• Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
  • Fut. Brasil
  • Fut. Mundo
  • Seleções
  • +Esportes
  • Opinião
  • Especiais
    • Mercadão Alternativo 2022
    • Série B de Primeira
Sem resultado
Ver todos os resultados
Última Divisão
Sem resultado
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Pág. Inicial Fut. Brasil

O que é que a Segundona Paulista tem?

Julio Simões por Julio Simões
29/04/2011 - Atualizado em 31/05/2018
em Fut. Brasil, Listas
0
O que é que a Segundona Paulista tem?
0
COMPARTILHAMENTOS
14
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

Colaboraram Allan Brito, Emanuel Colombari, Matheus Trunk e Sérgio Oliveira

Ex-Corinthians, Daniel Grando (Primavera) e Tupãzinho (Tupã) disputam Segundona como atleta e dirigente, respectivamente

Esqueça os clubes de grande estrutura, dinheiro jorrando a partir de seus departamentos de marketing e craques de nível internacional, ainda que em idade de se aposentar. Esqueça também as boas jogadas, os dois toques rápidos e as táticas mirabolantes de técnicos que sonham em ser José Mourinho. Na quarta e última divisão do Campeonato Paulista, chamada eufemisticamente de Série B, o buraco é mais embaixo. Aliás, o buraco é pelo campo todo, seja qual for o estádio. Mesmo assim, o degrau mais baixo do futebol profissional do estado de São Paulo é um torneio fascinante e tão disputado quanto o aclamado Campeonato Brasileiro da Série A. E você vai entender por que.

PUBLICIDADE

A trajetória não é fácil. Ao todo, serão 414 jogos disputados em cinco fases para chegar à definição do campeão e vice, que serão os únicos a receberem alguma recompensa financeira, ainda que não especificada pelo regulamento oficial do campeonato. O dinheiro, aliás, é algo que passa longe da Série B do Campeonato Paulista. Não há ajuda de custo para transportes e hospedagens dos clubes durante a competição, nem em fases mais avançadas, o que sempre provoca alguma desistência de última hora. Pelo menos há uma divisão regional na tabela da primeira fase, agregando times de uma mesma região a fim de evitar grandes deslocamentos e, consequentemente, mais gastos.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) é a gestora do torneio e se limita a pagar apenas a taxa de arbitragem das partidas. Por outro lado, explora lugares nobres do gramado com placas de publicidade, a fim de aparecer nas transmissões da Rede Vida e da TV FPF, únicas a transmitir algumas partidas do torneio, que, neste ano, vai de 30 de abril a 6 de novembro. Em outras palavras, a Segundona é uma competição deficitária para os clubes… mas muito divertida para os torcedores, especialmente aqueles de regiões que não tem um time disputando divisões profissionais.

E para provar o quão interessante pode ser a Série B do Campeonato Paulista, o Última Divisão selecionou um fato interessante de cada um dos 44 times que irá tentar o acesso neste ano. Tem jogador veterano com passagem por grandes clubes do Brasil e do exterior, atleta estrangeiro tentando vingar no país do futebol, profissional de outras áreas atacando de técnico, time sem qualquer planejamento a algumas semanas do primeiro jogo, prefeituras bancando equipes com dinheiro público, enfim. A Segundona Paulista é onde o futebol sobrevive, mesmo feito aos trancos e barrancos, com muito amor.

Grupo 1
Bandeirante: Time será treinado por Edson Fumaça, que deu entrevista para o UD e, como jogador, levou a equipe para a primeira divisão paulista em 1986.
Votuporanguense: O time não é a tradicional Associação Atlética. Na verdade trata-se do Clube Atlético, clube-empresa criado por uma fundação angolana.
Assisense: O técnico Neto só assumiu o time após reduzir sua carga horária na Secretaria de Educação, em cargo conquistado através de concurso público.
Fernandópolis: É mais um time do interior a contar com forte apoio da prefeitura: o presidente é Ademir de Almeida, secretário de esportes da cidade.
José Bonifácio: Com o objetivo de conquistar o acesso, o time anunciou uma parceria com a empresa Dhuan Comércio Exterior, de Curitiba.
Tanabi: Quem comprar o carnê “Torcedor Fidelidade” e comparecer em todos jogos do Tanabi pode ganhar um carro, que ficará exposto no estádio.
Tupã: O “talismã” corintiano Tupãzinho é diretor de futebol do time. Ele chegou a ser improvisado como técnico, mas agora Carlão assumiu o comando.

