O último ato do rei da Tailândia: bagunçar o futebol

0 188

A morte do rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, aos 88 anos, no dia 13 de outubro, deixou a população em choque. Extremamente popular e símbolo da unidade nacional em meio a várias mudanças de governo e sucessivos golpes militares, ele tinha ares de uma quase divindade dentro do país.

Esse fato fez com que o governo decretasse um luto oficial de 30 dias na Tailândia. Isso sugere que durante esse tempo as pessoas usem roupas escuras e evitem participar de atividades de lazer, o que inclui o futebol.

Com isso, a Federação de Futebol da Tailândia decidiu simplesmente encerrar a edição 2016 do campeonato tailandês faltando duas rodadas para serem disputadas. E as consequências disso são desastrosas.

Por exemplo, o vice-campeão, Bangkok United, ainda estava na briga pelo título, com cinco pontos de diferença para o líder Muangthong United.

Mas a situação é pior na parte de baixo da tabela. O Chainat Hornbill e o Army United foram rebaixados ambos com 30 pontos. Só que os dois times logo acima na classificação, o Navy e o Super Power Samut Prakan, tinham 31 pontos.

 

tabela campeonato tailandês 2016
Crédito: Wikipédia

Os clubes da zona de descenso obviamente protestaram e pediram para que a federação voltasse atrás. Mas após uma reunião com integrantes dos 18 clubes, 17 votaram pelo encerramento antecipado da competição, incluindo o Chainat Hornbill.

E nas outras competições, a situação não conseguiu ser menos bizarra. A Chang FA Cup foi encerrada na fase semifinal e a federação decidiu que todos os semifinalistas seriam co-campeões. E para decidir quem iria para a fase classificatória da AFC Champions League foi realizado um sorteio e o Sukhothai levou a melhor.

A decisão drástica pode ter relação com a lei no país que proíbe qualquer tipo de insulto ou desrespeito contra a família real, cuja pena máxima é de prisão por até 15 anos. Em 2015, um homem de 48 anos foi condenado a 30 anos de cadeia por causa de seis posts no Facebook.

Porém, segundo torcedores tailandeses no Reddit, a federação e os clubes foram cautelosos demais. Na opinião deles, os times poderiam fazer um minuto de silêncio ou jogar com uma braçadeira preta e isso não seria considerado um desrespeito. Ou então poderiam esperar um mês para continuar a competição. Isso acontece na Libertadores, por que não no torneio tailandês?

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...