Pão de Açúcar não conseguiu cultivar uma torcida em quase uma década de existência, mas era inimaginável que ninguém viesse torcer pela equipe naquela que poderia ser a última partida de sua história. “Ninguém chorou o fim do Audax”, pensei, elaborando um provável título para esta matéria.

Sem interromper a caminhada que fazia para o outro lado do estádio, saquei o bloco do bolso e anotei a ideia. Quando voltei a olhar para a frente, avistei uma pessoa vestida com a indefectível camisa áureo-cerúlea do time paulistano subindo lentamente os degraus da arquibancada. Era Marcelo Gilberto da Silva Paixão, de 39 anos, funcionário da Guarda Civil Metropolitana (GCM). “Enfim, alguém poderia chorar o fim do Audax”, pensei comigo.

–    Ei, você. Tudo bom? Sou jornalista e estou atrás de um torcedor do Audax. Você torce pelo time? – perguntei.

–    Sim, torço – respondeu ele, ainda um tanto desconfiado pela abordagem súbita.

–    Você é da família de algum dos jogadores?

–    Não, não. Talvez eu seja o único torcedor aqui sem qualquer ligação familiar com os atletas.

–    E o que achou dessa fusão com o Grêmio Osasco?

–    Uma merda, né cara?

Alguns minutos de conversa depois, Marcelo me convida para assistir a partida em um setor restrito da arquibancada, onde ficam os funcionários e os familiares dos jogadores – o que me dá a certeza de que ele é realmente cativo por ali.

Audax unido
Mesmo diante das indefinições, atletas do Audax mostram união e confiança pouco antes de entrar em campo

O portão que separa os setores também dá acesso ao vestiários do Audax, onde, naquele momento, apenas os seguranças estão posicionados, aguardando a saída dos jogadores para o início da partida. Marcelo cumprimenta um a um e aproveita para atualizar com eles o assunto que havia comentado comigo um pouco antes: a situação dos funcionários.

Desde que fora anunciada a fusão, em 22 de setembro, nenhum dos clubes havia garantido o emprego dos funcionários do Audax para 2014 (inclusive os jogadores). Os meses de indefinição só aumentavam a aflição, e era impossível não pensar que os funcionários do Grêmio Osasco levariam vantagem nessa disputa. Até mesmo quando esta reportagem foi finalizada, mais de dois meses depois da fusão, os funcionários ainda não sabiam onde estariam no próximo ano.

Devidamente acomodado na arquibancada “exclusiva”, Marcelo me conta que passou a acompanhar o Audax em meados de 2011, quando o clube deixou de ser chamado de Pão de Açúcar Esporte Clube (ou simplesmente PAEC). Desde então, esteve em praticamente todas as partidas do clube na cidade de São Paulo, inclusive na vitória que garantiu o acesso à elite paulista, em abril deste ano, quando o Audax venceu o Red Bull Brasil naquele mesmo Nicolau Alayon.

Audax São Paulo – Ano a Ano

2004/2005: Paulistas Sub-15 e Sub-17
2006: parceria com Juventus na A-1
2007: disputa a Série B como PAEC
2008: título da B e acesso para A-3
2009: acesso para Série A-2
2010: quinto lugar na A-2
2011: muda nome para Audax-SP
2012: quinto A-2; vice Copa Paulista
2013: acesso A-1; vice Copa Paulista

Fã e amigo do volante Nenê Bonilha, emprestado pelo Corinthians (seu outro time), Marcelo chegou a ser convidado por ele para participar da comemoração do acesso na mansão do lateral Paulo César, ex-Flu, que deixou o Audax após a conquista. Outro jogador bastante elogiado por Marcelo é Francis, ex-volante do Palmeiras, que, segundo ele, é o grande motor do time atualmente. Minutos depois, os dois surgiram pelo túnel e, de perto, acompanhamos a última palavra antes da subida ao gramado. Apesar do fim iminente, o clima era de união e motivação.