Grupo 2
Américo: Reformou o estádio Joaquim Justo para tentar o acesso inédito. O técnico é Laércio Júnior, ex-Cascavel. Fique de olho no meia Renan Gadiel.
Barretos: Vai a campo com o quarto distintivo de sua história. O principal reforço é o atacante Alan, ex-São Caetano.
Guariba: Desde janeiro, é presidido por Vanessa Evangelista de Souza, ex-assessora da Prefeitura. Graduada em jornalismo, é a primeira mulher a encabeçar a diretoria do clube.
Jaboticabal: Completa 100 anos em 2011. A meta é repetir o Velo Clube, que coroou seu centenário em 2010 com o acesso à Série A-3. Leandro Fonseca, ex-Hannover, é o craque.
Olé Brasil: O time será treinado por Gil Baiano, ex-lateral do Bragantino e Palmeiras. Mas o destaque está mesmo no time sub-17: Matheus Mancini, filho do técnico Vagner Mancini.
Olímpia: Tem a seu lado a parceira Brumed Sports, de São José do Rio Preto, e o técnico José Roberto de Oliveira, que conquistou o acesso com o time na então terceira divisão em 1987.
Matonense: Sofre para voltar à Série A-1, e deve apostar na basedo time do Paulista Sub-20 de 2010. De concreto, pouca coisa no Estádio Dr. Hudson Buck Ferreira.

Grupo 3
Independente: O treinador da agremiação é Jorge Parraga, que atuou na Ponte Preta e dirigiu o Palmeiras no ano passado.
Bariri: A equipe será treinada pelo ex-jogador Lela, ídolo da Ponte Preta e do Coritiba, pelo qual foi campeão brasileiro em 1985.
Guaçuano: O time lançou o “Cartão Torcedor 2011”. Por apenas 50 reais, o torcedor pode assistir todos os jogos do Mandi como mandante no ano.
Brasilis: O presidente de honra é o ex-zagueiro Oscar Bernardi, que atuou na Ponte Preta, São Paulo e na Seleção Brasileira nas Copas de 82 e 86.
São Judas: Este é o primeiro clube profissional de futebol que a cidade de Jaguariúna terá na história.
Palmeirinha: O presidente da agremiação, João Roberto Bellini, é também dono do principal jornal de Porto Ferreira.

Grupo 4
Capivariano: Tem uma duradoura parceria com o São Paulo FC e utiliza atletas das categorias de base tricolor na competição.
Cotia: É o novato da competição. Foi apresentado oficialmente para a cidade apenas na semana passada e contará com o apoio da Prefeitura Municipal para brigar pelo acesso.
Desportivo Brasil: É o time da Traffic e conta com uma das melhores estruturas da competição. Além disso, disputará a competição com o elenco que chegou em terceiro na Copa São Paulo 2011.
Elosport: O grande destaque do Galo do Sul para a temporada 2011 é o atacante Alex Cambalhota, ex-Itaipirense e Taboão da Serra.
Primavera: O principal jogador do Fantasma da Sorocabana para a competição será o atacante Daniel Grando, conhecido do grande publico por causa de sua passagem pelo Corinthians.
Osasco: Jogará com parte do elenco do Grêmio Osasco, que está na segunda fase da Série A-3. Chegou a cogitar a contratação de Viola para ser técnico, mas o jogador não aceitou a proposta.
Atibaia: Pela primeira vez, o time terá patrocínio na competição: conseguiu o apoio de duas empresas da cidade. Quando caminhou com as próprias pernas, sempre bateu na trave.
Sumaré: A novidade no elenco é a presença de um jogador angolano. Trata-se do atacante Paulino Brown, de 25 anos.

