O que ficou definido na última rodada da Série A2 do Paulista

Dorival Rosa/Portuguesa
871

Chegamos ao final da primeira fase do Campeonato Paulista da Série A2. Na 14ª rodada, já conhecíamos as duas equipes rebaixadas para a Série A3 – Sertãozinho e EC São Bernardo – e também tínhamos a definição de quatro dos oito classificados, restando mais quatro vagas para serem definidas na rodada derradeira.

Cinco equipe entraram nesta 15º rodada lutando por estas vagas: São Bernardo FC, Red Bull Brasil, XV de Piracicaba, Velo Clube e Portuguesa. Apenas o Velo ficou pelo caminho.

A equipe da cidade de Rio Claro acabou empatando no confronto direto com o São Bernardo FC em 1 a 1, ficando na nona posição, enquanto o time do ABC garantiu a classificação, na quinta colocação. Não faltou emoção no confronto.

Publicidade

Já a Portuguesa precisava de uma vitória em casa para ficar com a vaga, em duelo contra a equipe do Audax, que não tinha mais pretensões dentro do campeonato. A Lusa se lançou ao ataque desde o início da partida e não decepcionou. Aos 24 minutos da primeira etapa, Raphael Luz cruzou para o meio da área; lá estava Ermínio, que dominou e, na hora do chute, foi derrubado: Pênalti para a Lusa.

Raphael Luz foi para a cobrança, o goleiro Jefferson defendeu, mas a bola voltou para o próprio Raphael Luz marcar o primeiro da Lusa no duelo.

Na sequência, o Audax acordou na partida e passou a aproveitar os contra-ataques e assustar o time da capital. Em um deles, no último lance da primeira etapa, Samuel fez bela jogada pela direita e queimou no gol, o goleiro da Lusa espalmou para o meio da área e Paulo tentou um gol de joelho e acabou errando.

No segundo tempo, o jogo seguiu na mesma toada, e o Audax quase chegou a igualdade: Miticov acertou um chutaço da entrada da área que explodiu no travessão da Portuguesa. Após algumas alterações, a Lusa passou a se defender mais e segurar mais a bola no ataque. Em uma dessas jogadas, Maykinho penetrou a área e cavou o pênalti; o juiz caiu na dele e marcou.

Caio Mancha – aquele mesmo – foi para a cobrança e marcou mais um para a Lusa.

Com isso, o ímpeto do Audax cessou e a Portuguesa passou a aguardar apenas o apito do árbitro para comemorar a classificação. Deu tempo ainda para Caio Mancha, no apagar das luzes, aos 49 do segundo tempo, marcar de cabeça o terceiro gol lusitano e selar de vez a classificação da equipe.

O Água Santa recebeu a Portuguesa Santista tentando manter a invencibilidade na competição – afinal, em termos de classificação, o confronto já não importava para nenhum dos lados. O Netuno saiu na dianteira do marcador e conseguiu a virada, mas Briosa foi valente e empatou novamente: 3 a 3 no Inamar, mantendo assim o time de Diadema invicto na atual edição da Série A2.

Para finalizarmos queremos destacar a vitória do Sertãozinho pra cima do Taubaté. Mesmo rebaixado, o Touro do Canaviais visitou o Burro da Central e conseguiu sua primeira vitória na competição: 3 a 1 em pleno Joaquinzão.

Resultados da 15ª rodada:

  • Monte Azul 1×2 Red Bull Brasil
  • Portuguesa 3×0 Audax
  • Juventus 2×1 EC São Bernardo
  • Taubaté 1×3 Sertãozinho
  • XV de Piracicaba 0x0 Atibaia
  • Água Santa 3×3 Portuguesa Santista
  • Oeste 0x0 Rio Claro
  • São Bernardo 1×1 Velo
Comentários