Bonilha e Francis começaram jogando naquele domingo de sol quente, mas apenas o segundo ficou para a disputa de pênaltis que definiu o finalista. Após a vitória simples do Audax no tempo normal, mesmo placar da ida, os times alternaram mais de 20 cobranças até que o goleiro Yamada, ex-Corinthians, que havia sido o destaque da partida com defesas improváveis (e duas penalidades defendidas) para o Grêmio Osasco, falhasse no último chute possível antes que os batedores fossem repetidos. Resultado final: 9-8 nos pênaltis, resultado que garantiu sobrevida de dois jogos ao Audax, agora adversário do São Bernardo FC na grande final.

PUBLICIDADE

Ao lado dos seguranças e de alguns familiares, Marcelo e eu acompanhávamos incrédulos tudo aquilo. Era no mínimo irônico que o principal jogador da partida, aquele que havia segurado o ímpeto de um adversário motivado para chegar a final e (talvez) mostrar serviço ao novo patrão, fosse o responsável direto pela eliminação. Yamada, chamado por alguns de Yamito, chutou para fora a bola e a chance da final inédita. Como lembrou Marcelo, queira ou não, aquele era o último jogo de um dos times, já que a fusão também mudaria o nome do Grêmio Osasco – e foi o que aconteceu.

Marcelo comemorou timidamente, como quem sabe que nada está ganho ainda. Na primeira partida da final, disputada na Rua Javari no domingo retrasado (17), o mandante Audax saiu na frente, mas sofreu o empate do São Bernardo. Seu torcedor mais fiel estava lá, como sempre, e até conseguiu uma foto com o novo presidente do futuro Grêmio Osasco Audax, o ex-jogador Vampeta.

PUBLICIDADE

Na volta, no último sábado à noite (24), compromissos profissionais impediram sua ida ao estádio Primeiro de Maio, no ABC Paulista. Pela TV, Marcelo viu o Audax atacar o São Bernardo no primeiro tempo, mas sofreu ao ver o time ser atacado no segundo. Na metade da etapa complementar, debaixo de chuva torrencial, o time da casa conseguiu um pênalti em uma bola batida na mão de Francis, mas Gil desperdiçou por cima do travessão, para alívio do Audax. Nos pênaltis, Helton Luiz começou a sequência errando sua cobrança, enquanto o São Bernardo não perdia uma. Na última batida, a que poderia manter o Audax vivo na briga, Velicka acertou a trave e pôs um ponto final a história da equipe.

Marcelo sofreu com a derrota dramática e a perda do título inédito, mas não chorou o fim do Audax. Apenas lamentou o fim de uma fase da vida, que, como tantas outras, ficará guardada na memória e nas fotografias, sempre ali para serem recordadas.

Bons momentos do Audax-SP segundo Marcelo Gilberto

Este slideshow necessita de JavaScript.

Compartilhar1TuitarEnviar
Anterior

Existe Bom Senso FC para os times pequenos?

Próximo

Vasco, Coritiba e virada de mesa: isso já foi visto em 1989

Julio Simões

Julio Simões

Jornalista com colaborações para Gazeta Esportiva.Net, Portal Terra, ESPN.com.br e Revista Placar. Já jogou muito futebol de botão sozinho e teve campanhas históricas à frente do Olaria no Championship Manager. Torce por três Clube Atléticos.

Relacionado Posts

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”
Fut. Brasil

Veja todas edições do quadro “Aquele Brasileirão”

por Allan Brito
22/06/2022 - Atualizado em 25/06/2022
Como o Tombense saiu do Z4 e virou o principal desafiante do quinteto de favoritos
Fut. Brasil

Como o Tombense saiu do Z4 e virou o principal desafiante do quinteto de favoritos

por Allan Brito
21/06/2022
Próximo
Vasco, Coritiba e virada de mesa: isso já foi visto em 1989

Vasco, Coritiba e virada de mesa: isso já foi visto em 1989

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Sete jogos internacionais que você nunca imaginou que o Paraná Clube já fez

    Sete jogos internacionais que você nunca imaginou que o Paraná Clube já fez

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

    8 compartilhamentos
    Compartilhar 8 Tuitar 0
  • Não é só o Cruzeiro: veja times das divisões de acesso que viraram SAF (novo clube-empresa)

    47 compartilhamentos
    Compartilhar 47 Tuitar 0
  • Quem são os piores clubes do Ranking da CBF 2021?

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
  • A partida com mais expulsões da história do futebol brasileiro

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.