PUBLICIDADE

Grupo 5
Guarulhos: A equipe da Grande São Paulo aposta nos atletas da base para fazer uma boa campanha. A equipe será dirigida por Toninho Oliveira, ex-lateral campeão paulista pelo Santos em 1984.
Manthiqueira: Time mais alternativo da competição, irá representar a cidade de Guaratinguetá após a mudança do EC Guaratinguetá para Americana.
Joseense: Parceria com o Fluminense-BA foi renovada e time deverá receber cinco atletas por empréstimo. A equipe só não quer repetir a campanha dos baianos, que quase foram rebaixados.
ECUS: A grande novidade é o atacante camaronês Patrik Lukupeta, que teve passagens pela seleção de base de seu país e atuou por Comercial (SP), Portuguesa Santista e Osvaldo Cruz.
União Suzano: Foi o último colocado da primeira fase em 2010, mas promete uma campanha mais vitoriosa. Para isso, o Javali contratou o zagueiro Alexandre, que estava no Spartak Nautic da Rússia.
Primeira Camisa: É assessorado por Acaz Felleger, que costuma criar polêmicas bizarras. Recentemente, expulsou um jornalista aos berros no treino do Primeira.
Jacareí: O estádio do JEC se chama Stravos Papadopoulos, homenagem ao empresário grego que patrocinou a construção do estádio.
União Mogi: O técnico é José Luiz Soares, ex-Vila Nova e Fortaleza, e dono de um centro de formação de atletas… no Rio Grande do Sul!

Grupo 6
Portuguesa Santista: Depois de duas quedas, a Briosa aposta na base para voltar à A-3. Douglas Vieira, beque e filho do investidor, segue no time. Para desespero da torcida.
Guarujá: Retorna ao profissionalismo depois de dois anos fora da Segundona. Por isso mesmo, ainda é uma das maiores incógnitas da competição.
EC São Bernardo: Apesar das dificuldades apontadas por Passarelli, o time aposta no bom futebol do meia Robben que, ainda que não seja holandês, tem se destacado na preparação.
Mauaense: Como em 2010, o time receberá aporte financeiro do São Bernardo FC. A diferença é que o tutor vinha de acesso à A-1 no ano passado e agora acaba de cair à A-2, o que pode afetar o repasse.
Jabaquara: Pelo quinto ano, o Jabuca será representado pelo Litoral FC, time do Pelé. E se não tem o Rei, ao menos terá um Michell Platini, que adota o apelido Gomes pela semelhança com o goleiro.
Nacional: Depois de levar os juniores às oitavas da Copa SP 2011, Nogueira Jr. terá que superar a desconfiança do time principal, derrotado por 8 a 1 pelo Primeira Camisa em seu primeiro teste.
Palestra: Time de São Bernardo inova e terá como treinador o jornalista Lombardi Jr., filho do ex-locutor do patrão com larga carreira no futebol amador.
São Vicente: O ano nem começou e a equipe já está no terceiro técnico. Depois da saída de Nenê Belarmino para o Oeste, o assistente Paulo Séregio assumiu, mas foi trocado por Arizinho. Mau sinal.

Tags: ademir de almeidaalanaméricoassisassisensebandeirantebarretosbiriguiCampeonato Paulistacarlãodhuanedson fumaçafernandópolisguaribajaboticabaljosé bonifáciolaércio júniorleandro fonsecaO que é que a Segundona tem?renan gadielsegunda divisãotanabitupãtupãzinhovanessa evangelista de souzavotuporangavotuporanguense
CompartilharTuitarEnviar
Anterior

San Genaro, um time financiado por boates

Próximo

Padrinhos mágicos

Julio Simões

Julio Simões

Jornalista com colaborações para Gazeta Esportiva.Net, Portal Terra, ESPN.com.br e Revista Placar. Já jogou muito futebol de botão sozinho e teve campanhas históricas à frente do Olaria no Championship Manager. Torce por três Clube Atléticos.

Relacionado Posts

Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?
Sudeste

Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

por Emanuel Colombari
04/07/2022
Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo
Fut. Mundo

Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

por Emanuel Colombari
02/07/2022
Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder
Nordeste

Na última rodada da 2ª divisão do Ceará, até o sétimo colocado pode virar líder

por Guest Post
28/06/2022 - Atualizado em 29/06/2022
Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso
Sudeste

Segundona de SP define os 16 times que seguem na briga pelo acesso

por Guilherme Bucalon
27/06/2022
Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport
Fut. Brasil

Série B: Só 3 times aproveitaram os vacilos de Bahia, Grêmio e Sport

por Allan Brito
26/06/2022
Próximo
Padrinhos mágicos

Padrinhos mágicos

Comentários

Apoie o UD!

Ajude-nos a contar mais histórias do futebol alternativo, aquele que a grande mídia ignora! Colabore assinando mensalmente o nosso Catarse (com vantagens exclusivas), fazendo uma doação pontual via Pix ou Ko-Fi (via cartão de crédito/Paypal). Para saber como colaborar, clique no botão abaixo!

Quero fortalecer o UD e o futebol alternativo!

YouTube

Mais Lidas

  • Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    Na Segundona de SP, XV de Jaú começa segunda fase cercado de desconfiança. Vai reagir?

    1 compartilhamentos
    Compartilhar 1 Tuitar 0
  • Um dia, as camisas do Cruzeiro-RS jogaram uma partida de Copa do Mundo

    5 compartilhamentos
    Compartilhar 5 Tuitar 0
  • “Pode rasgar a minha passagem de volta, vou determinado a vencer”: o atacante brasileiro que fez história na Moldávia

    92 compartilhamentos
    Compartilhar 92 Tuitar 0
  • InStat confirma: Transmissão da Série D será cobrada, provavelmente a partir da 5ª rodada

    29 compartilhamentos
    Compartilhar 29 Tuitar 0
  • Lagartense 3 x 2 Fluminense: você sabe que este jogo nunca existiu, certo?

    30 compartilhamentos
    Compartilhar 30 Tuitar 0
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Última Divisão logo




Somos um site sobre jornalismo e futebol alternativo, dedicado a contar histórias e revelar personagens que os grandes veículos de mídia não mostram. Siga-nos nas redes sociais e ajude-nos a fazer o site cada vez melhor!





Mapa do Site

  • PÁG. INICIAL
    • Sobre o blog
    • Na mídia
    • Política de privacidade
  • FALE CONOSCO
    • Contato
    • Anuncie!
    • Quer escrever para o UD?
    • Apoie o UD
  • FUT. BRASIL
    • Norte
    • Nordeste
    • Sul
    • Sudeste
    • Centro-Oeste
  • FUT. MUNDO
    • África
    • América
    • Ásia
    • Europa
    • Oceania
  • SELEÇÕES
  • +ESPORTES
  • OPINIÃO

Recomendamos

  • Alambrado.net
  • Arte da Bola
  • AS História
  • Colours of Football
  • En Una Baldosa
  • Escrevendo Futebol
  • Folha Seca
  • Futbox
  • Futebol Interiorano
  • Impedimento
  • Jogos Perdidos
  • La Liga hecha un cromo
  • Maranhão Esportes
  • Meia encarnada
  • O Futebol nas ilhas do Caribe
  • Observatório da Discriminação Racial no Futebol
  • Olé Fuera de Juego
  • Opiniões em Campo
  • Planisférico
  • Protofutebol
  • Puntero Izquierdo
  • Ranking de Clubes
  • Série Z
  • Show de Camisas
  • The Knowledge
  • Trivela
  • Verminosos por Futebol
PUBLICIDADE
  • Sobre
  • Equipe
  • Anuncie
  • VC no UD
  • Fale Conosco
  • UD no YouTube
  • Apoie

© 2021 - Última Divisão. All Rights Reserved.

Website Design: AKDW

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie o UD
  • Especiais
    • Elifoot Futebol Feminino – “UD Patch” (2016)
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2014
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2016
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2017
    • Guia Improvável da Copa do Brasil 2018
    • Guia Improvável da Copa Sul-Americana 2014
    • Guia UD da Segundona Paulista 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2014
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2015
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2016
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2017
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2018
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2019
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2020
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2021
    • Mercadão Alternativo – Temporada 2022
  • Na mídia
  • Política de privacidade
  • Quem somos
  • Quer escrever para o UD?
  • UD no YouTube
  • Página Inicial
  • Sobre o blog
  • Anuncie!
  • Contato

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.